Buscar

av parcial penal

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701221892)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Acerca do dolo e da culpa, assinale a opção correta:
I O dolo indireto divide-se em dolo alternativo e dolo eventual;
 II A quebra do dever de cuidado, característica do tipo culposo, manifesta-se sob três formas de conduta: negligência, imperícia e imprudência, condutas estas comissivas;
III O crime preterdoloso é espécie de crime qualificado pelo resultado e possui como elementos o dolo e a culpa.
 IV o arrependimento posterior, cabível nos delitos praticados sem violência ou grave ameaça à pessoa, é considerado causa excludente da ilicitude.
		
	 
	I e III são verdadeiras
	 
	III e IV são verdadeiras
	 
	II e III são verdadeiras
	 
	I, II e IV são verdadeiras
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701226471)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao dolo e à culpa, assinale a opção correta. (Exame OAB/ Cespe-UnB ¿ 2009.2.)
		
	 
	Considere que determinado agente, com intenção homicida, dispare tiros de pistola contra um desafeto e, acreditando ter atingido seu objetivo, jogue o suposto cadáver em um lago. Nessa situação hipotética, caso se constate posteriormente que a vítima estava viva ao ser atirada no lago, tendo a morte ocorrido por afogamento, fica caracterizado o dolo geral do agente, devendo este responder por homicídio consumado.
	
	Caracteriza-se a culpa consciente caso o agente preveja e aceite o resultado de delito, embora imagine que sua habilidade possa impedir a ocorrência do evento lesivo previsto.
	
	A conduta culposa poderá ser punida ainda que sem previsão expressa na lei.
	
	Caracteriza-se a culpa própria quando o agente, por erro de tipo inescusável, supõe estar diante de uma causa de justificação que lhe permite praticar, licitamente, o fato típico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701222209)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(132º. Exame da OAB/SP / Elaborado pela VUNESP/Aplicado em 20.08.06) O art. 244 do Código Penal, com redação determinada pela Lei n.o 10.741/03, prescreve a seguinte conduta criminosa: ¿Deixar, sem justa causa, de prover a subsistência do cônjuge, ou de filho menor de 18 anos ou inapto para o trabalho, ou de ascendente inválido ou maior de 60 anos, não lhes proporcionando os recursos necessários ou faltando ao pagamento de pensão alimentícia judicialmente acordada, fixada ou majorada; deixar, sem justa causa, de socorrer descendente ou ascendente, gravemente enfermo¿. No caso, a expressão ¿sem justa causa¿ constitui:
		
	
	elemento subjetivo do tipo
	
	circunstância de adequação típica de subordinação mediata
	 
	elemento normativo do tipo
	
	circunstância de adequação típica de subordinação imediata
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701226581)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	    A partir da análise da charge apresentada, segundo a qual resta demonstrado que o cão de Betão mordeu Joãozinho, com base nos estudos realizados sobre condutas omissivas, comissivas, dolosas e culposas, assinale a alternativa correta acerca da responsabilização penal da conduta de Betão:
		
	
	será responsabilizado, haja vista sua caracterização como agente garantidor, por força do disposto no art.13, §2º, do Código Penal, sendo considerada sua conduta culposa ¿ culpa inconsciente.
	
	não há que se falar em responsabilização penal de Betão, ainda que este seja caracterizado como agente garantidor, por força do disposto no art.13, §2º, do Código Penal, pois o ataque do cão a Joãozinho era objetivamente imprevisível.
	 
	será responsabilizado, haja vista sua caracterização como agente garantidor, por força do disposto no art.13, §2º, do Código Penal, sendo considerada sua conduta dolosa ¿ dolo eventual.
	
	não há que se falar em responsabilização penal de Betão, pois o ataque do cão a Joãozinho, além de objetivamente imprevisível, não guarda relação com a conduta de Betão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701226438)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Acerca dos institutos da desistência voluntária, do arrependimento eficaz e do arrependimento posterior, assinale a opção correta. : (Exame OAB/CESPE - UNB 2009.1)
		
	 
	A natureza jurídica do arrependimento posterior é a de causa geradora de atipicidade absoluta da conduta, que provoca a adequação típica indireta, de forma que o autor não responde pela tentativa, mas pelos atos até então praticados.
	
	O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza responderá pelo crime consumado com causa de redução de pena de um a dois terços.
	 
	A desistência voluntária e o arrependimento eficaz, espécies de tentativa abandonada ou qualificada, passam por três fases: o início da execução, a não consumação e a interferência da vontade do próprio agente.
	
	Crimes de mera conduta e formais comportam arrependimento eficaz, uma vez que, encerrada a execução, o resultado naturalístico pode ser evitado
	1a Questão (Ref.: 201701951987)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Ano: 2014 - Banca: Aroeira - Órgão: PC-TO - Prova: Agente de Polícia). Nos termos do Código Penal, o desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de pena; se evitável, poderá diminuí-la de:
		
	 
	d) um sexto a um terço.
	
	c) dois a três quintos.
	 
	b) um a dois terços.
	
	a) um terço à metade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702047237)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(2015. CESPE. TRE-RS. Analista Judiciário - Administrativa) Em relação à imputabilidade penal, assinale a opção correta.
		
	
	Será isento de pena o agente que, por embriaguez habitual, não for capaz de entender o caráter ilícito do fato.
	
	A embriaguez não acidental e culposa exclui a imputabilidade no caso de ser completa.
	 
	Se a embriaguez acidental for completa, acarretará a irresponsabilidade penal.
	
	Os menores de dezoito anos de idade, por presunção legal, são considerados inimputáveis somente nos casos de possuírem plena capacidade de entender a ilicitude do fato.
	
	Para definir a maioridade penal, a legislação brasileira seguiu o sistema biopsicológico, ignorando o desenvolvimento mental do menor de dezoito anos de idade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702047828)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Exclui a culpabilidade por inexigibilidade de conduta diversa:
		
	 
	Coação moral irresistível
	
	Coação física irresistível
	
	Erro sobre a ilicitude do fato
	
	Menoridade
	
	nenhuma das alternativas anteriores
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701962095)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Ano: 2015 - Banca: VUNESP - Órgão: PC-CE - Prova: Delegado de Polícia Civil de 1a Classe). Considere que determinado sujeito, portador de desenvolvimento mental incompleto, ao tempo da ação tinha plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato, mas era inteiramente incapaz de determinar-se de acordo com esse entendimento ¿ o que fora clinicamente atestado nos autos em perícia oficial. Em consonância com o texto legal do art. 26 do CP, ao proferir sentença deve o juiz reconhecer sua
		
	
	d) semi-imputabilidade, condenando-lhe e aplicando-lhe pena diminuída.
	
	b) imputabilidade.
	 
	a) inimputabilidade.
	
	c) semi-imputabilidade, absolvendo-lhe e aplicando-lhe medida de segurança.
	
	e) semi-imputabilidade, condenando-lhe e aplicando-lhe medida de segurança.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702047267)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(2015. FCC. TRE-APProva: Analista Judiciário - Administrativa Maria é aprovada no vestibular para uma determinada Universidade Federal. No dia da matrícula, Maria, caloura, é recebida pelos alunos veteranos da universidade e submetida a um trote acadêmico violento. Além de outras coisas que foi obrigada a fazer, Maria foi amarrada em uma cadeirade bar e obrigada a ingerir bebida alcoólica até ficar completamente embriagada e sem qualquer possibilidade de entender o caráter ilícito de um fato ou de determinar-se de acordo com este entendimento. Maria é liberada do trote e sai do bar, dirigindo-se até o seu veículo que estava estacionado em via pública, sem conseguir movimentá-lo. Abordada por policiais, desacatou-os. Neste caso, no que concerne ao crime de desacato,
		
	
	terá a pena reduzida de metade.
	
	terá a pena reduzida de um a dois terços.
	
	terá a pena reduzida em 1/6.
	
	terá a pena aumentada de 1/3.
	 
	estará isenta de pena.
	1a Questão (Ref.: 201701321456)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Acerca dos Princípios Gerais do Direito Penal, limitadores do poder estatal, marque a resposta correta:
		
	
	O Princípio da Culpabilidade nos diz que está reservada à lei formal a tarefa de criar normas penais incriminadoras.
	
	O Princípio da Humanidade das penas significa que ninguém deve ser punido duas vezes por um mesmo fato.
	 
	O Princípio da Proporcionalidade determinada que uma norma incriminadora somente pode ser criada por lei.
	 
	O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana exige que o Estado dê tratamento digno para todas as pessoas humanas, incluindo-se eventuais infratores das normas penais.
	
	O Princípio da Insignificância significa que a lei penal não deve ser aplicada a condutas socialmente toleradas, ainda que formalmente típicas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701221871)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com base nos estudos realizados sobre Norma Penal do Mandato em Branco e seu confronto com o Princípio da Legalidade, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	a incidência do princípio da retroatividade da lei mais benéfica à norma penal do mandato em branco, no caso de norma complementadora heterogênea, está condicionada à previsão legal específica.
	
	o princípio da legalidade, ou reserva legal, não impede a utilização da norma penal do mandato em branco na tipificação da infração penal, desde que, seja respeitado o princípio da anterioridade no que concerne à norma complementadora.
	
	a norma penal do mandato em branco classifica-se em homogênea e heterogênea, consoante a natureza da fonte da qual emana a norma complementar. Diz-se homogênea, quando norma complementar e norma complementada provêm da mesma fonte, e heterogênea, quando provenientes de fontes diversas.
	 
	compreende-se como norma penal do mandato em branco, a norma penal incriminadora, cuja descrição da conduta punível é incompleta e, portanto, necessita de outro dispositivo legal para sua integração ou complementação para fins de legitimação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701226473)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA acerca dos conceitos e missões do Direito Penal.
		
	 
	O Direito Penal existe (finalidade do Direito Penal) exclusivamente para a proteção dos bens jurídicos mais relevantes, por isso, diz-se que a proteção penal possui primazia, prima ratio, sobre todas as outras formas de solução de conflitos.
	
	O Direito Penal cumpre apenas uma função ilegítima, segundo a doutrina nacional, de privar o indivíduo de liberdade, bem como de restringir demais direitos e garantias fundamentais.
	 
	A prevenção da vingança privada (na medida em que o Direito Penal tem incidência, evita que a vítima assuma por si só a tarefa de "castigar" o infrator) e o fato de servir como conjunto de garantias para todos os envolvidos no conflito (e no processo) penal são algumas das finalidades do Direito Penal.
	
	O poder legiferante penal independe dos bens jurídicos postos na Constituição Federal para determinar quais serão os bens tutelados.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701222837)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Acerca dos princípios norteadores, garantidores e limitadores do Direito Penal assinale a afirmação correta:
		
	
	é possível a criação de crimes e estabelecimento de penas através de medida provisória, basta que seja aprovada pelo congresso nacional
	
	A nova lei penal que cria um novo delito de natureza permanente se aplica aos fatos cuja permanência iniciou-se antes de sua entrada em vigor, ainda que a conduta típica tenha persistido já na sua vigência.
	
	Segundo o princípio da legalidade, a elaboração das normas incriminadoras e das respectivas sanções constitui função exclusiva da lei e da jurisprudência.
	
	o princípio da insignificância está expressamente previsto em lei penal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701222492)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Ante a constatação de que em toda sociedade existe o fenômeno dual hegemonia-marginalização, e que o sistema penal tende, geralmente, a torná-lo mais agudo, impõe-se buscar uma aplicação das soluções punitivas da maneira mais limitada possível. Igualmente, a constatação de que a solução punitiva sempre importa num grau considerável de violência, ou seja, de irracionalidade, além da limitação do seu uso, impõe-se, na hipótese em que se deva lançar mão dela, a redução, ao mínimo, dos níveis de sua irracionalidade." (ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro. Parte Geral. 7ª ed. São Paulo: RT, 2008).
 A partir dos estudos realizados sobre o controle social penal e suas missões no Estado Democrático de Direito, assinale a opção CORRETA acerca das funções não declaradas do sistema penal, bem como do(s) princípio(s) limitador(es) do poder estatal mencionado(s) no trecho transcrito.
		
	
	A seletividade do sistema penal a partir da exclusão da desigualdade social e o princípio da máxima intervenção do Direito Penal.
	
	A seletividade do sistema penal a partir da reprodução da desigualdade social e o princípio da máxima intervenção do Direito Penal.
	 
	a seletividade do sistema penal a partir da reprodução da desigualdade social e o princípio da mínima intervenção do Direito Penal.
	
	A exclusão da desigualdade social por meio do princípio da mínima intervenção do Direito Penal.
		
	1a Questão (Ref.: 201701929291)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pedro subtraiu bem móvel pertencente à Administração pública, valendo-se da facilidade propiciada pela condição de funcionário público. Pedro responderá pelo crime de peculato e não pelo delito de furto em decorrência do princípio da:
		
	
	progressão criminosa.
	
	alternatividade.
	 
	especialidade.
	
	consunção.
	
	subsidiariedade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701222144)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(TJ-PR. Juiz Substituto. Aplicado em 17/06/2007) Para a afirmação de atipicidade material pela aplicação do princípio de intervenção mínima, qual dos aspectos subsequentes NÃO deve ser levado em consideração:
		
	
	O bem jurídico.
	
	As condições da vítima.
	
	Os antecedentes do autor.
	
	A gravidade da conduta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702112459)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Procurador do Estado/SP ¿ Vunesp ¿ 2005) X, desafeto de Y, encontra-o na via pública e resolve matá-lo. Entram em luta corporal e, na disputa pela arma de fogo portada por X, Y consegue dispará-la contra seu agressor, porém Z, que passava pelo local, também acaba sendo atingido. No caso, incide:
		
	
	a norma da aberratio ictus com unidade complexa, reconhecendo-se o concurso formal.
	
	a excludente da legítima defesa tanto em relação a X quanto a Z, não havendo que se falar em aberratio ictus com unidade complexa.
	
	a regra do concurso material de infrações porque o resultado lesivo em Z afasta a incidência da excludente da ilicitude.
	
	a hipótese de excesso culposo na legítima defesa, e Y será processado pelo resultado causado a título de culpa em Z.
	
	a norma da aberratio ictus com unidade complexa, reconhecendo-se o crime continuado.4a Questão (Ref.: 201701221880)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Promotor de Justiça- MG- 2003) A respeito da lei penal no tempo, marque a opção FALSA:
		
	
	em virtude da abolitio criminis cessam a execução e os efeitos principais da sentença condenatória, como a imposição de pena, permanecendo os efeitos secundários, como a reincidência e a menção do nome do réu no rol dos culpados.
	 
	A lei posterior, que deixa de considerar como crime uma determinada conduta, retroage para alcançar os fatos anteriores à sua vigência, ainda que definitivamente julgados.
	
	Em decorrência do principio de legalidade, a lei penal não retroagira, salvo para beneficiar o agente.
	
	A denominada lei intermediaria, sendo a mais benéfica, retroagira em relação à lei anterior ( do tempo d;o fato) e será ao mesmo tempo, ultrativa em relação à lei posterior ( que a sucedeu antes do esgotamento dos efeitos jurídico-penais do acontecimento delitivo).
	
	As leis excepcionais ou temporárias são ultrativas, ou seja, têm eficácia mesmo depois de cessada sua vigência, regulando os fatos praticados durante seu tempo de duração.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701320314)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com base nos estudos realizados sobre a distinção entre e dolo e culpa, selecione,a opção correta.
		
	
	Quando o agente pratica uma conduta, da qual advém um resultado mais gravoso que o pretendido, sendo este previsível, será responsabilizado penalmente por ambos os resultados, ainda que não tenha assumido o risco de sua produção.
	
	Quando o agente deixa de prever o resultado que lhe era previsível, fica caracterizada a culpa consciente e o agente responderá por delito preterdoloso..
	
	Quando o agente, embora não querendo diretamente praticar a infração penal, não se abstém de agir e, com isso, assume o risco de produzir o resultado que por ele já havia sido previsto e aceito, há culpa consciente.
	
	Quando o agente, embora prevendo o resultado, não deixa de praticar a conduta porque acredita, sinceramente, que esse resultado não venha a ocorrer, caracteriza-se a culpa inconsciente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes