Buscar

trabalho da Jô

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No Brasil, tanto nas áreas rurais e silvestres grande parte da população está com medo dos possíveis agravos à saúde, que podem chegar à óbito, em decorrência da Febre Amarela. Nesse cenário foi constatado que, em inúmeros municípios, está ocorrendo uma matança generalizada de macacos. Entretanto, representantes do ministério da saúde e de diversas unidades de saúde, além daqueles vinculados aos meios de comunicação de massa têm alertado sobre os riscos dessas ações:
A notificação da morte de macacos deve servir como evento de alerta do risco de transmissão silvestre de Febre Amarela; após investigação, pode subsidiar planos de ações em áreas afetadas (com transmissão ativa) ou ampliadas(áreas próximas), para efeito da intensificação da vigilância e adoção, oportuna e adequada, das medidas de prevenção e controle.
"Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou em desacordo com a obtida" pode gerar pena de seis meses a um ano de detenção, mais multa. (Art. 29 da Lei n° 9.605/98).
10 Com base nesses dados, elabore uma campanha (com foco na subjetividade) de prevenção a saúde (das pessoas e dos macacos). 2) Apresente sugestões para formação de uma equipe de trabalho constituída para focar estratégias de educação em saúde com a temática em questão e justifique sua proposta.
A seguinte campanha tem como proposta a conscientização a respeito febre amarela e as formas de prevenção contra a mesma. Sendo como objetivo a conscientização da população a respeito do que é a febre amarela e sua forma de transmissão, a conscientização a respeito dos possíveis danos causados ao meio ambiente com a morte em massa dos macacos e as formas para evitar que isso venha a causar um impacto maior a saúde no futuro.
Frente a crescente matança aos macacos devido ao fato dos mesmos serem hospedeiros/transmissores do vírus da febre amarela, sentimos uma necessidade em implantar na sociedade uma campanha de conscientização referente a esse assunto.
A medida preventiva a ser tomada no momento não é dizimar a comunidade de macacos do país, apesar de para a população os macacos serem no momento “A maior ameaça” a extinção da espécie pode gerar desiquilíbrio ambiental em grande escala nos deixando suscetíveis ao aparecimento de outras doenças já extintas no Brasil.
A campanha que esse trabalho apresenta se dá da seguinte forma:
Articular com diversos núcleos de saúde a disseminação de informação em massa, seja ela através de panfletos, cartazes em diferentes locais, veiculação das informações através de redes sociais, e ações pontuais em diversos pontos tais como praças públicas, portas de colégios, shoppings, e unidades de saúde.
A equipe responsável pela disseminação nas informações no geral, deverá ser composta por agentes de saúde, enfermeiros, médicos, psicólogos e quem mais queira aprender para ajudar. 
A proposta principal para essa campanha será a conscientização a respeito de o que é a febre amarela e como a mesma é transmitida, explicando que o transmissor é o aedes aegypti, velho conhecido de toda a população por ser também transmissor do vírus da dengue. Serão trabalhadas também as diversas formas de prevenção para a proliferação do mosquito, como evitar locais com água parada. 
Outra proposta da campanha, é conscientizar a população de que os macacos são tão vítimas quanto nós, e que matá-los não irá acabar com o vírus da febre amarela, o que irá regular ou até mesmo extinguir o vírus é a prevenção e extinção do agente transmissor, no caso o mosquito.
Ao final da campanha de conscientização, a população será convidada para um posterior evento de vacinação em massa em diversos pontos pré-estabelecidos

Outros materiais