Buscar

Portfolio notícia uta B fase II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
QUE FALA! DÁ UMA VOZ A QUEM NÃO TEM
Por - Luana Correa de Lima, RU 1924867
Polo - Santa Maria
Data- 25/07/2017)
 
Fonte: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.metodos.quefala&hl=pt_BR
 	Baseada nos conceitos técnicos e científicos da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA), “Que fala!” é uma tecnologia com alto impacto e, ao mesmo tempo fácil manuseio pois, é um aplicativo gratuito para ser usado em sistemas android por alunos que apresentam a ausência da oralidade.
	Na escola de Educação Infantil Casinha de Mel a professora de Educação Infantil Luana, recebeu um aluno especial. Este apresentava em seu laudo médico o diagnóstico de Afasia (perda da linguagem, ocasionada por lesão ao lado esquerdo do cérebro, ou seja, paralisia cerebral). 
	O aluno precisava ser inserido ao meio educacional, mesmo apresentando tal característica foi então, que a professora começou a buscar recursos tecnológicos a fim de facilitar a aprendizagem do aluno.
	Com intuito de facilitar sua comunicação e, posteriormente alfabetização, a professora aderiu o uso do aplicativo “Que fala!” em um tablete como forma de instrumento oratório.
	Este tornou as aulas mais alegres e acessíveis, pois, o aplicativo conta com uma prancha digital e imagens com oratória ao clique. As pranchas podem ser personalizáveis conforme necessidade diária, inclusive própria com fotos/imagens de parentes, amigos, símbolos, animais, localizações, objetos de seu cotidiano, etc..
	Durante o manuseio do aplicativo houve interesse dos demais alunos pelo instrumento então, foi possível tornar as aulas mais dinâmicas e favorecer ao aluno com necessidade especial um atendimento específico e ao mesmo tempo incluí-lo ao meio institucional. Tornando o ensino prazeroso e ultrapassando as barreiras do silêncio.

Outros materiais