Buscar

NORMAS ABNT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Associação brasileira de normas técnicas 
Componentes: 
Ana Laura Marques
Beatriz Almeida 
Beatriz Lobão
Brena Costa
Caio Brandão
Fernanda Fonseca
Juliana Hohlenwerger
Orientadora: Rúbia 
O que é ABNT ?
A ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).
A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.
Importância DA ABNT
As regras da ABNT 2017 são fundamentais para fazer a formatação dos trabalhos acadêmicos, principalmente o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). As normas são usadas internacionalmente, mas reguladas no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Quando o conhecimento científico está dentro das normas técnicas, ele indica confiabilidade e segurança. As normas também ajudam a organizar as informações e estruturá-las dentro de um trabalho
Qual a importância da ABNT nos trabalhos acadêmicos?
As normas da ABNT são importantes nos trabalhos de pesquisa porque criam uma uniformidade, ou seja, um padrão que é facilmente compreendido por pesquisadores de todo o mundo.
A ABNT costuma revisar as suas regras e atualizá-las, através de comissão. As mudanças efetuadas são poucas, mas é muito importante que o estudante procure conhecê-las a fundo para adaptar a formatação dos seus trabalhos.
ESTRUTURA PARA TCC
 
Capa: deve conter o nome da instituição, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.
Folha de rosto: Autor, título, cidade, ano, nota descritiva que deve conter o objetivo do trabalho e o nome do orientador. agradecimentos: espaço no qual o autor presta homenagens e faz agradecimentos. 
Resumo: é um texto, de 150 a 250 palavras, que sintetiza em um único parágrafo as ideias do trabalho. 
Sumário: serve para apresentar as enumerações das páginas e as respectivas seções do trabalho. O alinhamento é à esquerda, sem recuo. 
Introdução: deve conter os temas que serão tratados no trabalho, além da justificativa e do objetivo do TCC. 
Desenvolvimento: a principal parte do trabalho, que deve conter a exposição do assunto tratado de forma detalhada e completa.
 Conclusão: é a finalização do trabalho, onde o autor recapitula o assunto e fala um pouco sobre os resultados.
Regras de formatação
Numeração da página: a contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algoritmos devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda.
Margens: a superior e a esquerda devem ter 3cm de distância da borda. Já a inferior e a direita devem apresentar margem de 2cm.
Títulos: é importante que sejam escritos no tamanho 12 (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman).
Texto: o texto do TCC deve ser escrito com as letras no tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas. Notas de rodapé: letras com tamanho menores que 12 e espaçamento simples.
Citações
Referências 
MORETTI, Isabella. “Regras da ABNT para TCC: conheça as principais normas”. 2014. Disponível em: <http://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas>. Acesso em: 01/09/2017.
SCALZARETTO, Natalia. “Conheça as regras de padronização da ABNT para trabalhos acadêmicos”. 2015. Disponível em:
<http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/11/06/1133394/conheca-regras-padronizacao-abnt-trabalhos-academicos.html>. Acesso em 01/09/2017.
http://www.abnt.org.br/abnt/conheca-a-abnt 
http://iesla.com.br/noticias/importancia-das-normas-da-abnt/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais