Buscar

aula contratos 31/10 Civil III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Da prestação de serviços
Caracteriza-se por ser toda espécie de serviço ou trabalho material ou imaterial contratada mediante remuneração.
Sujeitos:
A) prestador - é a pessoa que se obriga a realizar o serviço
B) tomador - é a pessoa que contrata o serviço.
Regras gerais:
A) no contrato de prestação de serviço nada impede que o mesmo seja realizado a título gratuito, entretanto, via de regra, este contrato é realizado a título oneroso.
B) se o prestador não for contratado para certo e determinado serviço, entende-se que se obrigou com as suas forças físicas e condições.
C) não havendo acordo a cerca da remuneração, a qual deverá ser paga ao prestador após a realização do serviço, será fixada por arbitragem.
D) via de regra trata-se de uma obrigação de meio sendo personalissima, razão pela qual somente poderá ser realizada pelo próprio prestador, salvo na hipótese do tomador anuir com a transferência da obrigação a terceiros.
É) afim de evitar a escravidão o contrato é limitado ao prazo máximo de 4 anos, podendo por acordo inter partes ser renovado por igual período
F) em se tratando de um contrato personalissimo, se extinguirá pela morte de qualquer uma das partes, assim como na hipótese de fim do prazo estipulado no contrato ou resilição unilateral.
A resilição unilateral não exonera o tomador de cumprir proporcionalmente ao pagamento do serviço prestado pelo prestador
Da empreitada
Trata-se de espécie de prestação de serviço destinada a realização de uma obra
Espécies :
A) lavor - o empreiteiro fornece, tão somente, a mão de obra.
B) mista - o empreiteiro irá fornecer a mão de obra e os materiais.
Obrigações inerentes ao contrato
1) empreiteiro:
A) seguir fielmente as especificações técnicas da obra, caso contrário o dono da obra poderá rejeitá-la exigindo que o empreiteiro o faça em conformidade com estabelecido.
Se desejar o dono da obra poderá aceitá-la no estado em que se encontra com o abatimento proporcional do preço.
B) responsabilizar-se pelos materiais que inutilizar por sua imperícia.
C) entregar a obra no prazo estabelecido no contrato sob pena de se evidenciar a mora do devedor
2)Obrigações do dono da obra
A)Receber a obra ao final sob pena de evidenciar-se a mora do credor
B) efetuar ao final da obra o pagemento ajustado ao empreiteiro (610 e 611)
Dos riscos inerentes a obra
Em se tratando da empreitada de lavor, todos os riscos até a entrega da obra correm por culpa do dono da obra, todavia, se a empreitada for mista, todos os riscos correram até a entrega da obra por parte do empreiteiro.
Do preço
Em conformidade com o disposto no art 619,em se tratando de empreitada mista como todos os riscos correm por conta do empreiteiro, salvo estipulação em contrário no próprio contrato, se ocorrer durante a realização da obra, aumento do preço dos materiais ou da mão de obra, não poderá solicitar aumento do preço ao dono da obra.
O empreiteiro de municípios ou outras construções consideráveis, em se tratando de empreitada mista responderá pelo prazo irredutível de 5 anos pela segurança e solidez da construção, em razão dos materiais e do solo. Decairá o direito do dono da obra que não denunciar o defeito em até 180 dias a contar do seu aparecimento.
Plano de aula 14
Do contrato de mandato
(Mandato é um contrato
Mandado é uma ordem)
O contrato através do qual uma pessoa (mandante) confere poderes a outra (mandatário) para que pratique atos da vida civil ou administre interesses. (art!653) 
Características do contrato de Mandato
Trata-se de um contrato consensual, não solene, personalíssimo e, via de regra, gratuito, salvo na hipótese do mandato de correr de ofício (ofício é trabalho) ou se as partes estabelecerem remuneração. 
Da capacidade para constituir mandatário
Todas as pessoas que se encontrem com a capacidade de fato (maioridade) podem conferir poderes devendo a capacidade ser auferida no momento da realização do contrato. 
O mandante pode constituir mandatário somente para os atos que ele mesmo pode praticar. 
Da capacidade do mandatário 
Via de regra somente poderá ser mandatário as pessoas que possuem a capacidade de exercício, entretanto, o código civil no art 666 estabelece que o maior de 16 e menor de 18 poderá ser mandatário, todavia, caso não proceda em conformidade com as determinações do mandato não responderá por perdas e danos. 
