Buscar

AP1 Formação de preço 2222

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mercado e estratégias de preço.
Para elaborarmos uma boa estratégia é preciso darmos o primeiro passo, analisando sempre a concorrência e como eles se comportam no mercado, Além de identificarmos, precisamos analisa-los. Podendo você mesmo de forma superficial realizar sua pesquisa de mercado.
Antes de desenvolver sua estratégia de precificação, você não deve deixar de buscar informações sobre seus concorrentes e avaliar o desempenho deles em alguns quesitos. Embora seja uma missão bastante cansativa e mçante, é de tamanha importância para o sucesso da sua empresa. Na verdade você está muito mais ansioso para vender do que para fazer pesquisas de mercado. Porém deve sempre ter em mente que a busca de informações é uma das principais características do comportamento empreendedor. O grande segredo de uma pesquisa de mercado desse tipo não é a quantidade de informações que você colherá a respeito dos seus clientes, mas a forma como interpretará os dados e fará seu uso. Lembre-se sempre que quem oferece o menor preço nem sempre consegue as maiores vendas e quem oferece o maior preço nem sempre possui o produto de melhor qualidade. O preço é o resultado de um conjunto de vantagens oferecidas ao cliente. Quem conseguir oferecer o melhor conjunto, certamente venderá mais e poderá praticar maiores preços. Devemos sempre ser imparcial com a análise não subestimando ou sequer supervalorizando a concorrência.
Você pode analisar alguns quesitos praticados pela concorrência , como: Tempo de garantia, prazo de entrega, ponto de venda, perfil de reação, etc.
Para determinarmos um preço de venda, devemos analisar algumas situações, como: a formação do preço de venda por semelhança com o mercado concorrente, em função do mercado consumidor e por meio dos custos.
Analise seus clientes sob o ponto de vista das suas exigências, atribuindo pesos de 1 a 14 para cada um dos quesitos listados, sendo o maior peso aquele que você acredita ser o mais importante para os seus clientes, não repetindo pontuações para nenhum quesito. O uso da tabela tornará seu trabalho mais organizado e fácil de entender. Atribua notas de 1 a 5 para cada cliente analisado. Quanto maiores forem as exigências do cliente no atendimento ao quesito, maior será sua nota.
Ao final, calcule para cada cliente a pontuação total, obtida pela somatória dos produtos , peso versus nota, de cada quesito. Aquele cliente que conseguir melhor pontuação ponderada você poderá considera-lo o mais exigente. Com os dados completo dos clientes e concorrentes, você estará pronto para escolher a melhor política de preços. 
Somados todos os itens se determinará o preço. Este precisa ser avaliado, comparado, analisado, equalizado com os preços da concorrência. Se está mais alto que esta, uma avaliação precisa ser feita, questionando-se:
 
- há excesso de custos industriais, mercadológicos ou de outras ordens, que estão sobrecarregando o preço?
- a formação do preço de venda está correta, em todas as etapas?
- os tributos estão aplicados de forma correta na planilha?
- a margem de lucro é compatível com a linha de produtos e o risco empresarial?
Para determinarmos um preço de venda, devemos analisar algumas situações, como: a formação do preço de venda por semelhança com o mercado concorrente, em função do mercado consumidor e por meio dos custos.
A empresa deve diminuir custos diretos e despesas fixas para oferecer um preço competitivo no mercado.
Ao determinar o preço de venda do seu produto ou serviço, tenha sempre em mente que essa é uma das atividades mais importantes para a sua empresa. Preços abaixo do mercado, além de reduzirem as possibilidades de lucros, podem despertar uma demanda tão elevada que você não conseguirá atender e, assim, seus clientes passarão a procurar os concorrentes, mesmo que pagando preços maiores. Por outro lado, preços elevados podem deixá-lo sem demanda suficiente para atender suas necessidades de caixa, o que fará com que sua empresa acabe se endividando. Devemos sempre encontrar o ponto mais equilibrado possível entre aquilo que o cliente esta disposto a pagar e aquilo que a empresa necessita cobrar, atendendo sempre a necessidade do caixa, de modo que sobre lucro para continuar o investimento.

Outros materiais