Buscar

linguagens e suas fontes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A partir da leitura da citação acima e dos conteúdos abordados no texto-base O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula sobre o resultado mais significativo da seleção dos vestígios feita pelos historiadores no tempo presente, é correto afirmar que:
	B
	os historiadores deixam para as próximas gerações impressões dos vestígios passados produzidas a partir de métodos e teorias do tempo presente.
A partir da leitura da passagem acima e os conteúdos abordados no texto-base A construção de uma Didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino, a aceitação do filme como documento no ensino e pesquisa de história se deve...
	
	A
	a uma nova concepção de história divulgada a partir da Escola dos Annales, que abandonou a concepção defendida pela escola metódica.
De acordo com a citação acima e o texto-base O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes em sala de aula sobre os elementos que devem ser considerados para o uso de fontes em sala de aula, é correto afirmar que:
	C
	as fontes devem ser usadas de modo a mostrar ao aluno como os a construção do conhecimento histórico é complexa.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história sobre a música e o ensino de História, é correto afirmar que:
	
	A
	a música, através de seus autores e intérpretes, registra tudo que está ao seu redor, e esse registro torna-se fonte para o desenvolvimento de conceitos e formação histórica dos alunos.
Levando em consideração o fragmento dado e os conteúdos abordados no texto-base Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas acerca da questão da formação da nacionalidade e identidade nacional brasileira nas primeiras décadas do século XX, leia as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
( ) No início do século XX, o discurso intelectual esteve desvinculado da produção política quanto à questão da formação da nacionalidade e da identidade nacional.
( ) Muitas associações foram fundadas para desenvolver a ideia do sentimento de identidade nacional vinculada ao entendimento de que era tarefa dos intelectuais a formação de uma consciência nacional.
( ) Entendia-se que a formação da consciência nacional estava intrinsecamente ligada à consciência das elites, pois estas deviam conduzir as massas.
( ) Era a burocracia estatal que controlava o trabalho pedagógico, uma vez que era nos seus quadros que atuavam os intelectuais que conduziam o discurso do poder sobre os objetivos da educação. 
	B
	F – V – V – V

Outros materiais