Buscar

1 s2.0 S0378382015302472 main

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-s2.0-S0378382015302472-main
An experimental study on combustion, engine performance and exhaust
emissions in a HCCI engine fuelled with diethyl ether–ethanol fuel blends
O artigo estuda os efeitos de uma mistura de éter dietilico e etanol no desempenho, combustão e nas emissões de exaustão de um motor HCCI. Durante os experimentos as proporções de volume de mistura foram de 30% etanol – 70% éter dietilico (E30/D40), 40% de etanol – 60% éter dietilico (E40/D60), 50% etanol – 50% éter dietilico e 100% éter dietilico (DEE).
	O motor utilizado foi um de 1 (um) cilindro com razão de compressão de 13:1, potencia máxima de 15 kW, velocidade máxima de 5400 rpm, tempo da abertura da válvula de admissão 12º BTDC e fechamento da válvula de exaustão 56º ABDC.
	A combustão foi obtida para misturas mais pobres, apenas com a diminuição da quantidade de etanol na mistura de combustível. A baixa temperatura de ignição e alta densidade de energia do éter dietilico ocasionaram em autoignições mesmo com misturas mais pobres. Melhorando assim, a ignição nas misturas de combustível. Também foi observado que o pico da pressão dentro do cilindro aumentou na medida em que se aumentou a temperatura de admissão para as misturas E30/D70, E40/D60 e E50/D50.
	O inicio da combustão foi retardada com o aumento de etanol na mistura devido ao fato de o etanol apresentar uma alta resistência à autoignição. Porem quando analisado o aumento da temperatura de admissão de ar, o inicio da combustão foi acelerado. Melhorando assim, a autoignição na câmara de combustão. 
A pressão media efetiva medida diminuiu com o aumento da quantidade de etanol na mistura e aumentou com o aumento da temperatura de admissão. Com um valor de lamba igual a 2 (dois), e 353 K de temperatura de admissão, quando comparado com o E30/D70, a mistura E40/D60 obteve um incremento de 23%, mediu se 2,98 Bar.
Quando comparado com o E30/D70, o rendimento térmico da mistura DEE aumentou cerca de 23,1%, obteve se 33,1%, a um lambda igual a 2 (dois).
	Os menores valores de emissão de CO foram medidos onde a temperatura de ignição e o oxigênio são menores. Substituindo etanol com éter dietilico, melhorou a capacidade de ignição da mistura. As emissões de HC aumentaram com o aumento de etanol e diminuíram com o aumento do lambda. A emissão de HC mais alta foi obtida na mistura E50/D50, em uma mistura rica e comparada com as outras misturas. As emissões de NOx foram observadas apenas na mistura E50/D50.
	Concluindo assim que a mistura de éter dietilico e etanol tem um efeito considerável na combustão HCCI, desempenho do motor e exaustão.

Outros materiais