Buscar

Aula 2 Introdução ao Estudo do Direito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução ao estudo do Direito
Prof. Me. Jossiani Honório Dias 
jossianiadv@Hotmail.com
A norma jurídica
A norma jurídica pode ser definida como: a norma jurídica que proíbe e obriga. A norma jurídica é o padrão de conduta social imposto pelo Estado, para que seja possível a convivência entre os homens, com o objetivo da organização social. As normas ou regras jurídicas estão para o Direito de um povo, assim como as células para um organismo vivo. Para promover a ordem social,
No entanto, existe distinção entre norma jurídica e lei. A lei é apenas uma das formas de expressão das normas, que se manifestam também pelo direito costumeiro e, em alguns países, pela jurisprudência. 
Características substanciais da norma jurídica
Bilateralidade: o Direito possui dois lados um com direitos e outro com deveres
Coercibilidade: Consiste no fato de existir uma sanção sobre outra sanção. Ex: Por motivos financeiros uma pessoa não tem condições de pagar uma divida judicial, então como uma forma de punição há a penhora de um bem para o pagamento da divida. Percebemos então que houve a sanção da multa e sobre esta sanção houve outra, que no caso é a penhora.
Generalidade: Podemos considerar basicamente com a seguinte frase: Todos são iguais perante a lei. 
Abstratividade. As normas jurídicas visam estabelecer uma fórmula padrão de conduta, aplicável a qualquer membro da sociedade. Regulam casos como ocorrem no seu denominador comum. Caso não houvesse a abstratividade para regular os fatos em sua casuística, os códigos seriam muito mais extensos e o legislador não lograria seu objetivo, já que a vida em sociedade é mais rica que a imaginação do homem
Imperatividade: Revela a missão de disciplinar as maneiras de agir em sociedade, pois o direito deve representar o mínimo de exigências, de determinações necessárias. Assim, para garantir efetivamente a ordem social, o direito se manifesta através de normas que possuem caráter imperativo. Tal caráter significa imposição de vontade e não simples aconselhamento. 
tIPOS
Normas de organização Visa ordenar e organizar a vida em sociedade (deve ser respeitada principalmente pelo estado
Normas de conduta É a consolidação das normas de direitos e deveres que deve ser seguida pela sociedade (deve ser respeitado principalmente pala sociedade civil) 
Critério da Existência 
A norma explícita é a norma tal qual está escrita nos códigos e nas leis. 
A norma implícita é aquela subentendida a partir da norma explícita.
Critério da extensão territorial 
Normas federais, estaduais e municipais. Diz que uma lei não pode passar por cima de outra seja ela federal, estadual ou municipal.
Critério da Imperatividade 
COGENTES: são as normas de ordem pública, as quais não podem ser derrogadas pela vontade do particular pois foram editadas com a finalidade de resguardar os interesses da sociedade. EX: ART 7 VIII DA CFB-
NÃO COGENTES: também chamadas de Dispositivas, possuem imperatividade relativa 	permite que se faça ou deixe de fazer alguma coisa Subdivide-se em:
PERMISSIVA: ART. 1517 do CC
SUPLETIVA: aplicável na falta de disposição em contrario das partes. ART 1640 DO CC (regime de bens no casamento)
Normas dispositivas (ou permissivas) Integrativas - preenchem lacunas deixadas por ocasião da manifestação da vontade. Ex.: Art. 1640, 1904 do CC. Validade de uma norma jurídica.
Validade de uma norma jurídica
Validade formal Vigência vem a ser “a Pratica de execução compulsória de uma norma jurídica, por haver preenchido os requisitos essenciais à sua feitura ou elaboração”
Desta forma, a norma jurídica tem vigência quando pode ser executada compulsoriamente pelo fato de ter sido elaborada com observância aos requisitos essenciais exigidos: 
Emanada de órgão competente; 
Com obediência aos trâmites legais;
E cuja matéria seja da competência do órgão elaborador.
Processo de elaboração de lei:
1°- Projeto de lei 
2°- Discussão /emenda 
3°- Votação 
4°- Sanção ou veto
 5°- Promulgação
6º- Publicação 
Validade Social ou Eficácia.
É a validade e o cumprimento que uma norma tem perante a sociedade. Validade Ética ou Fundamento. É a validade que a norma tem perante a ética que impera na sociedade
A questão da retroatividade, irretroatividade das leis
A Lei retroage apenas no direito penal e ainda assim em casos especiais em que a retroatividade beneficie a pessoa, mas formalmente dizendo a lei não retroage. 
Revogação da lei
Revogação da lei Por Ab-rogação: Ocorre quando uma lei revoga (extingue) outra lei substitui a anterior, a lei deixa de existir.
Por Derrogação: Ocorre quando apenas algumas partes da lei, são revogadas, a lei continua existindo, ela apenas esta modificada. 
Repristinação da lei
Consiste na restauração de uma lei revogada. Este processo deve ser feito com outra lei. Porem se a lei A é revogada pela lei B e a lei C revoga a lei B, a lei a não passa a ter vigência, logo deve-se ter uma intenção expressa do legislador para a restauração da lei.
Vocatio Legis – Quando a lei entra em vigor? 
A lei entra em vigor após 45 dias depois da sua publicação ou se na própria lei já tiver especificado o prazo para o início de sua vigência. Poderá ser maior ou menor de 45 dias após publicada.
O B R I G A T O R I E D A D E. obrigatoriedade é imperatividade: porque o seu descumprimento autoriza a imposição de uma sanção;
“A violência doméstica é uma realidade terrível que assola os lares brasileiros de forma explícita ou velada, atingindo mulheres, crianças e idosos. Geralmente revelam -se através de maus tratos, agressões físicas ou morais e abuso sexual. Este é o caso de Aninha, de 18 anos, que ao tentar desapartar a briga dos pais, pois seu pai bêbado tentava estrangular sua mãe, acabou sendo espancada e abusada sexualmente por ele”. 
Agora responda as seguintes perguntas: a) Analise a situação com base na Teoria Tridimensional do Direito e responda: O que é fato, valor e norma no caso apresentado?
b) O incesto narrado é crime? Viola alguma norma moral ou jurídica.
c) Há semelhança entre as normas morais e jurídicas aplicáveis ao caso? Sim, a semelhança entre normas morais e jurídicas ambas podem ser aplicadas no caso
Fato = Dado da (sociedade) Por seu pai estar bêbado desencadeou todo a situação Valor = Elemento da natureza (justiça) Norma = Elemento regulador (Lei)
b) O incesto narrado é crime? Viola alguma norma moral ou jurídica Não, incesto não é crime. Porem após o pai espancar e abusar sexualmente de Aninha, o pai infringiu uma norma jurídica. c) Há semelhança entre as normas morais e jurídicas aplicáveis ao caso? Sim, a semelhança entre normas morais e jurídicas ambas podem ser aplicadas no caso. 
A lei, a partir do momento que entra em vigor, é obrigatória para todos os seus destinatários, não podendo o juiz negar-se a aplicá-la ao caso que está julgando. Entrando em vigor, a ninguém é lícito ignorar a lei (princípio da inescusabilidade do desconhecimento da lei - doutrina seguida pela maioria dos juristas desde o século passado).
a) As razões de ordem moral, pois são
estas em última instância que
fundamentam o ordenamento jurídico;
b) As razões de ordem social, já que a
necessidade da segurança jurídica exige tal
postura;
c) As razões de ordem racional, pois se
alguém afirma desconhecer a lei, isto deve
ser levado em consideração sempre;
d) As razões de ordem ética, pois não fica
bem desconhecer as leis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais