Buscar

TRABALHO EM GRUPO - Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Alunos:
BRUNO SILVEIRA VELLOZO RA: 1650519
POLLY ANA ANDRADE DA SILVA RA: 1650510
POLO
Cachoeirinha, RS
2017
Pergunta: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro. 
Após leitura do material apresentado e debate em grupo sobre a questão do trabalho proposto, chegamos a seguinte conclusão:
A solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade e depende da relação que se estabelece entre sociedade e natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual.
Pois com o avanço do capitalismo houve uma interferência do homem na natureza, desgastando os recursos naturais, degradando áreas que não podem mais ser recuperadas. O desenvolvimento industrial é importante para o crescimento da economia mundial, mas temos que administrar junto com o desenvolvimento a questão ambiental. E grandes são os desafios enfrentados quando se procura direcionar as ações para a melhoria das condições de vida no mundo, um deles referindo-se a mudança de atitude na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente.
Os primeiros anos de uma criança na escola representam a base da estrutura do conhecimento, uma vez que a criança aprende o que é certo e o que é errado ela criará um hábito que será levado por toda a sua vida e passará de geração em geração. Esses indivíduos crescerão com valores sociais e atitudes que vão colaborar com a sociedade tanto na atuação individual como coletiva na preservação, prevenção e utilização racional dos recursos do meio ambiente.
É importante que sejam apresentadas a elas as práticas ecologicamente corretas, tais como a separação do lixo, a importância da reciclagem e o consumo consciente, que mostre de forma clara e simples que todos são parte ativa neste processo e que tem responsabilidades quanto ao futuro do planeta e que são estas práticas que poderão garantir uma vida com qualidade tanto para si quanto para as próximas gerações.
O processo de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares tem a possibilidade de transformar a sociedade, formando cidadãos conscientes que serão fundamentais na melhoria e conservação do planeta, desde a educação infantil até quando adultos.
O objetivo principal deve ser sempre o de conscientizar, criando um novo modelo de comportamento, para que as pessoas possam ter qualidade de vida e que possam continuar a consumir, sem que para isso precisem desrespeitar o meio ambiente, demostrando a importância do convívio harmonioso com o ambiente e com as outras espécies que também habitam este espaço.
Bibliografia:
Todas as considerações foram retiradas do material proposto para execução deste trabalho.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes