Buscar

Fatores Pré analíticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lílian Andrade – Monitoria de Habilidades Práticas Laboratoriais I
Fatores Pré-analíticos
Antes da realização dos exames laboratoriais é importante conhecer alguns fatores que podem interferir nos seus resultados e, consequentemente, podem afetar a conduta médica e o bem-estar do paciente: os fatores pré-analíticos. 
A fase pré-analítica é responsável por 70 % dos erros que ocorrem em um laboratório e inclui a indicação do exame, bem como a redação, a leitura e a interpretação da solicitação, a transmissão das instruções ao paciente, avaliação do seguimento dessas instruções, procedimentos de coleta, acondicionamento, transporte e preservação da amostra até o instante da realização do exame. Algumas causas de variação nos resultados dos exames durante essa fase são: atividade física, jejum, dieta, fármacos e álcool, garrote e hemólise. 
Atividade física: a realização de exercícios físicos pode causar aumento na atividade sérica de algumas enzimas, como a Aspartato aminotransferase. Esse aumento pode persistir por 12 a 14 horas após o fim do exercício.
Jejum: para a maioria dos exames laboratoriais preconiza-se jejum de 12 a 14 horas, com algumas exceções. A falta do jejum pode ocasionar lipemia e turbidez do soro, que podem interferir em algumas metodologias e alterar o resultado final dos exames. 
Dieta: na semana de realização do exame, o paciente deve manter sua dieta habitual. 
Fármacos e álcool: Ambos podem interferir no resultado dos exames, por isso é importante registrar o nome dos medicamentos utilizados pelo paciente e questioná-lo acerca da ingestão de álcool, pois interfere nas dosagens de glicose, triglicérides e Gama GT (perfil hepático). 
Garrote: não deve permanecer no braço do paciente por mais de um minuto. Acima desse tempo, ocorre aumento da pressão intravascular, facilitando a saída de líquido e pequenas moléculas para o espaço intersticial, provocando hemoconcentração. 
Hemólise: é a liberação dos constituintes intracelulares para o plasma ou soro quando ocorre ruptura das células sanguíneas. Pode interferir na dosagem de alguns analitos e é reconhecida pelo aspecto avermelhado do soro ou plasma após a centrifugação ou sedimentação devido à hemoglobina proveniente dos eritrócitos rompidos. 
	Tendo em vista que um dos principais objetivos dos exames laboratoriais é auxiliar no raciocínio médico após a anamnese e exame físico, percebe-se a necessidade do cuidado com a fase pré-analítica, buscando a segurança do paciente e resultados precisos. É importante notar que não cabe apenas ao laboratório o controle sobre todos os fatores pré-analíticos, sendo muitos deles dependentes da orientação do paciente e da solicitação correta dos exames pelo médico.
Referência: UNIFESP. Manual de coleta de material biológico 2016/17. http://www.unifesp.br/dmed/patologiaclinica/laboratorio-central/manuais/manual-de-coleta-de-material-biologico-2016-2017/view

Outros materiais