O pródigo e a pessoa falida ou insolvente pode ser mandatário, uma vez que não estará praticando atos em seu próprio nome,mas em nome do mandante. 
O cônjuge pode ser mandatário sem a anuência do outro, salvo na hipótese do exercício do mandato colocar em risco o patrimônio do casal.
Espécies de mandato
A)expresso - a aceitação do mandatário se dá de forma expressa 
B) tácito - é aquele que se presume a aceitação em decorrência dos atos praticados pelo mandatário 
C) verbal - caracteriza-se quando o mandante confere poderes ao mandatário verbalmente. Tem como principal característica a insegurança jurídica, visto que o terceiro não tem certeza da existência do contrato, assim como os limites e os poderes que foram conferidos
D) por escrito - pode ser realizado por instrumento público ou particular. O documento que demonstra a existência do contrato de mandato denomina-se procuração
E) judicial - destina-se a prática de atos em juízo podendo ser conferidos por instrumento público ou particular, não se exigindo o reconhecimento da firma do mandante.
F) extra-judicial - destina-se a prática de atos em geral ou a administração de interesses
G) geral - destina-se a prática de atos gerais ou a administração de interesses em nome do mandante.
H) específico - destina-se a prática de determinado ato como por exemplo o mandato conferido para a celebração do casamento. (art 1542)
I) solidário - neste caso o mandato é conferido a mais de um mandatário e consequentemente estarão obrigados a praticar todos os atos conjuntamente.
J) sucessivo ou substitutivo - neste caso na ausência de um dos mandatários, os demais poderão atuar separadamente. 
Obrigações inerentes ao contrato 
A) como se trata de um contrato personalíssimo está obrigado pessoalmente com o cumprimento do contrato, salvo a hipótese de substabelecimento.
B) agir em conformidade e nos limites estabelecidos no contrato sob pena de responder por perdas e danos.
C) prestar contas ao mandante sempre que solicitado
D) concluir o negócio já iniciado mesmo ciente da morte do mandante se existir periculum in mora
Obrigações do mandante
A) O mandante é responsável por todos os atos praticados pelo mandatário em seu nome
B) adiantar os valores necessários ao mandatário para o exercício do mandato
C) restituir imediatamente as despesas suportadas pelo mandatário no exercício do mandato
D) Indenizar o mandatário por eventuais perdas e danos, que este sofrer no exercício do mandato
É) sendo o mandato oneroso efetuar o pagemento ajustado.
Da revogabilidade do mandato
O mandato é sempre revogável, salvo na hipótese de haver sido constituído com a cláusula "em causa própria", pois neste caso será irrevogável, irretratável e não se extinguirá pela morte de qualquer dos contratantes. (art 685). 
Se o contrato de mandato possuir cláusula de irrevogabilidade,e se o mandante revogar um mandato, responderá por perdas e danos. 
O mandante pode, via de regra, revogar o mandato a qualquer tempo, todavia, sendo o mandato oneroso, estará obrigado ao pagamento do preço proporcional ao serviço prestado pelo mandatário. 
O mandatário poderá, a qualquer tempo, renunciar aos poderes conferidos pelo mandante. 
Tratando-se de um contrato personalíssimo, a morte de qualquer das partes extingue o contrato de mandato,salvo nas hipóteses de existir periculum in mora, se for conferido em causa própria ou em se tratando de mandato judicial ocorrer o falecimento do mandante e neste caso o mandatário estará obrigado a prática de todos os atos até que seja substituído ou confirmado pelos herdeiros do mandante.
Casoo mandatário e comunique ao mandatário a sua substituição, este estará exonerado de suas obrigações. 
O mandato também será extinto quando o mandatário houver cumprido com os deveres contidos no próprio mandato. 
Do substabelecimento do mandato
É o ato através do qual o mandatário transfere a terceiros as obrigações inerentes ao contrato. Mesmo que no contrato exista cláusula impeditiva, poderá o mandatário substabelecer, todavia, o mandatário responderá perante o mandante por todas as perdas e danos dos atos praticados pelo substabelecido.
Independentemente do mandato haver sido celebrado por instrumento público, poderá o substabelecimento ocorrer por instrumento particular em conformidade com o art 655.
O substabelecimento poderá ocorrer com reserva de poderes e neste caso destina-se a prática de determinado ato pelo substabelecido ou sem reserva de poderes e neste caso o substabelecido poderá praticar todos os atos em nome do mandante.

Outros materiais