Buscar

Ucsal - Penal I

Prévia do material em texto

Direito Penal I
Aluno ____________________________________________________________________________________
1) Segundo o Código Penal Brasileiro o garantidor é o agente que tem o dever jurídico de evitar um resultado previsto em uma norma Penal. Em face disso, haverá responsabilidade penal do salva-vidas que deixa de efetuar o salvamento de um menor em uma piscina pública porque falta ao trabalho por negligência ( )
2) Tício, delegado de polícia, descobre que Mévio, agente da polícia civil sob sua supervisão, praticou o crime de tortura contra Caio durante o plantão de outro delegado de polícia. No caso concreto, se Tício deixar de instaurar procedimento administrativo para apurar a prática da conduta do seu subordinado, com o fim de protege-lo, não responderá pelo resultado delinquente em face ao posicionamento do Supremo Tribunal Federal em face da teoria da omissão. ( )
3) Não cabe omissão imprópria nos crimes próprios quando o agente que se omite diante da conduta comissiva de um agente especial não possui o atributo necessário para a prática do delito ( )
4) Nos crimes formais e de mera conduta o resultado jurídico é necessário para a consumação. Nesse caso, no crime de extorsão mediante sequestro, se o resultado jurídico não se operar não haverá consumação do delito ( )
 
5) Crime permanente é aquele cujo o resultado é irreversível. Desta forma, o crime de lesões corporais graves será permanente se a vítima ficar definitivamente paralítica em face da agressão ( )
Qual a diferença entre um crime de dano, um crime de perigo abstrato e um crime de perigo concreto? Exemplifique 
No dia 30 de maio de 2011 Tício é julgado pela prática de seqüestro e lesões corporais contra Caio, isto porque no dia 25 de janeiro do ano anterior subtraiu sua vitima a um cárcere onde o mesmo sofreu reiteradas lesões.
Na data do crime estava vigente a lei 2.345 que estabelecia a pena do crime de extorsão mediante seqüestre entre 5 a 20 anos de prisão, sem a possibilidade de liberdade condicional.
A mesma norma estabelecia que o prazo para a prisão cautelar pelo crime se seqüestro seria de 10 dias e o prazo para o oferecimento de contestação a ação penal do ministério público seria de 20 dias.
Acontece que no dia do crime, Tício tinha apenas 17 anos, só vindo a completar 18 no dia 27 de fevereiro de 2010, um dia depois do primeiro contato com a família de Caio ser realizada.
Ademais, no dia 24 de Fevereiro daquele ano foi editada a lei 3.607 que modificou a lei 2.345, estabelecendo uma pena de reclusão de 6 a 12 anos de prisão para o crime de seqüestro, com a possibilidade de liberdade condicional, com o prazo para cautelar de 5 dias e o prazo para oferecimento da defesa à denuncia agora de 10 dias.
No dia 28 de agosto a família de Caio paga o resgate, mas o seqüestrador apenas libertou sua vítima no dia 29 de outubro de 2010. Não antes de no dia 22 de fevereiro de 2010 Tício ter enviado a orelha de Caio em uma caixa para seus pais.
Acontece que no dia 25 de agosto a lei 3.607 é revogada pela lei 4.002, que passa a penalizar o seqüestro com uma pena de 6-8 anos de prisão , mas mantém as demais características da legislação anterior.
Após essa norma a matéria legal fora novamente objeto de reforma em 27 de outubro de 2010 através da lei 7.890 que passou a estabelecer uma pena de 10 a 30 anos para o crime de seqüestro, sem a possibilidade de liberdade condicional, com prazo de prisão cautelar de 2 dias e prazo para a defesa de 5 dias.
O que é interessante observar é que no 24 de janeiro de 2010 existia uma lei de número 567 que considerava o crime de lesões corporais punido com uma pena de 2-7 anos de reclusão autorizando liberdade provisória para este crime. Essa lei durou até o dia 08 de abril de 2010 ,quando foi substituída pela lei temporária número 3, que passou a estabelecer a pena do crime de lesões corporais para o critério de 10-30 anos de reclusão, sem liberdade condicional. A lei temporária teve vigência de apenas 1 mês, sendo que após isso retornou a validade da lei anterior.
Na véspera do julgamento, uma nova lei, de número 3.564 passou a punir lesos corporais com uma pena de 1 a 3 anos, co m liberdade condicional.
No mais é importante ressaltar, que no dia 11 de novembro de 2010 entrou em vigor a lei 9.888 que passou a punir o crime de seqüestro com uma pena d 15-20 anos, sem liberdade provisória, com um prazo de prisão cautelar de 5 dias, e um prazo para defesa de 10 dias.
Dois meses antes do julgamento entrou em vigor a lei 10.003 que passou a estabelecer uma pena de 12-15 anos de prisão para o sequestro, se ma possibilidade de liberdade, com um prazo para prisão cautelar de 15 dias e o prazo para defesa de apenas 3 dias.
Diante disso, perguntamos:
Qual a lei será aplicada ao Sequestro? justifique
Qual a lei será aplicada a Lesões Corporais? Justifique

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes