Buscar

avaliando o aprendizado 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708551662)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2009
Leia o planisfério, em que é mostrada uma imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir de imagens de satélite.
Com base na leitura desse planisfério, é CORRETO afirmar que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa
 
		
	
	expressam a divisão do Planeta em dois hemisférios ¿ o Leste e o Oeste ¿ que, apesar de integrados à economia-mundo, revelam indicadores sociais discrepantes.
	 
	abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial.
	
	registram fluxos reduzidos de informação, de pessoas, de mercadorias e de capitais, tendo em vista a saturação de suas redes de circulação, alcançada no início do século XXI.
	
	comprovam que o Planeta pode abrigar o dobro de seu atual contingente populacional, desde que mantido o padrão de consumo praticado pela sociedade contemporânea.
	
	substituíram suas tradicionais fontes de energia não renováveis, historicamente empregadas na geração de eletricidade, por alternativas limpas e não poluentes.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709046908)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(UEL) Leia o texto a seguir: Como argumentaram com muita propriedade diversos críticos da tradição sociológica [...] As nações e os estados nacionais não interagem simplesmente entre si; sob as condições modernas, eles formam ¿ ou tendem a formar ¿ um mundo, isto é, um contexto global com os seus próprios processos e mecanismos de integração. A forma nacional de integração, dessa forma, desenvolve-se e funciona em conexão íntima e num conflito mais ou menos acentuado com a forma global. [...] Para apreender a sua relevância em relação à análise do nacionalismo, é necessário ter em mente que a globalização de modo algum é sinônimo de homogeneização [...]. Pelo contrário, ela deve ser entendida como uma nova estrutura de diferenciação. (ARNASON, J. P. Nacionalismo, globalização e modernidade, In: FEATHERSTONE, M. (Org.) Cultura global: nacionalização, globalização e modernidade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 238.) De acordo com o texto, é correto afirmar:
		
	
	A globalização é um processo que atinge e subverte todos os Estados Nacionais, que tendem ao desaparecimento com construção política moderna de regulação das relações sociais locais
	
	Apesar da resistência dos Estados Nacionais, a globalização resulta em homogeneização severa em todos os países que atinge.
	
	Inexiste relação direta entre globalização e Estados Nacionais, pois, estes últimos se preservam por meio de mecanismos de defesa autóctones e totalitários.
	
	Os Estados Nacionais possuem total autonomia quanto à globalização, por isso não sofrem reflexos deste processo, garantindo a homogeneidade, a simetria e unidade contra as distinções.
	 
	Em virtude da presença dos Estados Nacionais, a tendência de homogeneização própria à globalização deve ser relativizada, pois muitas vezes, ao invés de uma homogeneização, ela acaba por promover novas formas de diferenciação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708709667)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A força que o fato social exerce sobre o indivíduo levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem independente de suas escolhas refere-se a que característica do Fato Social?
		
	
	Exterioridade aos indivíduos
	 
	Coerção Social
	
	Coerção individual
	
	Generalidade
	
	Interioridade aos indivísuos
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709082820)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Émile Durkheim [...] constitui uma lei da história que a solidariedade mecânica, a qual a princípio é quase única, perca terreno progressivamente e que a solidariedade orgânica, pouco a pouco, se torne preponderante. Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Por esta lei, segundo o autor, nas sociedades simples prevalece a solidariedade por semelhança, Nas organizações sociais mais complexas, prevalece aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que:
		
	
	Na situação em que prevalece a divisão social do trabalho, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade.
	
	Na situação em que prevalece a solidariedade mecânica, as sociedades não evoluem para a solidariedade orgânica.
	
	As sociedades tendem a evoluir da solidariedade orgânica para a solidariedade mecânica, em função da multiplicação dos clãs.
	 
	As sociedades tendem a evoluir da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da intensificação da divisão do trabalho.
	
	Na situação em que prevalecem clãs e hordas, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade e, por isso, tendem a desaparecer progressivamente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709035061)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência." MARX. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977, p. 23.
 Com relação ao trecho acima, assinale a única alternativa correta:
		
	
	Na produção social de sua existência, a consciência dos homens não se altera ao longo do processo histórico, apenas as relações de produção
	
	A infraestrutura ou base material é determinada pelas ideologias
	
	A transformação da base econômica não altera a esfera da superestrutura
	 
	O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral.
	
	Trata-se do princípio da dialética que é fundamental para a perspectiva da história na teoria de Marx
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais