Buscar

inclusão de educação ambiental nos níveis escolares mais baixos pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Trabalho em Grupo - TG
Aluno:
POLO
2017
Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos níveis escolares mais baixos pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.
 Nos dias de hoje em que nossa sociedade enfrenta problemas, a questão da pobreza é uma das causas que mais afastam as crianças das escolas, começam a trabalhar cedo perdendo toda sua infância e seus sonhos ,como se não bastasse a saúde também é prejudicada. É necessária que seja feita mudanças em todas as áreas da sociedade, pois, o primeiro ano de um individuo na escola representa a base da estrutura do conhecimento, uma vez que a criança aprende o que é certo e errado. Criando um habito que será levado por toda a sua vida e passará de geração em geração. Cresceram com valores sociais e atitudes que vão colaborar com a sociedade tanto na atuação individual como coletiva na preservação e utilização racional dos recursos do meio ambiente. 
 O processo de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares tem a possibilidade de transformar a sociedade, formando cidadãos conscientes que serão fundamentais na melhoria e conservação do planeta desde a educação infantil até quando adultos passando para as gerações futuras, num futuro sustentável. Mas sem duvida a politica educacional no país (Brasil), precisa mudar com urgência. Sendo que os primeiros ciclos da educação formal representam a base da estrutura do conhecimento do indivíduo. Uma vez apresentado e vivenciado pelo aluno as práticas de uma educação para o desenvolvimento sustentável a exemplo da triagem e reciclagem do lixo doméstico, preservação do meio ambiente, etc. Haverá a criação de um hábito saudável que se estenderá por toda a vida o que na fase adulta irá gerar um ser humano consciente vivendo e promovendo um futuro sustentável. 
Educação para o desenvolvimento sustentável no Brasil Não temos como pensar em desenvolvimento sem sustentabilidade é imprescindível que aja planejamento para que o desenvolvimento, é necessário, seja feito de forma que afete o mínimo possível os recursos naturais com desenvolvimento.
 É preciso que haja planejamento onde o desenvolvimento aconteça em harmonia com o meio ambiente. O ser humano não é separado da natureza, faz parte dela. Portanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza. 
As metas do desenvolvimento sustentável são: A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc.).  A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver). A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal). A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc). A elaboração de um sistema social, garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como, por exemplo, os índios). A efetivação dos programas educativos. 
 O Brasil tem um importante papel na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável, isso se deve ao fato de ser o país mais rico em biodiversidade, abrigando de 15% a 20% de todo o planeta. Isso só é por sua localização geográfica, condição climática, vasta extensão e diferentes biomas.
 O Brasil é um dos líderes mundiais de produção de alimentos, produção de biodiesel dominando o ciclo completo e tecnologia de produção deste. A educação para um desenvolvimento sustentável passa por conhecimentos de ecologia e meio ambiente responsabilidade social.
Nos anos 90 após o Rio 92 educadores e ambientalistas lutaram para tornar a educação ambiental parte do ensino formal.
Objetivos e desafios do desenvolvimento sustentável: O desenvolvimento sustentável que nada mais é do que o conjunto de processos e atitudes que atende as necessidades das gerações atuais sem impedir que gerações futuras tenham suas necessidades atendidas.
 Não é fácil porque estamos indo contra uma cultura pré-estabelecida que não tem o habito de preservar a natureza e sempre valorizou o desenvolvimento a qualquer preço.
Por isso a sustentabilidade não se sustenta sem o desenvolvimento. A educação tem que atingir todas as instancias, da criança no ensino formal ao adulto analfabeto que vive no meio das grandes florestas mostrar de forma pratica o que está acontecendo e o que pode vir a acontecer e projetos para uso dos recursos naturais com o mínimo de prejuízos no desenvolvimento e no meio ambiente.
A educação ambiental é um processo continuo: que trabalha na promoção de valores sociais, conhecimentos, mudanças de atitudes e competências voltadas a conservação do meio ambiente. 
 Educação ambiental é cidadania, respeito ao próximo e ao meio onde vive, podendo ser praticada onde existe natureza ou nas grandes cidades com ações simples como não jogar lixo na rua, reciclar, deixar o carro na garagem, reutilizar agua etc.
Quando conseguimos levar um ensino de qualidade para a educação formal as pessoas terão consciência do meio onde vive dos seus direitos e deveres e responsabilidade com o bem estar de toda a sociedade.
 Todas as formas de conhecimentos são validas para um crescimento do ser humano. Mas o mais importante é observar que especificamente a educação ambiental torna, não só a vida do individuo melhor como também a vida de outras pessoas ao redor, assim como futuras gerações que venham a se beneficiar. 
 O beneficio de ter uma educação ambiental mesmo nos mais níveis baixos escolares é que pode haver mudanças significativas para termos um mundo melhor preservando o meio que vivemos, além do que pode ser uma forma de se prevenir doenças e cuidar daquilo ao qual pertence a todos; independente da classe social, cor , raça, comunidade estado , município... Todos são e fazem parte de um grande organismo vivo que é o planeta terra.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://pratiquecologia.org/
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao2.pdf
http://verarodriguesmarques.blogspot.com.br/2014/10/tg-unip-setembro-2014.html

Outros materiais