Buscar

Como é Feito a Mediação entre o Profissional Assistente Social e a Demanda por ele atendida nessa Perspectiva de Universalização do Acesso aos Direitos Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como é Feito a Mediação entre o Profissional Assistente Social e a Demanda por ele atendida nessa Perspectiva de Universalização do Acesso aos Direitos Sociais?
A Assistência Social têm por finalidade a preservação á maternidade, á família, á adolescência, á infância, habilitação de pessoas com deficiência e a reintegração ao mercado de trabalho.
Seu objeto é totalmente social produzida pela relação capital e trabalho no sistema capitalista, onde se tem o mercado como centro norteador das estruturas políticas, sociais e econômicas. A questão social se expressa através, da precarização do trabalho. Do desemprego, da pobreza, da violência, assim coloca as margem da sociedade vários sujeitos que passarão a ser usuários das políticas publicas sócias do estado. 
O assistente social realidade social contemporânea, então agente critico engajado nas lutas, que atua junto aos usuários das políticas publicas, muitas vezes elaborando-as e não só executando-as, e também as tornando acessíveis. Este profissional preocupado com a ampliação dos direitos sócias universais, e contra as desigualdades, até mesmo para cobrar dele esta postura estabelecida em seu atual Código de Ética Profissional.
O constante processo de evolução da sociedade humana desencadeou profunda reflexão nas áreas sociais, sobretudo nos últimos tempos. Com isso, surgiram teorias explicando o fenômeno denominado “relações humanas”. Sua crescente complexidade contribuiu de maneia construtiva para o desenvolvimento de novas formas de relações, as quais trazem consigo inerente efeito colateral o conflito. As tensões e os conflitos são parte da civilização e, quando exacerbados ante as dificuldades das partes chegarem a um consenso, originam prejuízos e sofrimentos, notadamente no âmbito da profissão. A preocupação pela busca de mecanismos ágeis, e talvez mais adequados ás transformações rápidas por que vem passando o ser humano, inicia o desencadeamento de relevantes debates acerca de alternativas para a resolução das controvérsia que assoberbam o sistema judiciário.
A questão social têm sido direcionados por projetos sociais distintos,que governam a estrutura e a implantação das políticas sociais publicas e que convivem em constante luta no seu interior. Viver-se um stress entre defesa dos direitos sociais e a mercantilização e refilantropização do atendimento ás demandas sociais, com claras implicações nas condições e relações de trabalho do assistente social.
Referencia
Vanessa Fernandes: Mediação Um Desafio ao Serviço Social ( Florianópolis 2005)

Outros materiais