Buscar

Condutometria intrudçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A condutometria é um método analítico quem monitora a capacidade da análise de conduzir uma corrente elétrica que vem cada vez mais tendo muitas aplicações como na indústria química e na indústria farmacêutica em quantificação da concentração de ácido numa amostra de ácido salicílico em medicamentos por exemplo. A grandeza medida é a condutância (condutividade) de uma solução onde indica a facilidade ou não de uma solução de conduzir corrente elétrica. O aparelho que faz as medições se chama condutivímetro onde pode-se encontrar o de bancada e um menor que é de o bolso, que geralmente é utilizado nas indústrias por ser portátil.
Através das condutometria se mede a condutância elétrica de soluções iônicas por meio da migração de íons positivos e negativos, portanto a condutividade de uma solução iônicas depende tanto do numero de íons presentes quanto da mobilidade e carga dos íons. É um método de analise que se baseia na Lei de Ohm (E = IR) estabelece que a intensidade (I) que passa por um condutor elétrico é inversamente proporcional à resistência (R), onde E representa a diferença de potencial. O inverso da resistência é a condutância (G = 1/R). Existem dois tipos de análises condutométricas, a condutometria direta e as titulações condutométricas (indireta). Na condutometria direta a análise é feita sem reação química onde na há adição de solução na amostra enquanto nas titulações condutométricas à medida que ocorre uma reação química ocorre a variação da condutância da solução ou seja, à medida que o titulante é adicionado ocorre variação de condutância . As titulações condutométrica, permitem a determinação da concentração de um íon em solução. Em princípio na titulação condutométrica as reações do óxido-redução e de formação de complexos não podem feitas pela condutometria e somente as reações do tipo ácido-base e reações de formação de sais insolúveis que podem ser medidas desde que haja variação da condutância da solução onde o antes e depois do ponto estequiométrico seja com condutância maior que nas suas mediações.
Com base nisso, a titulação de ácidos fortes com bases fortes se constitui na condição mais favorável em condutometria. Isto ocorre devido ás grandes diferenças de condutividade dos íons H+ e OH- com relação a todos os demais íons. Logo a titulação com reação do ácido forte HCl e da base forte NaOH na condutometria é uma das titulações que permite a melhor visualização da diferença de condutividade já que ao montar o gráfico da condutividade em função do volume, o ponto final fica muito nítido de ser visualizado devido a grande inflexão das retas antes e depois do ponto final. 
Fontes
http://zeus.qui.ufmg.br/~valmir/Condutimetria.pps, Acessado dia 18/11/2017
http://analiticaqmc20132.paginas.ufsc.br/files/2013/10/CONDUTIMETRIA.pdf, , Acessado dia 18/11/2017

Outros materiais