Buscar

INTERNACIONAL SEMANA 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 11
 
M. Munbassa é procurado internacionalmente por ter alistado e recrutado menores de 15 anos nas forças armadas nacionais, utilizando-as para participar ativamente das hostilidades praticadas no conflito armado ocorrido de 2002 e 2003 na República do Congo. M. Munbasse foi localizado em 2008 pela Interpol, em Paris, França. Com relação ao caso acima, baseado em dados reais, responda:
 
a)    M. Munbassa praticou algum crime previsto pelo Direito Internacional? Qual(ais)? Fundamente sua resposta.
RESPOSTA: Sim, crime contra a humanidade e crime contra a paz, na medida em que recrutou crianças e as armou para utilizá-las como soldados nas forças armadas.
b)    Poderia ele ser julgado por alguma jurisdição supranacional? Qual? Fundamente.
RESPOSTA: Sim. Este é caso de competência suplementar do Tribunal Penal Internacional, uma vez que ninguém avocou a si a propositura de ação por crime contra a humanidade contra o Mumbassa.
c)    Poderia a instância supranacional atuar independentemente da provocação da jurisdição estatal? Justifique e fundamente.
RESPOSTA: O Estado pode lançar mão do seu próprio poder judiciário quanto pode denunciar o fato ao TPI. O tratado confere ao TPI esse poder.
d)    A França teria que obrigatoriamente entregar Munbassa? Explique e justifique.
RESPOSTA: Uma vez que a França é signatária do Estatuto de Roma, cumpri-lhe entregar o indivíduo acusado de crimes contra a humanidade, no entanto ela não é obrigada, mas é um dever moral.
 
1ª QUESTÃO OBJETIVA
 
Acerca de tribunais internacionais e de sua repercussão, assinale a opção correta. 
 
A) O Tribunal Penal Internacional prevê a possibilidade de aplicação da pena de morte, ao passo que a Constituição brasileira proíbe tal aplicação. 
B) O § 4.º do art. 5.º da Constituição Federal prevê a submissão do Brasil à jurisdição de tribunais penais internacionais e tribunais de direitos humanos. 
C) O Estatuto de Roma não permite reservas nem a retirada dos Estados-membros do tratado. 
D) O Estatuto de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional, estabelece uma diferença entre entrega e extradição, operando a primeira entre um Estado e o mencionado tribunal e a segunda, entre Estados. 
 
  
2ª QUESTÃO OBJETIVA
 
O asilo diplomático é um instituto latino-americano de direito internacional e tem por objetivo a proteção de pessoas perseguidas por motivos ou delitos políticos. São locais de asilo, segundo a Convenção de Caracas, de 1954, (33º Exame da OAB, questão 93)
A) legações, navios de guerra e acampamentos ou aeronaves militares.
B) legações, consulados e sedes de organizações internacionais.
C) acampamentos militares, consulados e veículos de embaixadas.
D) navios e aeronaves militares e sedes de organizações internacionais.
 
3ª Questão objetiva
Como antecipou Joaquim Nabuco, a escravidão e o tráfico de escravos, graves violações aos direitos humanos, estão hoje proscritos pelo direito internacional. À luz das normas de direito internacional aplicáveis ao tema, julgue C(certo) ou E(errada). (Prova para o Instituto Rio Branco 2010)
1-Atos de escravidão, em determinadas circunstâncias, podem constituir crimes contra a humanidade. CERTA
2-É nulo todo tratado que regulamente o tráfico de escravos entre dois ou mais Estados. CERTA
3-A Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados (l969) enumera as normas imperativas de direito  internacional (jus cogens), entre as quais, a proibição da escravidão. ERRADA
4-O tráfico de pessoas como modalidade de crime organizado internacional limita-se à exploração de mão de obra escrava. ERRADA

Outros materiais