Buscar

IED A historia do pensamento Juridico 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nome: Rodrigo dos S. A. Barão
Matricula: 201602595411
IED
A história do pensamento Jurídico
Resposta ao Caso Concreto:
Para Kelsen o ordenamento jurídico de um estado/país tem forma de pirâmide, no topo da mesma estará a norma fundamental, que no nosso caso é a Constituição de 88, ela sustenta todo o nosso ordenamento jurídico, e as demais normas vigentes, tal como o novo Código Cívil, em outras palavras para Kelsen a CF/88 é superior ao novo código civil.
Resposta a Questão Objetiva:
Questão 1
( V) A Teoria Tridimensional do Direito trouxe uma visão nova da realidade jurídica: compreende o direito como sendo fato, valor e norma, a partir de uma concepção hierarquicamente superior da norma.
(V) O direito só se constitui quando determinadas valorações dos fatos sociais culminam numa integração de natureza normativa, ou seja, as normas representam a integração de fatos sociais segundo múltiplos valores.
 (F ) A tridimensionalidade realeana entende que fato, valor e norma devem ser considerados como sendo componentes essenciais do fenômeno jurídico. Conseqüência disso é que eles estão indissoluvelmente unidos entre si, não sendo possível apresentá-los cada um abstraído dos demais.
 (V ) Apesar de implícito na obra de vários autores, é com o professor Miguel Reale que o tridimensionalismo encontra seu aperfeiçoamento e formulação ideal que o credencia como rigorosa teoria.
(F ) As três dimensões FATO, VALOR e NORMA, correspondem, respectivamente, a estas disciplinas: FILOSOFIA ou AXIOLOGIA JURÍDICA, SOCIOLOGISMO JURÍDICO e NORMATIVISMO JURÍDICO.
Questão 2
Letra A é a resposta correta, pois a teoria visa apenas conhecer o Direito e não como ele “deve ser” ou suas relações com outras áreas.

Outros materiais