Buscar

Caso Concreto 07

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO – CCJ0105 
Caso Concreto 7 – Tema: A República Velha – A Consolidação 
Em um curto espaço de tempo o país experimentou mudanças muito importantes: primeiro, com a Abolição da Escravatura ainda no Império e, logo após, a Proclamação da República. Diante de fatos históricos de tanta relevância, as elites políticas e econômicas do período viram a necessidade de buscar a reorganização das estruturas jurídicas do país, levando em consideração as novas realidades política, social e econômica que se apresentavam. 
a) Analisando algumas características da Constituição de 1891, tais como: Unidade Federativa, Sistema Presidencialista, divisão de poderes, separação entre Estado/Igreja Católica e casamento civil, é possível correlacionar estas posições assumidas pelo Estado brasileiro com o modelo de organização política adotado pelos Estados Unidos? Explique. 
R: A Constituição de 1981 foi fortemente influenciada pela Constituição da República Argentina, na Constituição dos Estados Unidos e na Constituição Federal da Suíça, que descentralizou o poder trazendo autonomia aos municípios e estados, antes denominados províncias, onde os dirigentes passaram a ser denominados de “presidentes de estado”, isso permitiu com que se organizassem de acordo com seus interesses desde que não contradissessem a Constituição. Ocorre também a independência dos três poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, diferenciando – se do extinto poder Moderador símbolo da Monarquia, onde os representantes seriam eleitos pelo povo através do voto. Assim conclui – se que a Constituição brasileira de 1891 foi inspirada na Constituição dos Estados Unidos, sendo também denominada de Constituição da República dos Estados. 
b) O regime do Padroado foi mantido pela Constituição de 1891? Justifique 
R: Não. Com a implementação da República ocorre a separação do estado e a igreja, através do Decreto 119 – A de 7 de Janeiro de 1890 e sucessivamente com a Constituição de 1891.
c) Que razões teriam levado o governo republicano a produzir o Código Penal mesmo antes de organizar o Estado republicano por meio de uma constituição?
R: O Códio Criminal de 1830 que precisava passar por uma reforma por força da Abolição da Escravatura que estava em desacordo com a realidade social e cearam a conclusão de que seria necessário reformar todo o códio de 1888. Com a proclamação da República, todo esse trabalho foi temporariamente suspenso, sendo loo retomada por iniciativa de Campos Salles, que na época era Ministro da Justiça do governo Provisório da República. O governo já caminhava em direção a mudanças, abolindo as penas de Galés e reduzindo por trinta anos as penas perpétuas pelo Decreto N 774 de Setembro de 1890.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais