Buscar

caso concreto 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO - CCJ0105
Caso Concreto 14- Os novos tempos sob a luz da Constituição de 1988.
Como nós estudamos no Capítulo 8 do nosso Livro Didático, as manifestações populares foram absolutamente vedadas pelo regime militar de 1964, por intermédio de vários instrumentos jurídicos e pelo uso violento de medidas de força. Uma geração de jovens brasileiros não teve a oportunidade de participar ativamente da vida política do país, sendo, inclusive vedada qualquer manifestação política que se opusesse aos interesses da cúpula militar no poder. Já sob a vigência da Constituição Cidadã, um acontecimento de especial relevo deu-se, então, no ano de 1992, tendo sido denominado "o movimento dos caras pintadas", quase 24 anos após o arbitrário AI-5. Esse fato político teria, inclusive, grande peso no processo de impeachment do Presidente Collor. Neste sentido, responda:
O que foi o movimento dos "Caras Pintadas" e o que representou no período?
R= Foi um movimento estudantil realizado entre agosto e setembro de 1992 que contou com a adesão de milhares. 
Lembra-se da frase "tradição que se renova", no exercício da Aula 12? Pois é... Pode o processo de impeachment de o Presidente Collor ser considerado como outro golpe de Estado? Qual a diferença entre o afastamento do Presidente Collor, em 1992, e o afastamento do Presidente João Goulart, em 1964?
R= Não, não pode ser considerado como golpe, a queda se deu por vias legais; obedecendo a um processo previsto na Constituição Federal, sem apelo as soluções supraconstitucionais, como foi no golpe anterior.

Outros materiais