Buscar

Semana 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Nathália Santos			Matrícula: 2013.01.62.745-3
Disciplina: Direito Processual Penal I	Campus: Tom Jobim
Semana 2
Pelo princípio da Presunção da Inocência- ninguém será considerado culpado até o trâmite em julgado de sentença penal condenatória. Sub principio- ´´in dubio pro réu´´. Juiz autoriza a praticar atos probatórios do juiz. 
Princípio do silêncio - só tem aplicação na esfera criminal. Pelo artigo 186CPP, parágrafo único: O silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa. 
O interrogatório objetivo – sobre os fatos, pode tudo, silencio. Com relação ao interrogatório o réu tem que responder com a verdade. Se o acusado mentir, responderá por falsidade (artigo 307 CP) 
Pelo artigo 5 CF inciso LIII- ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente. 
Inciso LVII- ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória; 
Inciso LVIII- o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei; 
Pela Lei 12.037/09 em seu artigo 1- o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nos casos previstos nesta Lei. Ainda pelo princípio da Não Identificação Criminal- no seu artigo 3º.desta lei inciso IV- diz que somente autoridade judiciária (JUIZ), que decidirá de ofício ou mediante representação da autoridade policial, do Ministério Público ou da defesa. 
Principio da Ampla Defesa- o juiz tem que fazer valer os preceitos constitucionais. Pelo artigo 5º., LV- os litigantes, em processo judicial ou administrativo e, aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a e ela inerentes;
Questão Objetiva
1- Letra B
2- Letra A

Outros materiais