Buscar

profbio artigos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ 
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO
Grupo 2
Levantamento de  material sobre Revisão Narrativa de Literatura e identificação de questões metodológicas relevantes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa educacionais.
Revisão da literatura é o processo de busca, análise e descrição de um corpo do conhecimento em busca de resposta a uma pergunta específica. “Literatura” cobre todo o material relevante que é escrito sobre um tema: livros, artigos de periódicos, artigos de jornais, registros históricos, relatórios governamentais, teses e dissertações e outros tipos de acordo com o método de elaboração. A “revisão narrativa” não utiliza critérios explícitos e sistemáticos para a busca e análise crítica da literatura. A seleção dos estudos e a interpretação das informações podem estar sujeitas à subjetividade dos autores. É adequada para a fundamentação teórica de artigos, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de cursos. 
Podemos citar como materiais interessantes ,por exemplo, os artigos
=> “Doenças inflamatórias intestinais: revisão narrativa da literatura”: Identificamos metodologias relevantes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa educacionais na área de fisiologia humana, digestão, alimentação saudável e saúde. Disponível em: https://revistas.pucsp.br//index.php/RFCMS/article/view/20378 
=> “Analogias Históricas: Reflexões para o ensino de Biologia”, onde ressaltamos as potencialidades da articulação com a História da Ciência para uma melhor utilização das analogias no ensino e a importância destas reflexões fazerem parte da formação dos professores de ciências.
Disponível em: http://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/viewFile/298333/387408
=> “Uso de metodologias educacionais na conscientização das infecções transmitidas por água e alimentos por protozoários emergentes”. Embora a literatura da área de educação em saúde e de ensino da saúde como tema transversal nas escolas, recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, apontaram que o conteúdo tem sido abordado de forma, em geral, superficial e inadequada. |Consideramos a metodologia importante para estimular mais pesquisas educacionais nessa área onde é tão presente o senso comum.
Disponínel em: www.jmphc.com.br/saude-publica/index.php/jmphc/article/download/211/214
=> “Edulcorantes: uma revisão da literatura” O trabalho objetivava analisar os principais adoçantes disponíveis no mercado. Poderia nortear pesquisas e debates sobre os efeitos do consumo dos adoçantes e do açúcar refinado na saúde e trabalhar doenças relacionadas a alimentação como obesidade e diabetes.
Disponível em:
 https://repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/4653/1/Kamila%20Rubini%20Zamprogno.pdf
=> “Corpo Humano no Ensino de Ciências: Uma revisão da Literatura Nacional.” Utilização do tema anatomia humana como ferramenta para aplicar o tema transversal saúde no meio escolar. Desmistificação de questões polêmicas, e comportamentais dos alunos, frente às DSTs, AIDS e gravidez indesejada. 
Disponível em http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1358-1.PDF
=> “Construção de um Vídeo Educativo sobre Detecção Precoce do Câncer de Mama” No caso do ensino de biologia para o ensino médio, em escolas públicas, poderia ocorrer o trabalho interdisciplinar entre Biologia e Artes, com o objetivo de produzir pequenos vídeos, inclusive como o uso de celulares dos alunos, visando a informação.
Disponível em http://www1.inca.gov.br/rbc/n_59/v03/pdf/10-artigo-construcao-video-educativo-sobre-deteccao-precoce-cancer-mama.pdf
=> “Metacognição no processo de letramento informacional desenvolver a capacidade para refletir sobre o próprio processo de busca e uso da informação – LI – conhecer e saber sobre o quê, quando, como e por que realizam as atividades de busca e uso da informação, bem como usar as estratégias de intervenção.
Disponível em : https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655
Referências:
http://www.ip.usp.br/portal/images/biblioteca/revisao.pdf Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia -Biblioteca Dante Moreira Leite -Av. Prof. De Mello Moraes, 1721 Bloco C - Cep 05508-030 –SP - Tel: 3091- 4190
Doenças inflamatórias intestinais: revisão narrativa da literatura
Analogias Históricas: Reflexões para o ensino de Biologia
Uso de metodologias educacionais na conscientização das infecções transmitidas por água e alimentos por protozoários emergentes
Edulcorantes: uma revisão da literatura
Corpo Humano no Ensino de Ciências: Uma revisão da Literatura Nacional.
Construção de um Vídeo Educativo sobre Detecção Precoce do Câncer de Mama
Metacognição no processo de letramento informacional

Outros materiais