Buscar

DISCURSIVAS DE PSICOMOTRICIDADE ED.INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS DE PSICOMOTRICIDADE
Conceitos de psicomotricidade envolvidos quando os alunos cantam cantigas de roda.
Sim, pois a psicomotricidade nos remete à vários conceitos que estão envolvidos nas práticas educativas nas atividades cotidianas escolares. Nas cantigas de roda cantar pressupõe o desenvolvimento da linguagem, do ritmo, estar em roda trabalha as noções de espaço e equilíbrio, a coordenação motora global e a interação entre os participantes.
Explique como o lúdico pode ser utilizado e trabalhado na escola.
O lúdico tem grande valor educativo e pode ser trabalhado na escola como um recurso didático no processo de ensino aprendizagem, contribuindo com o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Pois nessa perspectiva, o jogo é educativo e imprescindível pois possibilita a criança uma aprendizagem através de vivencias corporais, por meio dos quais pode experimentar sensações e explorar as possibilidades do movimento do seu corpo e do espaço adquirindo um saber globalizado a partir de situações concretas.
Explique como ocorre a formação inicial do professor?a formação inicial do professor freqüentemente se da na graduação universitária,nos cursos de licenciatura.O professor em sua formação inicial deve levar em consideração toda a realidade em sua volta favorecendo e desenvolvendo uma pratica intencional.sua formação deve ser pautada em questionamentos,avaliações,criticas,pensamentos e praticas que venham contribuir para que seja oferecido um bom trabalho tanto nas instituições educacionais quando no desenvolvimento dos educandos que estão e estarão em sua volta no qual isso ira favorecer uma postura positiva nos fatos ligados a sua pratica pedagógica.
Conforme os estudos de wallon,explique o que e a idéia do estagio espelhado?a criança realiza seus movimentos em virtude da observação do outro em movimento e ,assim,aprende a mover-se.A criança nasce dependente das pessoas que a cercam,dessa forma seus comportamentos inscrevem-se em seu corpo a partir de um contexto social e relacional,estabelecendo-se um nexo entre seus movimentos e seus sentimentos.
Apresente argumentos favoráveis sobre a importância dos exercícios físicos para o desenvolvimento da criança?os exercícios praticados pelos educandos desde muito pequeno favorece no seu desenvolvimento psicomotor e intelectual pois e através dos exercícios que os alunos conseguem se reconhecer de forma que isso contribua na sua formação tanto na relação de conceitos quanto no reconhecimento de seu próprio corpo,alem desses aspectos importantes também podemos citar o modo de vida,pois praticar exercícios físicos contribuem para que se possa ter uma vida mais saudável favorecendo assim uma postura que estará ligada aos fatores do desenvolvimento do ser como um todo.esse desenvolvimento se caracteriza por uma maturação que integra o movimento,o ritmo,a construção espaço-temporal e o reconhecimento dos objetos e das posições,alem da imagem ou esquema corporal e da atividade verbo lingüística.
Descreva os principais desafios encontrados na atualidade para a formação dos professores? Muitos são os desafios que se colocam hoje para a formação de professores,entre eles,destacam-se as mudanças nas leis que regem o ensino nos diferentes graus,as novas concepções de educação que passam por discussões teóricas e não chegam a escola,as teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos,o impacto da tecnologia da informação e das comunicações sobre o processo de ensino aprendizagem.
Principais benefícios do movimento para o cérebro do ser humano?o movimento e responsável por beneficiar o corpo e enriquecer o cérebro com hormônios de altíssima qualidade,fabricados graças ao trabalho com corpo.
A apropriação dos movimentos se da de duas maneiras,explique e exemplifique essas duas maneiras?apropriação se da de duas maneiras;pela cultura popular(do cotidiano e suas relações)e pela cultura formal(escola).um exemplo disso e um jogo realizado na rua com os amigos e um outro jogo estruturado pedagogicamente na escola,nos dois casos a cultura corporal esta presente:no primeiro,através do simbolismo da brincadeiras de rua e,no segundo,através de pratica mais estruturadas.
DISCURSIVA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Explique os motivos pelos quais a organização do espaço é um dos elementos da prática pedagógica. A organização dos espaços é um dos elementos da prática pedagógica porque favorece a relação ensino aprendizagem. O professor deve estar atento a esse aspecto favorecendo interações espaciais e afetivas na relação de seu planejamento com a educação infantil, pois quanto mais a criança tiver oportunidade de explorar o espaço aberto, melhor será seu desenvolvimento. Quando se organiza o espaço em uma sala de maternal, por exemplo, deixando um ambiente em que as crianças possam explorar certamente elas vão desenvolver a sua lateralidade e a sua organização espacial.
Qual a esfera do poder execultivo....apartir da LDB9394/96?segundo essa lei,compete ao sistema municipal de ensino a institucionalização da educação infantil em seus respectivos territórios, para que as creches e escolas se enquadrem no prazo Maximo de 3 anos,nas normas estabelecidas por ela,isto e,contemplam o primeiro nível da educação básica,providenciando sua autorização e exigindo de seus professores a habilitaçao legal em curso normal médio ou de nível superior
Descreva um dos objetivos principais das ações de cuidados e educação segundo o (RCNEI).
O RCNEI aponta a autonomia como um dos objetivos principais das ações de cuidados e educação ,os bebes dependem de cuidados no início da sua vida,a medida que crescem,precisam ser incentivados a participar das atividades de seu cotidiano,o que favorece a construção de sua independência ou seja no momento da higiene pessoal e da alimentação ensinar os pequenos a serem independentes, o professor somente auxilia nesses momentos, e não faz por eles.
Explique qual o papel desse documento (RCNEI) para Ed.infantil? o RCNEI e um documento que visa orientar e ajudar no desenvolvimento da pratica pedagógica dos professores da educação infantil,ele oferece oportunidades para que os componentes das propostas pedagógicas sejam elaboradas de forma que venham contribuir para o desenvolvimento do aluno como um todo,com isso ela oportuniza e garante melhoras para que a criança da Ed.infantil não só obtenha um simples cuidado em sala mais sim construa seu conhecimento como algo permanente.o RCNEI foi organizado para servir em embasamento no trabalho pedagógico da Ed.infantil, sempre observando a individualidade de cada criança e a diversidade cultural do pais.
Apresente argumentos que justifiquem os motivos pelos quais as crianças aprendem por meio de experiências com objetos e situações?Por meio de experiências com objetos e situações a criança percebe marcos significativo para a aprendizagem, pois essas possibilitam á criança que tomem consciência de normas de conduta para socialização. Essas experiências proporcionam as crianças um conhecimento de mundo que lhes permite atribuir significados as características dos objetos, cor, forma, textura, e as relações que podem ser feitas entre eles e situações que envolvem movimento, observação e pensamento.
Descreva quais devem ser os aspectos a serem trabalhados na proposta pedagógica da Ed.infantil? a proposta pedagógica e a base indispensável que orienta as praticas de cuidado e educação das instituições de Ed.infantil e a relação com suas famílias,deve ser concebida,desenvolvida e avaliada pela equipe de docente,respeitando os princípios éticos,políticos e estéticos deferidos nas DCNEI e as normas do respectivo sistema,em articulação com a comunidade institucional e local.tal proposta,em suas praticas de educação e cuidado,deve integrar aspectos físicos,cognitivos,sociais e culturais das crianças,respeitar a expressão e as competências infantis,garantindo a identidade,a autonomia e a cidadania da criança em desenvolvimento.
*Apresente a característica geral dos estudos de Jean Piaget e sua contribuiçãopara a compreensão d o desenvolvimento cognitivo das criança? Piaget concebeu a forma lógica do funcionamento mental da criança que é diferente da lógica do desenvolvimento do adulto, sua teoria esta fundamentada na elaboração do desenvolvimento cognitivo, pois o seu desenvolvimento ocorre na noção por meio de equilibração, pois o desenvolvimento do individuo ocorre no sentido de desequilíbrios e equilibrações, o desenvolvimento cognitivo esta compreendido a partir das
etapas sensório-motora e pré-operatório.

Outros materiais