Buscar

Avaliando aprendizado 2° Mecância dos solos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: CCE0255_SM_201201180261 V.1 
	
	
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 18/09/2017 09:00:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201201847946)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O que são solos coluvionares?
		
	
	São solos orgânicos de origem sedimentar.
	
	São solos onde é visível a olho nu a estrutura da rocha matriz.
	 
	São solos formados por gravidade, associados à morfologia íngreme.
	
	São solos que não sofreram nenhum tipo de transporte.
	
	São solos formados por ação da água da chuva.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202163726)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os índices físicos dos solos representam relações entre volumes, entre massas ou entre massa e volume, das suas fases constituintes. Ainda, desta assertiva podemos afirmar que os índices físicos possuem correlações com diversas propriedades geomecânicas dos solos. Identifique agora a alternativa CORRETA. 1 - Os índices de vazios de um solo possuem correlações diretas com o desempenho de resistência mecânica de um solo. 2- A porosidade de um solo esta diretamente correlacionada com sua permeabilidade. 3- O grau de saturação é utilizado para identificar a quantidade de água presente no solo.
		
	
	Todas as assertivas estão CORRETAS.
	
	Somente as assertivas 1 e 3 estão CORRETAS.
	
	Somente as assertivas 2 e 3 estão CORRETAS.
	
	Nenhuma assertiva está CORRETA.
	 
	Somente as assertivas 1 e 2 estão CORRETAS.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201975389)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale V para afirmações verdadeiras e F para falsas, em relação à resistência ao cisalhamento dos solos. Justifique ou comente as afirmações julgadas falsas: .
		
	 
	Na mecânica dos solos clássica, para solos saturados, pode-se afirmar que um determinado elemento de solo pode alcançar um estado de tensões acima da envoltória de ruptura.
	 
	A resistência ao cisalhamento das areias é diretamente relacionada ao seu ângulo de atrito. Ou seja, teoricamente esse tipo de solo apresenta coesão pequena ou nula. Os principais fatores que afetam a resistência ao cisalhamento das areias são o índice de vazios, forma das partículas (angular ou arredondada), tamanho do grão e granulometria. Provavelmente o índice de vazios é o fator que mais afeta a resistência ao cisalhamento das areias, sendo que quanto maior o índice de vazios, maior o ângulo de atrito
	 
	A resistência ao cisalhamento dos solos saturados ocorre basicamente devido ao embricamento entre as partículas (no caso de solos não-coesivos), e às parcelas de coesão e ângulo de atrito. O ângulo de atrito corresponde a uma resistência oposta a que esta sendo aplicada, proveniente apenas do contato grão-grão. Enquanto que a coesão se assemelha a uma cola atuante entre as partículas, que representa uma ligação cimentada entre estas.
	 
	São vantagens do ensaio de cisalhamento direto em relação ao triaxial: rapidez, praticidade, custos inferiores ao triaxial, observação clara do plano de ruptura (horizontal). Essas vantagens decorrem da medição da força para cisalhar o corpo de prova; medição da variação da altura do corpo de prova durante o ensaio; e controle total da drenagem no corpo de prova (medição da pressão neutra durante o ensaio)
	 
	Pode-se dizer que o ângulo de atrito de um solo é constante em relação ao seu estado de tensões, pois a envoltória de ruptura real de um solo é linear
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202163732)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da origem e formação dos solos assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Todo solo tem origem na desintegração e decomposição das rochas provocada por agentes físicos e químicos chamados de agentes de intemperismo( variações de temperatura, ciclo gelo/degelo, vento, hidratação, carbonatação, fauna e flora, etc).
	 
	Os solos residuais são aqueles com origem na decomposição das rochas que se encontram no próprio local em que se formaram. Para que eles ocorram, é necessário que a velocidade de decomposição da rocha seja menor do que a velocidade remoção por agentes externos.
	
	Os solos sedimentares ou transportados são aqueles que foram levados ao seu local atual por algum agente de transporte e lá depositados. As características dos solos sedimentares são função do agente transportador.
	
	Os solos orgânicos são formados pela impregnação do solo por sedimentos orgânicos preexistentes, em geral misturados a restos de vegetais e animais.
	
	Há diferentes maneiras de se classificar os solos, como pela origem, pela sua evolução, pela presença ou não de matéria orgânica, pela estrutura, pelo preenchimento dos vazios, etc.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202178746)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	  O solo possui diversos componentes que formam a sua estrutura. Essa divisão ocorre entre componentes constantes e componentes sazonais. Observe a figura abaixo, diga quais são esses quatro elementos e explique dois deles.
		
	 
	25% Líquido, 25% Gases, 45% Sólidos e 5% Matéria Orgânica.
	
	5% Líquido, 25% Gases, 45% Sólidos e 25% Matéria Orgânica.
	
	5% Líquido, 45% Gases, 25% Sólidos e 25% Matéria Orgânica.
	
	25% Líquido, 5% Gases, 45% Sólidos e 25% Matéria Orgânica.
	
	45% Líquido, 5% Gases, 25% Sólidos e 25% Matéria Orgânica.

Outros materiais