Buscar

INTERNACIONAL SEMANA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 10 - RESPOSTA
Caso concreto
 
Em outubro de 2004 a Comissão Interamericana de Direitos Humanos submeteu à Corte Interamericana de Direitos Humanos uma demanda contra o Brasil pela violação aos direitos consagrados no art. 4º, 5º, 8º e 25º da Convenção Americana de Direitos Humanos. Alegou-se que D. Ximenes supostamente estaria sob condições sub-humanas em sua hospitalização, por motivo de tratamento psiquiátrico, em um centro de saúde que operava pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Constava das informações colhidas que D. Ximenes teria sido alvo de golpes e ataques contra sua integridade física por parte dos funcionários da casa de repouso. A Comissão Interamericana ressaltou a vulnerabilidade em que se encontram as pessoas com problemas psiquiátricos no Brasil e a obrigação especial do Estado de zelar pela proteção das pessoas que se encontram sob os cuidados de um centro de saúde que integra o SUS. 
 
Diante da hipótese acima, responda:
 
A Corte Interamericana de DDHH tem jurisdição para decidir a questão? Justifique e fundamente.
R: Criada pelo Pacto de São José, a Corte Interamericana de Direitos Humanos tem a finalidade de julgar casos de violação aos direitos humanos ocorridos em países que integram a Organização dos Estados Americanos (OEA), que reconheçam sua competência. Ou seja, trata-se de um organismo jurisdicional autônomo que faz parte do sistema regional interamericano de proteção aos direitos humanos, criado no âmbito da OEA. Assim, a Corte analisa, basicamente, os casos de suspeita de que os Estados-partes tenham violado um direito ou liberdade protegido pela Convenção. Uma vez que 
Pode a Corte determinar a reparação dos danos causados a D. Ximenes sem que tenha sido interposto e esgotado os recursos da jurisdição interna? Justifique e fundamente.
Resposta: Não, só depois de esgotados todos os recursos na jurisdição interna. É necessário ter exaurido todas as instâncias judiciárias internas sem que tivesse obtido a prestação jurisdicional.
O Brasil se obriga a cumprir o que for determinado pela Corte? Explique e justifique. 
Sim. O Brasil ratificou o Tratado e assim reconheceu a competência da CIDDHH, obrigando-se a cumprir o determinado pela Corte.
 
1ª QUESTÃO OBJETIVA
 
Em relação ao direito internacional dos direitos humanos, julgue C(certo) ou E (errado).
1-O direito de Haia, assim chamado por ter seus fundamentos nas quatro convenções internacionais ocorridas nessa cidade, destina-se à proteção das vítimas de conflitos armados — feridos, enfermos, prisioneiros de guerra, náufragos, população civil e militares que estejam fora de combate. ERRADO
EXPLICAÇÃO: O país é Genebra.
2-O Direito Internacional Humanitário, campo das ciências jurídicas com o objetivo de prestar assistência às vítimas de guerra, surgiu, efetivamente, com a primeira  Convenção de Genebra, em 1864. CERTA
 3-Atualmente, a garantia da eficácia dos direitos humanos compete principalmente à Corte Europeia dos Direitos Humanos, com sede em Estrasburgo, na França, e à Corte Interamericana de Direitos Humanos, sediada em São José da Costa Rica. CERTA
4-A Corte Interamericana de Direitos Humanos profere sentenças recorríveis pelos interessados, as quais declaram eventual violação de direito protegido por tratado, não lhe competindo, no caso concreto, determinar pagamento de indenização à parte lesada. ERRADA. 
EXPLICAÇÃO: Elas são irrecorríveis e definitivas e podem determinar o pagamento de indenização.
2ª QUESTÃO OBJETIVA
 
O Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (1966) admite a possibilidade de um Estado-parte suspender sua aplicação, “quando situações excepcionais ameacem a existência da nação e sejam proclamadas oficialmente”. O mesmo pacto não autoriza a suspensão de determinados direitos, entre os quais se destaca(m): (32º Exame da OAB)
a) a proibição da pena de morte e de tortura e penas ou tratamentos cruéis.
b) a proibição de escravidão e de prisão por não cumprimento de obrigação contratual.
c) a liberdade de pensamento, consciência e religião e proibição de propaganda em favor da guerra.
d) a liberdade de expressão e a garantia do princípio da reserva legal.

Outros materiais