Buscar

Avaliação Virtual 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Virtual 1
1)Leia com atenção o texto apresentado:
"Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, se federal". 
Por meio de análise e interpretação do texto apresentado, se pode afirmar que é a descrição de: 
d)Empresa Pública.
2) A estrutura administrativa do Estado é composta por descentrações, desconcentrações, envolvendo a administração direta e indireta, para que consiga atingir a sua finalidade precípua de tendimento dos interesses da coletividade.
Assim, a respeito do tema tratado assinale a única alternativa correta sobre os conceitos de desconcentração e descentralização, respectivamente: 
b)Descentralização é a distribuição de competências dos serviços públicos a serem prestados entre seus órgãos tais como autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Enquanto a desconcentração é a distribuição de funções e competências a nível de secretarias ou ministérios.
3) A contabilidade no setor público é utilizada pelos órgãos públicos, assim formando a chamada administração pública. A administração pública pode ser conceituada objetiva ou subjetivamente. Assim, assinale a alternativa correta a respeito do tema:
e)Administração pública objetiva é aquela com a finalidade de satisfazer direta e indiretamente os fins do Estado possui a atividade pública e concreta para consecução dos interesses coletivos. 
4) Leia o texto apresentado referente o artigo 163 da atual Constituição Federal:
"Art. 163. Lei complementar disporá sobre: 
I - finanças públicas".
Esta lei que é determinada pela constituição federal para regulamentar as finanças públicas no Brasil é a lei: 
c)101/2000.
5) No Brasil existe a teoria dos três poderes foi consagrada pelo pensador francês Montesquieu. O filósofo iluminista foi o responsável por explicar, sistematizar e ampliar a divisão dos poderes que fora anteriormente estabelecida por John Locke. Essa divisão clássica está consolidada atualmente pelo artigo 16 da Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e prevista no artigo 2º na nossa Constituição Federal. Assim, assinale a sentença correta a respeito do tema tratado:
d)Poder Executivo é representado, a nível nacional, pelo Presidente; a nível estadual pelos Governadores e a nível municipal pelos Prefeitos.

Outros materiais