Buscar

POSTAGEM 1 PEOP.

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 RELATO DE OBSERVAÇÃO
Nome: Maria da Conceição Vieira da Silva RA 1705491
Polo
Freguesia do Ó
Ano
2017
Localização - O ponto de partida é a minha residência conforme imagem abaixo. Rua Dr. Heitor do Nascimento, 180 – Freguesia do Ó – São Paulo – São Paulo.
Moro no bairro chamado Freguesia do Ó é um bairro antigo com 430 anos de história. Tendo o primeiro registro de ocupação das terras do bairro remonta ao bandeirante Manuel Preto na década de 1580, que teria tomado posse do lugar com sua família e índios escravos. Seu primeiro nome Citeo do Jaragoá e suas terras incluíam o Pico do Jaraguá (onde se acreditava haver ouro), além das terras correspondentes aos atuais bairros de Pirituba, Jaraguá e Limão. O Núcleo Original da Freguesia do Ó é um conjunto de endereços na cidade brasileira de São Paulo. Eles fazem parte do entorno dos largos do bairro : Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó e Largo da Matriz Velha. Tais lugares são patrimônios históricos, culturais e ambientais da cidade de São Paulo devido ao valor histórico da paisagem urbana paulistana desde o século XIX e o "valor arquitetônico e ambiental de diversas edificações localizadas em torno dos dois largos". Além disso, foi o primeiro núcleo de povoamento à margem direita do rio Tietê, no século XVI, frente ao contexto bandeirantista.
Ambientes escolares encontrados são duas escolas:
O colégio Wellington, conforme imagem abaixo fundada a mais de 50 anos. Teve início em outra rua do bairro, hoje situada na Av. Ministro Petrônio Portela, 11 – Freguesia do Ó – São Paulo – SP CEP: 02959-000 
Trata-se de uma escola particular de grande porte que oferece ensino da Educação Infantil até o ensino Médio. Oferece em sua grade de ensino vários itens como judô, natação, ginástica rítmica, xadrez, música e robótica. 
		
Colégio Rícaro unidade 1 - Com um ideal de inovação, em 1988, a pedagoga Rita de Cássia, que já havia sido diretora de uma APAE e professora alfabetizadora e do antigo magistério, e seu marido Cássio Rogério empresário do ramo comercial fundaram em uma casa na Av. Itaberaba a Escola de Educação Infantil RÍCARO.
Nesta unidade só atende a Educação Infantil e ensino Fundamental I. Não tem muitas atividades esportiva para oferecer pois possui um espaço pequeno em sua estrutura.
Ambientes encontrados não escolares:
Ao lado do endereço do ponto de partida temos o supermercado Pirituba, antigo na região os donos são Japoneses e atende bem aos moradores locais. É o único comercio na rua, o restante da rua é residencial com três condomínios e o restante são casas. Av. Ministro Petrônio Portela é paralela a rua Dr. Heitor do Nascimento, é uma avenida movimentada com muito trânsito, ônibus passando no local, localizamos uma praça construída a pouco mais de dois anos e ao lado desta praça ficam as escolas citadas acima. Temos ainda comércios como concessionárias de carro, bares e restaurantes.

Outros materiais