Buscar

aula de contratos-07/11 Civil III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Do contrato de comissão
Negócio jurídico através do qual o comissário irá adquirir patrimônio em seu próprio nome se obrigando, futuramente a transferir os bens objeto do contrato para o comitente.
Para o exercício do contrato de comissão, o comitente irá fornecer ao comissário os recursos necessários para a efetivação do contrato assim como a remuneração devida ao comissário.
Espécies de comissão
A) interativa - o comitente estabelece de Forma individualizada o patrimônio a ser adquirido.
B) Facultativa - O comitente concede total liberdade ao comissário para que este proceda a escolha dos bens a serem adquiridos.
C) Discriminativa - o comitente estabelece normas gerais a serem cumpridas pelo comissário, concedendo-lhe, porém, certa liberdade.
Obs: Este contrato não se extingue pela morte de qualquer dos contratantes consequentemente, os herdeiros do comitente poderão exigir o cumprimento do contrato, assim como os herdeiros do comissário estarão obrigados ao cumprimento do contrato.
Aula 15 - do contrato de seguro
Trata-se de um contrato aleatório através do qual um dos contratantes(segurador) se obriga mediante o recebimento de determinada importância, denominada prêmio, a Indenizar a outra (segurado) pelos prejuízos que este vier a sofrer em decorrência de risco futuro e incerto.
O segurado, ao realizar o contrato, possui o direito de receber a apólice de seguro, a qual se caracteriza por ser o instrumento do contrato de seguro.
A apólice pode ser:
A) Nominativa -É aquela que consta obrigatoriamente o nome do beneficiário.
B) A ordem - é aquela que poderá ser transferida por endosso. 
C) Simples - é aquela que determina com precisão o objeto segurado e os riscos.
D) Flutuante - é aquele em que existe a possibilidade de substituição ou indeterminação do segurado, assim como os riscos.
Os riscos serão estabelecidos, via de regra, na apólice, não podendo se estabelecer seguro para a prática de atos ilícitos, assim como para a prática de atos dolosos.
Quanto ao prêmio, este será fixado em uma análise de probabilidades feita pelo segurador. O não pagamento integral do prêmio, segundo jurisprudência não exonera o segurador em caso de sinistro,devendo o mesmo Indenizar o segurado proporcionalmente ao valor do prêmio recebido. 
Ex:O Leo fez o seguro do seu carro, irá pagar em 10 parcelas de 500. ele pagou 8 parcelas e ficou inadimplente, o seguro do carro é de 120000 reais. Um mês após o seu inadimplemento, seu carro foi furtado. Leo receberá indenização proporcionalmente ao que pagou, ou seja, será indenização em 80%..
1)Do seguro de dano - O segurador não poderá segurar o bem por valor superior, e consequentemente, receber o prêmio sobre este montante. Se o bem se desvalorizar, salvo cláusula em contrário, não poderá o beneficiário receber valor superior ao que o bem possuía no momento do sinistro.
É lícita a transferência do contrato a terceiros por cessão ou alienação.
2)Do seguro de pessoas - O segurado deve abster-se de praticar qualquer ato que possa aumentar o risco, devendo proceder de boa fé e com a verdade das declarações prestadas ao segurador.
O capital poderá ser livremente estipulado, sendo lícito fazer seguro sobre a própria vida ou a de outrem.
O seguro de vida caracteriza-se por ser uma estipulação em favor de terceiros,possuindo cunho alimentar. Por esta razão, salvo o devedor de pensão alimentícia, o valor recebido pelo segurado é insuscetível de penhora.
Caso o segurado não tenha estabelecido os beneficiários, será procedido na forma da sucessão hereditária.
O prazo para se exigir o pagamento é decadencial de um ano. Em caso de suicídio, não haverá o pagamento nos primeiros dois anos de vigência do contrato.
Das obrigações do segurado
1)Pagar o prêmio;
2)Comunicar imediatamente ao segurado qualquer fato que possa aumentar o risco;
3)não praticar qualquer ato que aumente os riscos;
4)Comunicar imediatamente o sinistro.
Obrigações do segurador
Salvo estipulação em contrário, pagar em dinheiro o risco constante em apólice.
O segurador poderá exonerar-se do pagamento provando:
A) dolo do segurado;
B) que o valor dado a coisa é superior ao real;
C) inexistência de cobertura para o sinistro ocorrido;
D) Descumprimento das obrigações, especialmente no tocante ao agravamento dos riscos não comunicados ao segurador.

Outros materiais