Buscar

ENADE PROC CIVIL COMPLETO

Prévia do material em texto

RESPOSTAS ENADE PROC CIVIL – 03.09.17
RENATA DE A. ABRAHÃO MATR 2014 013 80 476
O amigo da corte é um terceiro que vem ao processo para compartilhar algum conhecimento técnico a fim de ajudar no julgamento da lide. Art. 138 do CPC. Sua natureza jurídica é de colaborador informal da corte.
A possibilidade de sentenças antes da citação se dá quando provenientes de decisões terminativas onde a sentença não resolverá o mérito nos termos do 485 do CPC; e ainda de sentenças com resolução do mérito, que seriam as decisões definitivas no termos do art.487 do CPC.
Quando a intenção é proteger o interesse de umas das partes a fim de evitar prejuízo futuro a tutela provisória de urgência que caberá será a de caráter cautelar requerendo, por ex, seqüestro do bem ou arrolamento assegurando o direito da autora no caso em tela. Art 301CPC.
Não tendo a advogada atribuído valor à causa nem qualificado as partes o magistrado poderá abrir prazo de 15 dias para que se EMENDE a inicial pois trata-se de vício sanável, garantindo assim o prosseguimento da ação, sob pena de indeferimento casa não a emende. Art 321caput e § único.
Ação de caráter indenizatório é de competência das varas cíveis cabendo argüir em caráter de preliminares dilatória, pois não acarreta extinção do processo apenas desvio do curso. Trata-se de argüir a preliminar de incompetência absoluta em razão do Juízo, no caso em tela a preliminar que foi argüida está errada.
Trata-se de ação de anulação onde a competência é absoluta em razão da matéria e por isso o juízo correto seria o de família 
(vara de família), sendo assim o caso em tela o critério do MP está errado.
Joana deverá pagar os alugueis vencidos pois foi fiadora de imóvel de forma solidária e renunciou ao benefício de ordem. Nessa caso poderá executar o real devedor nos mesmos autos..
????? quem é paulo? 
Recurso Ordinário dirigido ao STJ que exercerá o segundo grau de jurisdição. art 1027, II alínea b do CPC.
 Os embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição do recurso art. 50 da lei 9099, sendo assim o Recurso inominado é tempestivo, pois depois de publicada decisão aos embargos prosseguiu-se com a contagem de 10 dias para interpor referido recurso.
10b. Apesar de ser uma decisão interlocutória não cabe recurso para tal, pois indeferimento de testemunha não está elencado no artigo 1015 quanto ao cabimento do agravo de instrumento, devendo o demandante aguardar a sentença e recorrer por meio do recurso de apelação no prazo de 15 dias pois não a preclusão prevista nesses casos.
 Entretanto, há entendimentos que caberia MANDADO DE SEGURANÇA em casos de decisões interlocutórias não descritas no art. 1015 do CPC.
11- Não. Pq o novo código de processo civil em seu artigo 1022, II prevê a possibilidade de ED apenas com intenção de suprir omissa, não o considerando protelatório quando não configurar um pré questionamento. 
12-Recaindo a penhora sobre bem imóvel o cônjuge tem preferência na arrematação do bem por serem casados em Regime de separação total de bens. Art 842 §1º.
13 – Trata-se de uma exceção prevista na lei 8009/90 art 3°, logo pode ser penhorado por dívida de IMPOSTOS como o IPTU. Sendo débito tributário não caberia penhora.
14- Não. Pois embargos de declaração cabem contra qualquer decisão judicial art 1002 CPC. Da decisão que rejeitou os embargos de declaração cabe agravo de instrumento art 1015 §Un.
15- SIM, hoje se admite que o credor decida por ação de conhecimento a fim de obter um título executivo judicial ou use o DOC Publico como título executivo extrajudicial para promover ação autônoma de execução.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes