Buscar

Retardadores e Plastificantes[1]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Retardadores e Plastificantes
A NBR 11768:1992 define que aditivos para concreto de cimento Portland, são “produtos que adicionados em pequena quantidade a concretos de cimento Portland que modificam algumas de suas propriedades, no sentido de melhor adequá-las a determinadas condições.”
Plastificante: Aumenta o índice de consistência do concreto, mantida a quantidade de água de amassamento, ou que possibilita a redução de, no mínimo, 6% da quantidade de água de amassamento para produzir um concreto com determinada resistência
Retardador: Aumenta o tempo de fim de pega do concreto
Definição
Composição, Componentes e propriedades
Os tensoativos empregados como plastificantes são geralmente compostos de sais, derivados de ácidos lignossulfonicos, ácidos carboxílicos hidroxilados, compostos polihidroxilados, polissacarídeos e modificações destes compostos.
A ação retardante é explicada devida a presença de algumas substâncias, podemos destacar os elementos mais comuns presentes nos aditivos do Tipo R:
Carboidratos (açúcares);
Ácidos hidroxi-carboxílicos e dicarboxílicos;
Fosfatos;
Sais de chumbo e de zinco.
Composição, Componentes e propriedades
Classificação
Os aditivos são classificados pela sua função principal, embora devam ser mencionadas também suas funções secundárias. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por meio da NBR-11768, estabelece a classificação a seguir para os aditivos.
Plastificante (tipo P): Aumenta o índice de consistência do concreto, mantida a quantidade de água de amassamento, ou que possibilita a redução de, no mínimo, 6% da quantidade de água de amassamento para produzir um concreto com determinada resistência
Retardador (tipo R): Aumenta o tempo de fim de pega do concreto 
Comportamento
Retardantes: O mecanismo de ação dos retardantes é explicado devido ao retardo da dissolução dos cátios e ânions do cimento, especialmente aqueles com alta velocidade de dissolução inicial, retardam a osmose da água nos grãos de cimento, agindo por defloculação e a adsorção dos compostos orgânicos sobre os grãos de cimento, formação de precipitatos salinos insolúveis sobre os grãos de cimento, melhor distribuição do calor de hidratação e menos retração do concreto.
Plastificantes: O mecanismo de ação é explicado pela presença de moléculas com extremidades laterais com cargas negativas. Um dos lados adere aos grãos de cimento (superfície positiva), e outro lado com carga negativa fica exposto. A repulsão eletrostática entre as cargas negativas afasta os grãos de cimento coberto pelo aditivo facilitando a trabalhabilidade.
Emprego
Os aditivos retardadores são empregados quando se deseja trazer flexibilidade no tempo de pega do concreto, aumentando o tempo de trabalhabilidade e acabamento do concreto, sendo adequados para aplicações mais complexas em condições de climas quentes, quando a pega normal se reduz em função das temperaturas elevadas, mas é importante salientar que os aditivos retardantes não interferem no ganho final de resistência do cimento.
Os plastificantes para concreto suavizam a mistura antes que cure, fazendo-o mais trabalhável sem afetar às propriedades finais do produto uma vez endurecido.
VANTAGENS / DESVANTAGENS
RETARDADORES
VANTAGENS
Mantém a trabalhabilidade a temperaturas elevadas,retarda a elevação do calor de hidratação,amplia os tempos de aplicação.
DESVANTAGENS
Pode promover exsudação(subida da água)
Pode aumentar a retração plástica do concreto
PLASTIFICANTES
VANTAGENS
Maior trabalhabilidade para determinada resistência,menor consumo de cimento para determinada resistência e trabalhabilidade.
DESVANTAGENS
Retardamento do inicio de pega para dosagens elevadas de aditivo,risco de segregação(separar),enrijecimento prematuro em determinadas condições.
Componentes:
José Carlos da Silva Campos Júnior
Magna Carvalho de Souza
Roberto Carlos Rabelo
Silander Ribeiro da Silva

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais