Buscar

Avaliando Aprendizado Português Instrumental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201704097084)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	Eles Lêem
	
	Eles vêem
	
	Eles têem
	
	Eles veêm
	 
	Eles veem
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704067804)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os fragmentos a seguir foram extraídos de noticiários que circulam na internet. Em um deles, o redator usou a palavra "porque" em desacordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. Qual é esse fragmento?
		
	
	"Segundo o delegado Alexandre Batalha, que está a frente das investigações do caso, a polícia acredita nesta hipótese de que os criminosos não sabiam que a vítima era um policial. 'Acreditamos nessa versão de pegar o policial por coincidência, porque eles não estavam esperando próximo ao local da abordagem', diz Batalha. Disponível em http://g1.globo.com/sp
	
	"Investigar abusos e crimes cometidos por policiais é difícil porque predomina a cultura de autoproteção e imunidade quanto a esses crimes", diz Átila Roque diretor executivo da Anistia Internacional no Brasil. Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/09/140914
	 
	"Francisco Cembranelli disse que questionou porque o casal só apresentou agora a suposta coação que Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá teriam sofrido da Polícia Civil para confessar o caso. Segundo o promotor, os réus disseram que preferiram falar em juízo sobre o caso." (Jornal do Brasil). Disponível em http://www.jb.com.br/pais/noticias/2008/05/28
	
	"Policial militar durante 30 anos, o tenente-coronel da reserva Adilson Paes de Souza, 51, afirma que a polícia mata porque não acredita no sistema. No último dia 13, 18 pessoas foram mortas em um intervalo de três horas em Osasco e Barueri, na Grande São Paulo." Disponível em https://flitparalisante.wordpress.com/2015/08/26
	
	"[...] o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse apenas que todos os policiais estão empenhados na apuração, identificação e prisão dos criminosos, e não comentou a respeito da exigência. 'As investigações estão adiantadas, mas não quero antecipar nada porque pode prejudicar o trabalho policial. Por isso, vamos deixar apenas a Secretaria de Segurança Pública do estado falar sobre o caso'." Disponível em http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/08
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704206425)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa correta em relação à predominância dos tipos textuais.
A agressão ao meio que ameaça, hoje, todo o equilíbrio climático e a própria existência da vida no planeta é uma consequência dos modos de produção capitalista. As evidências dessa constatação saltam aos olhos quando se analisam os elementos que mais contribuem para a destruição do meio ambiente [...].
Ele tinha o olhar fixo no anúncio luminoso, suspenso no fundo negro de um céu sem estrelas. Já fazia uma hora que tinha o olhar fixo no anúncio onde um cisne branco aparecia fosforescente em primeiro plano no espaço tumultuado de nuvens. [...] Cortado pelo perfil de um edifício. Só as cinco letras do anúncio eram visíveis, as outras desapareciam detrás do cimento armado. (Lygia Fagundes Telles) 
Enfim, chegou a hora da recomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens  choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver, tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas. As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela. (Machado de Assis) 
		
	
	Narrativo, descritivo, argumentativo.
	
	Injuntivo, descritivo, narrativo.
	 
	Argumentativo, descritivo, narrativo.
	 
	Dissertativo, narrativo, descritivo.
	
	Argumentativo, descritivo, expositivo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201704050800)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	     A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a compreensão de um texto é melhor capturada com o auxílio de conectivos, preposições, etc.
 
     Da sequência abaixo,  assinale a alternativa cujo texto pode ser concluído coerentemente com essa afirmação:
 
    [...] entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
 
		
	
	Adriano é um rapaz muito presunçoso e não admite que lhe cobrem nada. A namorada lhe pediu um exame de DNA, para esclarecer a paternidade de Amanda, sua filha. Adriano disse que não faria o exame. A namorada disse que toda essa presunção serviria para o juiz atestar a paternidade, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
 
	
	Sara Mendes deu início a um processo na justiça, para que Tiago Costa assuma a paternidade de seu filho Cássio. Tiago não fez o exame de DNA, mas assume como muito provável ser ele o pai do menino. Cássio alega que o exame não é conclusivo, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
	
	Alessandro presume que Caio seja seu filho. Sugeriu a Telma um exame de DNA. Telma disse não ser necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
	
	Mário e Felipe são primos. Mário é extremamente vaidoso, pretensioso. Felipe é um rapaz calmo e muito simples. Os dois namoraram Teresa na mesma época. Teresa teve uma filha e entrou na justiça para exigir dos dois primos um exame de DNA. O juiz disse que não era necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
	 
	Carlos de Almeida responde processo na justiça por não querer reconhecer como seu o filho de Diana Santos, sua exnamorada. Carlos se recusou a fazer o exame de DNA, o que permite ao juiz lavrar a sentença que o indica como pai da criança, porque entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704332884)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Complete:
O ______________________ fundamenta-se na relação de dois acontecimentos sucessivos por meio de um vínculo causal.
		
	 
	Argumento pragmático
	
	Argumentos com provas concretas
	
	Argumento por ilustração
	
	Argumento pelo absurdo
	
	Argumento por modelo

Outros materiais