Buscar

Avaliando Psicodiagnóstico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408874224)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um homem vai andando da sua casa para o seu trabalho. No caminho ele vai contando o número de postes. Quando já está chegando no seu trabalho, ele começa a achar que contou errado o número de postes e volta até a sua casa para contar os postes novamente. Esse comportamento é um sintoma característico de um transtorno
		
	
	de humor;
	
	de conversão.
	
	esquizofrênico;
	 
	obsessivo-compulsivo;
	
	sociopático;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408412733)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: O pequeno Rafael, após ser mordido por um cãozinho em sua rua fica apavorado com a aproximação de qualquer tipo de cão.
		
	
	Fobia Social
	
	Transtorno de ansiedade generalizada
	
	Transtorno do pânico
	 
	Fobia específica
	
	Transtorno de stress pós traumático
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408412707)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os manuais diagnósticos classificam diversos subtipos de esquizofrenia dentre as quais podemos destacar a do tipo paranóide que apresenta como principais características:
		
	
	Perturbação acentuada da função motora, que pode envolver estupor, negativismo, rigidez, excitação ou posturas bizarras.
	 
	Preocupação com um ou mais delírios ou alucinações auditivas freqüentes, classicamente delírios de perseguição ou grandeza.
	
	Pensamento acelerado e motricidade bastante lentificada.
	
	Regressão acentuada para um comportamento primitivo, desinibido e desorganizado.
	
	Coerência na fala e motricidade fina muito desenvolvida.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408904104)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Márcio tem 19 anos e mora sozinho, num quarto e sala no bairro do Jardim Botânico. Na semana passada precisou ser levado ao médico à força, pois havia 1 mês que não saia de casa, estava emagrecido e extremamente agitado. Foi morar sozinho no ano passado, depois de muito insistir com sua mãe para isso. Precisava morar perto da Rede Globo de televisão, pois seu sonho é trabalhar na emissora. Faz curso de teatro desde os 13 anos. Seus amigos atualmente são jovens atores e pessoal técnico da TV que conhece no bairro. A idéia de trabalhar na TV surgiu aos 12 anos, quando participou de um programa da Xuxa, desde então a apresentadora virou sua inspiração e a Globo uma idéia fixa. Sua mãe teve dificuldade de conseguir que terminasse os estudos, ele só se formou em troca da garantia de morar sozinho. Há algum tempo, entretanto, Xuxa deixou de ser uma inspiração para Marcio e começou a virar um problema. Ele não perde uma apresentação de seus programas e acredita que ela está se dirigindo para ele quando fala. Ela faz piadinhas, lança olhares e indiretas para ele através da tela. O que o está deixando mais nervoso é que Xuxa ainda não o chamou para trabalhar com ela, mas suas idéias começaram a desaparecer subitamente da cabeça, aparecendo tempos depois nos programa da loura. - Não sei como ela faz isso, antes era só desligar a TV que acabava nossa conversa, mas agora ela tem acesso direto aos meus pensamentos, e está plagiando minha melhores ideias!
		
	
	a) Transtorno de humor
	
	c) Personalidade histriônica
	 
	d) Esquizofrenia paranóide
	
	e) Fobia Social
	
	b) Transtorno obsessivo compulsivo
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408412730)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: Marcos é um homem de 35 anos que foi encaminhado pelo psiquiatra em função de um nível muito alto de ansiedade e o grande temor de que a qualquer momento uma desgraça aconteça; por conta deste temor Marcos liga para sua esposa e filhos muitas vezes por dia perguntando se está tudo bem com os mesmos e, mesmo após todos chegarem em casa, não consegue relaxar continuando hipervigilante.
		
	 
	Transtorno de ansiedade generalizada
	
	Fobia específica
	
	Fobia Social
	 
	Transtorno do pânico
	
	Transtorno de stress pós traumático

Outros materiais