Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO II AVALIANDO 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308099556)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	OAB/CESPE) - Assinale a opção correta quanto à concessão de serviço público.
		
	 
	O contrato de concessão de serviço público deve ser precedido de licitação, na modalidade de concorrência, salvo nas hipóteses previstas em lei.
	
	O concessionário atua em nome da administração, por conta e risco desta, respondendo subsidiariamente por eventuais danos causados na execução do serviço.
	
	A pessoa física pode ser concessionária de serviço público.
	
	O poder concedente é atribuição exclusiva da União e dos estados, sendo vedado aos municípios.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308782579)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As autarquias são entidades, integrantes da administração indireta, no qual o Estado dota-as de atribuição para executar algumas funções de maneira decentralizada. No ordenamento jurídico, considerando a sua natureza e o papel desempenhado, atribui a estas algumas prerrogativas de direito público. Nesta condição É CORRETO afirmar que a autarquia possui prerrogativa de
		
	 
	Imunidade tributária desde que vinculados a suas finalidades essenciais ou às que dela decorram.
	
	Prescritibilidade de seus bens.
	
	Possuir prazo em quíntuplo para contestar e em dobro para recorrer, conforme previsto no Código do Processo Civil,
	
	Penhorabilidade de seus bens e de suas rendas.
	
	Prescrição decenal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308205457)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	A Administração não pode estabelecer condições para a fruição ou gozo dos serviços públicos.
	
	Na concessão do serviço público não são transferidos apenas o exercício da atividade, senão também os direitos concernentes à própria atividade.
	
	Na concessão do serviço público existe a transferência de direitos relativos à atividade pública para o concessionário.
	 
	Quanto ao gozo ou à fruição dos serviços públicos, o Administrador está obrigado a prestá-los a todos os cidadãos, sem discriminações.
	
	A Administração pode, desde que amparada em texto legal, estabelecer regalias para beneficiar quem se encontre, em relações a outros, em igualdade de condições.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308210004)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A administração pública federal mantinha com uma empresa de transporte de passageiros um contrato de permissão para a exploração da atividade de transporte público interestadual, cuja vigência atingiria o ano de 2012. No curso do contrato, foi editada lei que obrigou todas as empresas de transporte interestadual de passageiros a destinarem duas vagas, gratuitamente, para passageiros idosos que comprovassem o preenchimento de determinados requisitos fixados pela norma. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
		
	
	Como o ônus imposto à empresa foi decorrente de ato do Poder Legislativo ainda que fique provada a existência de prejuízo à empresa, não haverá direito à revisão do contrato.
	
	Na situação descrita, ocorreu uma ação estatal que incidiu direta e especificamente sobre o contrato realizado com a empresa.
	 
	Nesse caso, ocorreu a figura administrativa conhecida como fato do príncipe, caracterizada por ato geral do poder público que reflexamente pode vir a causar desequilíbrio sobre a economia do contrato existente entre a administração pública e a empresa.
	
	O novo ônus imposto à empresa, em decorrência da edição da lei, é uma álea administrativa contratual ordinária.
	
	Fato da administração e fato do príncipe são figuras doutrinárias que se equivalem e que poderiam indistintamente ser aplicados ao caso concreto.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308209956)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos termos da Constituição Federal, cuidar da assistência social, assim como combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a Integração social dos setores desfavorecidos, é competência comum da União, dos esta dos, do Distrito Federal e dos municípios. A respeito desse assunto, assinale a opção incorreta, considerando que a União tenha transferido recursos, mediante convênio, a município do estado do Pará, destinados à aplicação em assistência social (compra de alimentos, vestuário e alimentação).
		
	
	A despeito da incorporação dos recursos ao patrimônio do município, a União tem interesse na sua regular aplicação, uma vez que, por se tratar de convênio, os partícipes têm interesse comum.
	 
	Para a realização desse convênio, a União está obrigada à realização de licitação prévia.
	
	Embora o instrumento utilizado tenha possibilitado o acordo de vontades entre diferentes instâncias do poder público, não há configuração de contrato administrativo.
	
	Convênios podem ser firmados entre entidades públicas de qualquer espécie para a realização de objetivos de interesse comum dos partícipes, o que justifica o acordo administrativo entre a União e o município.
	
	e) Por não existir nos convênios previsão de reciprocidade de obrigações, as verbas repassadas não têm a natureza de preço ou remuneração que uma das partes paga à outra em troca de benefício recebido.

Outros materiais

Perguntas Recentes