Buscar

Direito Administrativo II casos 1 a 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito Administrativo II – Queimados – 2ª 18:50
Danielle Borgatte de Brito
Matrícula : 201407029207
Respostas dos casos concretos 
Alula 1
A) O princípio da continuidade do serviço público consiste na exigência de que o serviço seja prestado de forma permanente, sem interrupção, visando estabilidade para os usuários por meio de sua manutenção ininterrupta. 
A continuidade da prestação do serviço facultativo pressupõe o cumprimento de deveres por parte do usuário e, no caso em questão a interrupção do serviço, foi feita após prévio aviso, em decorrência de inadimplemento do usuário. O equilíbrio econômico-financeiro do contrato restaria abalado caso a concessionária fosse obrigada a prestar o serviço a todos consumidores inadimplentes acarretando possivelmente encargos maiores aos adimplentes para viabilizar a continuidade da prestação do serviço e incentivaria a inadimplência causando inviabilização da continuidade na prestação do serviço. 
B) Nesse caso, existe conflito entre a aplicação do CDC E DA Lei 8987 de 1995, porém tal conflito já se encontra pacificado na doutrina e jurisprudência, pela aplicação do critério da especialidade, haja vista que a lei busca disciplinar relação especial de consumo (usuário de serviço público). Sendo assim, o CDC se aplica apenas de forma subsidiária aos serviços públicos.
Aula 2 
A)O tipo de licitação está correto, já que a Lei faculta a adoção desse critério de julgamento. Mas a modalidade de licitação não é adequada, pois a Lei prevê, obrigatoriamente, que a licitação ocorra na modalidade de concorrência .
B) Sim, pois a Lei n º 11.079/2004 veda expressamente à Administração Pública ser titular da maioria do capital votante das sociedades de propósito específico criadas para implantar e gerir o objeto da parceria.
Aula 3
A)É desnecessária a licitação formal prevista na Lei 8666/93, mas a administração deverá observar os princípios do artigo 37 da CF/88 na escolha da entidade, logo, deverá realizar procedimento licitatório simplificado , a fim de garantir a observância dos escolha da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
B) Não. Por não integrarem a Administração Pública, as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público não se submetem às regras de concurso público, nos termos do art. 37, II, da CR FB.
Aula 4 
A) Não. A desapropriação consiste em modo originário de aquisição de propriedade, ela libera o bem público de qualquer ônus real que incidia sobre a propriedade antes , já que o Poder Público tem liberdade para a expropriação.
Não há qualquer relevância atribuída á vontade do proprietário. A transferência é irreversível , e com a desapropriação consideram extintos os direitos reais de terceiros sobre a coisa.
B) Sim, o locatário, bem como o proprietário, tem direito á justa indenização pelos prejuízos causados pela desapropriação, pois terá prejuízos distintos dos suportados pelo proprietário. O locatário deverá ser indenizado pela interrupção do negócio e perda do estabelecimento empresarial . Entendimento tal com base em entendimento do STJ, que firmou jurisprudência no sentido de que o inquilino comercial tem amplo direito de ser ressarcido, independentemente das relações jurídicas entre ele e o proprietário, inclusive por perdas e danos causados pelo Poder Público.
Aula 5 
A)Sim. Ocorre tredestinação quando é dado ao bem desapropriado destinação diversa a inicialmente planejada, porém , ela será lícita quando o motivo expropriatório continue revestido de interesse público, não haverá assim ilicitude no ato de desapropriação do bem; e será ilícita quando for dado ao bem desapropriado motivo estranho ao interesse público. 
B)Não, pois ocorreu trendestinação lícita. Caso não ocorresse trendestinação lícita , caso o Município XYZ não utilizasse o bem para outra finalidade que continue revestida pelo interesse social, o antigo proprietário poderia requerer a nulidade do ato de desapropriação , a sua reintegração na posse do imóvel, e a indenização dos lucros cessantes, alegando ocorrência de tredestinação ilícita , portando, alegando que não foi dada finalidade de interesse público ao bem que lhe foi desapropriado.
Aula 6
A) Sim. Às servidões se aplicam as regras de desapropriação presentes no Decreto Lei n. 3.365/41, que prevê possibilidade de instituição pela via judicial. 
 B) Não, mas com base no Decreto Lei n . 3.365/41, e na Lei n. 8.987/95, os concessionários de serviços públicos podem executar/promover a instituição de servidão administrativa.
Aula 7
A)Não. As empresas cometeram infração prevista pelo artigo 36 da Lei n º 12.529/2011.O acordo feito por elas visou o aumento arbitrário de seus lucros , elas ajustaram com as empresas concorrentes e restringiram juntas a oferta de bens para o elevação do preço dos bens ofertados por elas . Tal atitude , traria vantagem as empresas , mas para tanto causaria distorções no plano econômico de forma danosa aos consumidores do produto em geral. 
B)Sim. A Lei nº 12.529/2011 em seu artigo 46, § 3º estabelece a prescrição no procedimento administrativo paralisado por mais de 3 (três) anos, pendente de julgamento ou despacho, cujos autos serão arquivados de ofício ou mediante requerimento da par te interessada, sem prejuízo da apuração da responsabilidade funcional decorrente da paralisação, se for o caso.
Aula 8
Sim , eles tem direito subjetivo à nomeação, que decorre da vinculação da Administração à necessidade de preenchimento das vagas que deu causa a abertura do concurso.

Outros materiais