Buscar

Sistemica e inteligencia emocional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leia com atenção a situação abaixo e responda a questão:
Karen (sete anos) é aluna da 1a série do Ensino Fundamental de uma escola particular e tem demonstrado muita tristeza em função da morte de seu cachorro, ocorrida há duas semanas. Chora muito todos os dias na escola e isto tem trazido algumas dificuldades à criança e à classe. A partir dos estudos sobre Inteligência Emocional, de que maneira a professora deveria agir frente a esta situação?
 
Assinale a correta:
 
A
Não dar muita importância ao fato, pois esta fase de luto é necessária e passageira;
 
B
Aceitar o sentimento da criança e deixá-la chorar o quanto precisar. Impor limites à expressão da tristeza poderá gerar ainda mais problemas emocionais à criança.
 
C
Impedir que Karen fique chorando tanto, uma vez que isto acaba expondo-a diante do grupo.
 
D
Pedir aos pais que orientem a criança a controlar-se ao menos na escola, pois isto trará prejuízos ao seu rendimento escolar.
 
E
Mostrar-se empático e orientá-la, impedindo à expressão de tristeza da criança.
Leia com atenção o texto abaixo e assinale a alternativa correta:
Se aptidão acadêmica significa competência social, por que, então, as pessoas de maior aptidão não são, por uma larga margem, mais eficazes em conseguir melhores casamentos, em ter sucesso na criação dos filhos, em conquistar maior bem-estar físico e mental? (Epstein e Méier)
 
A qual das teorias estudadas esta questão nos remete?
 
A
Abordagem Inteligência Emocional
 
B
Abordagem Sociocultural
C
Abordagem Construtivista
 
D
Abordagem Tradicional
E
Abordagem das Inteligências Múltiplas
A Inteligência Emocional está ligada aos órgãos localizados no cérebro. Segundo Goleman a amígdala cortical funciona como um depósito da memória emocional. Uma pessoa que não possui esta amígdala apresenta o seguinte comportamento:
Assinale a alternativa correta:
 
A
É extremamente raivoso
 
B
Não apresenta qualquer reação emocional
C
Apresenta reações de medo
D
Chora com facilidade
E
Compreende os sentimentos dos outros
Leia o excerto abaixo e responda a questão:
Quando se fala na relação afetiva e o processo pedagógico, temos vários teóricos que nos indicam o desafio de se trabalhar tal assunto e a indiferença ainda muito presente nas discussões sobre o tema. A ênfase ainda recai sobre os aspectos cognitivos, a didática do professor, a metodologia utilizada, as avaliações etc. Ignora-se que a afetividade está presente em todas as discussões sobre os mais variados temas levados para a escola, porém poucos entendem esse aspecto. Falar da afetividade pressupõe falar sobre as relações na sala de aula. Nesse sentido, um autor estudado nesse bimestre oferece contribuições importantes acerca do tema da afetividade, ao atribuir entre outras coisas, o papel do outro na construção da consciência que o sujeito faz de si.
A que autor se refere o fragmento acima?
Assinale a alternativa correta:
A
Daniel Goleman
 
B
Howard Gardner
 
C
Jean Piaget
 
D
Carl Rogers
 
E
Paulo Freire
Leia o excerto abaixo e responda à questão:
Entende-se, portanto, que a compreensão do processo de ensino aprendizagem não pode prescindir de análises que considerem as características dos professores e dos alunos (inteligência, motivação, crenças, aspectos afetivos, rendimento acadêmico, formação profissional, habilidades sociais educativas, entre outros) e do contexto imediato em que se dá esse processo (condições econômicas e físicas da escola, estrutura e funcionamento, ambiente de sala de aula, relação pedagógica etc.), nem do conjunto de condições mais amplas, como a filosofia da educação, a política educacional, a qualidade da formação de professores.
A consideração simultânea desses conjuntos de relações na análise do processo de ensino-aprendizagem constitui a base de qual abordagem psicológica estudada em PDTA?
Assinale a alternativa correta:
A
Uma visão sistêmica sobre educação e escola.
 
B
Uma visão construtivista sobre educação e escola.
 
C
Uma visão emocional sobre educação e escola.
D
Uma visão humanista sobre educação e escola.
 
E
Uma visão sociocultural sobre educação e escola.
Leia o excerto abaixo e responda à questão:
Os sistemas funcionam de modo integrado, com os subsistemas influenciando-se reciprocamente, em movimentos que buscam manter o equilíbrio (homeostase) a cada desequilíbrio. Este é visto como condição para novos níveis de homeostase: a partir de intervenções específicas, em um dado subsistema, novas mudanças (desequilíbrios) podem ocorrer, permitindo que todo o sistema se reorganize e adquira um funcionamento qualitativamente mais avançado.
A afirmação acima corresponde a qual abordagem psicológica estudada em PDTA?
Assinale a alternativa correta:
A
Construtivista
B
Inteligência Emocional
C
Sistêmica
D
Sociocultural
E
Humanista
Leia a situação abaixo e responda à questão:
O professor Flavio Augusto é mestre em Educação e está considerando seriamente a possibilidade de fazer uma pós-graduação no exterior. Enquanto cogita, escolhe mentalmente o local onde estudará: um lugar que ofereça uma formação que leve em consideração os múltiplos fatores que determinam os processos de ensino e aprendizagem, que considere simultaneamente o peso dos sistemas micro e macro sobre as características dos relacionamentos interpessoais e intergrupais que compõem o ambiente educacional e, em particular, as relações professor-aluno, consideradas a base para a promoção de conhecimento, habilidades e valores que definem a função social da escola.
De acordo com os estudos realizados na disciplina PDTA e os conceitos presentes na citação acima, indique a qual abordagem psicológica corresponde?
Assinale a alternativa correta:
A
Humanista
 
B
Sistêmica
C
Construtivista
 
D
Inteligência Emocional
E
Sociocultural
Leia a situação abaixo e responda à questão:
Marcia Helena é professora em uma escola pública no interior do Estado do Acre e vem enfrentando dificuldade em sua sala de aula, os alunos apresentam dificuldade na área da competência social, ou seja, dificuldade para realização dos objetivos de uma situação interpessoal, na manutenção e na melhoria da autoestima e na relação com o interlocutor, no exercício e na defesa dos direitos humanos socialmente estabelecidos e no equilíbrio das relações de poder, articulados ao pensamento, sentimento e a ação. Diante desse fato pede a sua ajuda para entender o que está acontecendo e como pode auxiliar seus alunos.
De acordo com os estudos realizados na disciplina PDTA e os conceitos presentes na citação acima, qual abordagem poderia auxiliar a compreender o que está acontecendo?
Assinale a alternativa correta:
A
Humanista
B
Construtivista
C
Inteligência Emocional
D
Sociocultural
E
Sistêmica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais