Buscar

Relatório Parcial Prointer I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 
	NOME
	RICARDO ANGELO DE ARAUJO VENTURA
	RA
	8364408696
Relatório Parcial – Prointer I
Plano de Negócios 
Disciplinas Norteadoras: 
Comportamento Organizacional
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Empreendedorismo
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Técnicas de Negociação
Tutora EAD: Deisy Franciellen Borges
BRASÍLIA / DF
11 de maio de 2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 
Autor: Ricardo Angelo de Araujo Ventura
Relatório Parcial – Prointer I
Plano de Negócios
Trabalho desenvolvido para o Curso de Tecnologia de Recursos Humanos. Disciplinas norteadoras: Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Pessoal e Profissional Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho, Técnicas de Negociação, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Relatório Parcial do Prointer I.
Tutora EAD: Deisy Franciellen
BRASÍLIA / DF
11 de maio de 2016
SUMÁRIO
Introdução 											4
Entrevista com um Empreendedor								5
Observações a respeito da entrevista 						 10
Análise das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas (SWOT)			 11
Considerações finais 									 13
Referências 										 14
INTRODUÇÃO
A palavra empreendedor – “entrepreneur” – tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. Segundo Dornelas (p.49: 2001), uma das fases do processo empreendedor é o plano de negócios.
O plano de negócios é um instrumento de suma importância para o empreendedor traçar, em estágio inicial ou não, um planejamento com o propósito de perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial futuro, sendo, ainda, um guia para uma gestão estratégica de um negócio. Ao final, o plano de negócio ajudará a responder a seguinte pergunta: “vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio?”.
O plano irá orientar a empresa na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, uma análise interna (pontos fortes e fracos) e externa (oportunidades e ameaças) do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da empresa. 
O Restaurante Manas, que está no mercado há pouco mais de um ano, tem ampliado sua estrutura, vem crescendo no mercado local e tem a pretensão de expandir o empreendimento. Será feita uma entrevista com a empresária Alessandra Silvério e uma análise de sua empresa.
A) Entrevista com um empreendedor 
Nome da Empresa: Restaurante Manas	
Endereço: QN 15-C Conjunto 02 Casa 09
Cidade: Riacho Fundo II – Brasília
Estado: DF
Ramo de Atividades: Gastronômico
Produtos e/ou serviços: Almoços, jantares e petiscos 
Data de Início das atividades: 14/11/2014
Entrevistado: Alessandra Silvério 
1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
À busca por uma independência financeira e ter um negócio que possa chamar de meu, para pôr em prática as minhas ideias.
2) Existem outros empreendedores em sua família?
Não. Fui a primeira, junto com minha irmã, da minha família a ter um empreendimento próprio, alguns parentes tinham projetos, mas os projetos nunca saíram do papel. 
3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
Sempre tive o sonho de ter minha empresa, e sempre gostei de cozinhar, mas foi após a faculdade, durante a faculdade e após fiz alguns cursos de culinária, quando entrei no mercado de trabalho e sofri por alguns anos em empresas alheias, ai resolvi abrir meu próprio negócio. Já tinha uma boa quantia na poupança, economizei ao máximo alguns meses, peguei um empréstimo e fiz a melhor escolha da minha vida.
4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
Formei-me em contabilidade, mas fiz vários cursos de culinária, trabalhei por alguns anos em restaurantes, então minha educação formal foi primordial para meu negócio.
5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
Porque, muitas vezes, não tem o capital necessário e não se arriscam por pensar que sua ideia já é ultrapassada, ou que vários tiveram a mesma ideia e não se deram bem, esquecendo eles que outros conseguiram com ideias parecidas, não confiando no seu potencial e diferencial, que são características de um empreendedor.
6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
Você tendo sua própria empresa a independência profissional é certa, terá sua independência financeira com o progredir do negócio, culminando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais, que estão entrelaçados.
7) De que forma, na teoria e na prática, a ética e as relações humanas no trabalho contribuirão para o sucesso de um empreendimento?
A ética e as relações humanas no trabalho são pilares para um empreendimento de sucesso. Ética está relacionada com honestidade, transparência; o empreendedor não só deve agir visando apenas ao lucro, mas também com preceitos éticos; agindo de modo escorreito, terá confiabilidade no mercado. Relações humanas no trabalho está relacionado com confiança, empatia(colocar-se no lugar do outro); ter uma boa relação com os funcionários e, se for o caso, com os sócios; remunerar de forma justa os funcionários, de acordo com a evolução da empresa, porque eles são peças chaves no crescimento da empresa e na obtenção de lucro. 
8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?
Trabalhava em um determinado restaurante, ganhava razoavelmente bem, porém via que minha contribuição era bem maior que minha remuneração e os méritos ficavam com o dono da empresa. Tinha uma boa quantia na poupança, economizei ao máximo alguns meses, peguei um empréstimo, e sabia que o mercado local precisava de um restaurante de qualidade.
9) Como você avaliou esta oportunidade?
Como já trabalhava no ramo, já sabia que havia reclamações de preço, qualidade do atendimento e do serviço prestado, que no caso era a comida, então resolvi montar meu próprio negócio.
10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
Não tive um plano de negócios propriamente dito, esse foi um dos meus erros iniciais. Meu planejamento foi com base na minha experiência. Sabia como montar uma cozinha, como servir, a base de quantas pessoas frequentam diariamente, o preço do produto para compra e eventualmente para venda, o pessoal necessário e tinha a ideia aproximada do lucro que poderia obter, caso o negócio desse certo.
11)Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
Já tinha trabalhado em alguns restaurantes.
12)Quais são suas forças e fraquezas? 
Forças: o preço acessível; a qualidade da comida, tanto o produto que compramos quanto o produto final que vendemos; o atendimento eficiente e cortês. Fraquezas: a falta de um plano de negócios; somos novos no mercado, ainda estamos nos firmando; o espaço em que estamos não é muito grande.
13)Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio? 
Tenho. Minha irmã é sócia, ele tem um imóvel que a parte de baixo é uma loja, então eu entrei com a ideia e o investimento, e ela entrou com o espaço. Dividimos todas as contas e responsabilidades.
14)O que significa ter ética nos negócios para você? 
Agir com boa fé, fazer sempre o certo mesmo que seja o mais difícil, não passar por cima dos outros para conseguir seus objetivos, pois, no futuro, sempre a recompensa vem. As pessoas confiarão em você e te respeitarão. Do contrário, agindo de forma antiética, mesmo sendo dentro da legalidade, você não terá credibilidade tanto dos funcionários quanto dos fornecedores
e clientes.
15)Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio?
Já tinha um dinheiro na poupança, economizei ao máximo alguns meses e peguei um empréstimo do banco, cerca de 30% do valor que precisava para abrir o negócio, minha irmã entrou com o espaço.
16)Onde e quando obteve estes recursos? 
Obtive o empréstimo no mesmo banco em que deixava minhas economias na poupança. Tirava o dinheiro quando precisava comprar materiais de construção para reforma, objetos do restaurante, planejar e equipar a cozinha, etc.
17)Quando e como obteve o primeiro cliente? 
Teve a inauguração do restaurante, chamei vários amigos e a família, mas meu primeiro cliente foi um casal que até hoje frequenta o restaurante.
18)Qual foi o momento mais crítico do negócio? Como foi superado? 
Os primeiros meses foram críticos, porque investi tudo para abrir o restaurante, o lucro nos primeiros meses foram para pagar dívidas e comprar o material de trabalho, pensei em fechar a churrascaria. O sufoco passou após 7 meses, por fim quitei as dívidas e consegui fornecedores certos.
19)Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor? 
O lado positivo é que você é seu próprio patrão, podendo colocar suas ideias em prática, você ganha sua independência financeira e profissional. O lado negativo é caso seu empreendimento não dê certo seu investimento vai por água a baixo, outro ponto negativo é que a responsabilidade fica toda nas suas costas, contudo não acho que isso seja um ponto negativo.
20)A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma? 
Sim, tive que abdicar do tempo em família para abrir meu empreendimento e mantê-lo. Hoje, como está mais estabilizado, consigo conciliar meu tempo com a família. 
21)Você faria tudo isso novamente? Porque? 
Sim, porque o que tenho hoje é um sonho realizado. Tenho meu próprio negócio e irei ampliá-lo.
22)Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso? 
Para acreditar nos seus sonhos, mas com os pés no chão. Muitos falarão que não dará certo e muitas vezes você pensará que é impossível, todavia com muito trabalho, esforço e competência você chegará lá. 
B) Observações a respeito da entrevista 
A entrevista com a empresária Alessandra Silvério dona do restaurante Manas foi muito proveitosa, uma vez que é um empreendimento novo e já tem feito sucesso no cenário local. Pude perceber que a experiência anterior que ele teve no mercado de trabalho foi essencial, porém com sua inexperiência em administrar um negócio quase pôs tudo a perder, sendo ela cozinheira de restaurante continuou no mesmo ramo, sabendo das fraquezas das empresas concorrentes fez disso um ponto forte de sua empresa, acrescentou suas ideias no seu empreendimento, ganhou confiança pela qualidade de seu produto, preço acessível e ótimo atendimento, conseguindo assim uma clientela fiel. Tem a pretensão de aumentar o espaço atual, essa conquista veio pelo bom trabalho que tem feito em sua empresa. 
A empresária abriu o empreendimento com base na experiência em seu ramo de trabalho, mas pelo fato de nunca ter gerido uma empresa antes não elaborou um plano de negócios inicial, elaborou apenas um simples planejamento baseada em sua vivência profissional. Por isso, no começo, sofreu com o alto investimento que fez para abrir a empresa e com baixo lucro nos meses seguintes, necessitando da reserva de caixa, que não fora feita para eventualidades; não tinha um fornecedor certo, ficou endividada, chegando ao ponto de quase ter que fechar as portas, mas conseguiu sair desse aperto, graças a sua competência profissional.
C) Análise das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas (SWOT)
A matriz FOFA é um instrumento de análise de negócio simples e valioso. Sua finalidade é detectar pontos fortes e fracos de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.
O nome é um acrônimo para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Também conhecida como análise FOFA ou análise FFOA, a matriz deriva da análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats).
Os fatores internos da empresa, também chamado de controláveis, são as forças(strenghts) e as fraquezas(weaknesses). Já os fatores externos, também chamados de incontroláveis, são as oportunidades(opportunities) e as ameaças(threats).
Realizar uma análise F.O.F.A. leva a empresa a pensar nos aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio, dos seus proprietários e do mercado.
A matriz F.O.F.A. é sempre feita em quadrantes, ou seja, em quatro quadrados iguais. Em cada quadrado são registrados fatores positivos e negativos para a implantação do negócio.
A tarefa principal é levantar o maior número possível de itens para cada área (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Quanto mais completo for esse levantamento, mais precisa será a análise e melhores são as chances de desenvolver soluções eficazes.
A seguir será feita uma análise SWOT(FOFA) da empresa Restaurante Manas:
	
	FATORES INTERNOS(CONTROLÁVEIS)
	FATORES EXTERNOS(INCONTROLÁVEIS)
	
PONTOS
FORTES
	FORÇAS
	Preço acessível;
	Produto de qualidade;
	Atendimento eficiente e cortês;
	Fornecedores confiáveis;
	Competência.
	OPORTUNIDADES
	Mercado local necessita de empresas de qualidade desse segmento;
	Absorção de novas tecnologias;
	Tirar mercado dos concorrentes;
	Formação de novas alianças ou parcerias.
	
PONTOS
FRACOS
	FRAQUEZAS
	O espaço em que funciona a empresa está pequeno pela demanda excessiva;
	Falta variedades de sobremesas e acompanhamentos;
	Ausência de serviço de entregas;
	Falta de estratégia.
	AMEAÇAS
	Recessão;
	Clientela local, pela razão de a empresa se encontrar em uma cidade-satélite cujo ponto forte não seja o comércio;
	Entrada de novos concorrentes;
	Mesmo o mercado local sendo pequeno, a empresa está relativamente há pouco tempo no mercado, comparado a outras empresas.
Considerações Finais 
O plano de negócios é um documento que específica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado, sendo ele de suma importância para estratégia de qualquer empresa. O plano ajuda na busca de informações sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos pela empresa, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, viabiliza a análise SOWT. 
Tive a ideia de como montar o próprio negócio através de relatos de uma empresária, embora nova no ramo, porém se mostra muito promissora. Ela, no começo de sua trajetória, não usou o plano de negócios, mas depois da entrevista e das informações sobre este instrumento, mostrou-se muito interessada em buscar mais detalhes e usá-lo em sua empresa.
A análise SWOT mostrou seus fatores internos, pontos fortes e fracos, e seus fatores externos, oportunidades e ameaças. A partir disso buscará melhorar e aproveitar as oportunidades do mercado.
Referências 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD 
http://biblioteca.univap.br/dados/INIC/cd/inic/IC6%20anais/IC6-74.PDF
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/use-a-matriz-fofa-para-corrigir-deficiencias-e-melhorar-a-empresa,9cd2798be83ea410VgnVCM2000003c74010aRCRD

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais