Buscar

Cafés Monte Bianco Elaborando um Plano Financeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
ANDRÉ TAVARES MARIS
Trabalho da disciplina: Contabilidade
 Tutor: Prof. Claudia Basílio
RIO DE JANEIRO 
2017
Estudo de Caso: CONTABILIDADE 
Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
CONTABILIDADE
Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
REFERÊNCIA: Robert L. Simons, Antônio Davila. Cafés Monte Bianco: Elaborando 
um Plano Financeiro. 114 – P02, 2000.
A empresa Cafés Monte Bianco Produtora e distribuidora de cafés Premium tinha grande reputação e era reconhecida por distribuir uns dos melhores cafés do continente por causa do sabor e qualidade de seus cafés, localizada em Milão, foi fundada por Mario Salvetti há mais de 80 anos, onde foi passada de geração a geração. 
A empresa também contava com marcas próprias de supermercados, que salvou a empresa de uma crise há 3 anos.
Mario Salvetti passou seu conhecimento ao filho Ruggero, que passou a Giacomo o atual presidente da empresa, a cada ano passava 2 meses viajando ao redor do mundo visitando plantações de café para pesquisar e aprender sobre grãos, pois a empresa possuía uma estrutura com pesquisadores testando sabores.
Giacomo tinha dúvidas se a empresa deveria continuar investindo no ramo de supermercados. Mesmo com o sucesso vivido pela empresa, Giacomo não tinha absoluta certeza quanto aos investimentos. Ele queria superar o sucesso do avô, desejando aumentar agressivamente os negócios por isso convocou uma reunião para determinar o futuro da empresa onde a diretoria estava presente prestes a tomar uma decisão que poderia afetar o futuro da empresa. 
Com Giacomo na liderança a empresa investiu ao longo dos últimos 5 anos na expansão da capacidade através de caras instalações chamadas de “estado de arte”, um importante fator para o sucesso foi a produção de marcas próprias para duas importantes cadeias de supermercados na Itália. Giacomo inicialmente se opôs a ideia, porém a desaceleração de mercado em 1998 convenceu-o que marcas próprias era uma boa alternativa para ocupar a capacidade produtiva e absorver custos fixos. Era um desejo do mercado varejista poder colocar a sua própria marca no café. Porém naquele momento a empresa precisava resolver uma importante questão, pois para atender esta crescente demanda a empresa teria que reduzir a sua presença de cafés Premium em 2001 por conta da sua limitação da sua capacidade produtiva.
Para aumentar essa capacidade, a empresa investiu e aumentou de 350.000 quilos ao mês para 500.000 quilos ao mês, um aumento de 150.000 quilos por mês, tendo feito um investimento de 6 bilhões de liras com vida útil prevista de 15 anos. Quando o comitê executivo foi reunido, a diretoria sugeriu uma transição completa para as marcas próprias devido elas já terem salvado por tantos anos quando a demanda por cafés Premium praticamente extinguiu. Porém os cafés Premium era a essência da Monte Bianco, conhecido por sua alta qualidade, além de ser uma traição a missão e a tradição da empresa.
Embora Giacomo simpatizasse com ambos os pontos de vista, estava confuso e frustrado, ele precisava de mais fatos sobre a lucratividade da estratégia de marcas próprias. Estava relutante e mudar a direção estratégia da empresa de forma tão drástica sem o completo entendimento do seu impacto financeiro. Ele concluiu esta primeira reunião com a recomendação que o time executivo aprofundasse a analise com fatos e números mais profundos para uma tomada de decisão mais segura.
Na segunda reunião foram trazidos os dados relevantes a previsão de demanda de cafés Premium para o próximo ano a diferentes níveis de preço e de investimentos em propaganda. A equipe de Giacomo dizia que o segmento de cafés Premium era o ponto forte da empresa, mas ao mesmo tempo afirmavam ser um segmento muito volátil. Naquele momento a equipe de Giacomo se mostrava muito entusiasmada em mudar a visão da empresa, pois observaram que o segmento de marcas próprias era muito mais estável.
Giacomo estava preste a tomar uma decisão que poderia afetar o futuro da empresa e se viu muito irritado com a sua equipe, pois Giacomo via neles apenas entusiasmo e não via dados adequados que poderiam embasar os seus argumentos. Como presidente da empresa ele sabia que era preciso ter dados mais concretos da contabilidade da empresa para tomar esta decisão, pois com um mercado altamente competitivo, a análise financeira é observada também como um instrumento gerencial que auxilia os administradores nas decisões, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle. O presidente da Cafés Monte Bianco encerrou a reunião muito desapontado ao ver que não pôde contar com uma análise adequada sobre fluxo de caixa e encerrou a reunião solicitando um plano financeiro para 2001. 
Através da contabilidade é possível verificar se a empresa está em condições de investir em algo a longo, médio e curto prazo. E por isso ele sabia que era crucial analisar os custos operacionais e o desempenho da companhia, pois a partir das informações atuais e do passado de uma empresa, é que se determina todo o planejamento e estratégias das futuras ações. Portanto, saber gerenciar a contabilidade é fator determinante para a continuidade e sucesso de uma empresa.
Hoje com o mercado cada vez mais competitivo, produzir e vender não são mais suficientes, existe a necessidade de controlar as finanças para melhor aproveitamento dela. O planejamento financeiro significa para as empresas estabelecer e seguir uma estratégia visando atingir os objetivos traçados. Toda empresa para progredir ao longo prazo, precisa ter um objetivo. 
Saber planejar e gerenciar a contabilidade para definir o rumo da empresa é saber filtrar as informações de acordo com a necessidade dos administradores em cada momento da gestão empresarial. Ter todo esse controle permite a empresa mais conhecimento e um melhor gerenciamento dos seus recursos, facilitando na hora de tomar uma importante decisão.
�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes