Buscar

EstudoDirigido AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução à Psicologia
Campus João Uchôa
Estudo Dirigido para AV1
Aluna: Carolina Santos Hilal de Albuquerque
Turma: 3012
Questões:
Defina o que é o conhecimento científico?
Resp: Trata-se de um conhecimento, fornecido pela ciência, que se diferencia por um grau elevado de certeza, desfrutando de uma posição privilegiada em relação aos demais (como o do senso comum, por exemplo). Possui conteúdo objetivo e racionalização bem fundamentados, mas está sujeito à análise e teste. É caracterizado por alguns pontos específicos e próprios do conhecimento científico, como racionalidade e objetividade, atenção aos fatos, perfil analítico, exatidão e clareza, aspecto comunicável, verificável, uso de investigação metódica, sistemático, aplicação de leis, caráter explicativo, útil, aberto e pode fazer predições.
Defina o que é o conhecimento do senso comum?
Resp: Trata-se de um corpo de crenças e conhecimentos culturais partilhados por um grupo ou comunidade, acerca do funcionamento das pessoas e do mundo que as rodeia. Pode ser analisado segundo três perspectivas: constituído por um conjunto de crenças fundamentais sobre a natureza do mundo físico e social; por um conjunto de máximas e provérbios que as pessoas partilham sobre o mundo físico e social; e por uma maneira comum de pensar sobre o mundo físico e social.
Diferencie a Psicologia científica da Psicologia do senso comum. Exemplifique:
Resp: A Psicologia científica baseia-se na pesquisa, com estudos da mente e do comportamento humano, de forma sistemática, com rigor científico. Exemplo: uma observação naturalista de crianças em playground para analisar um tipo determinado de comportamento. Já a Psicologia do senso comum é baseada na cultura popular, pautada em crenças, máximas e pensamentos de forma comum. Exemplo: a criança é taxada como depressiva porque os pais e pessoas próximas já viveram experiências parecidas e reconheceram nela seus sinais.
Explique o método científico.
Resp: São explicações que utilizam um conjunto integrado de princípios, que – por sua vez – geram hipóteses a serem pesquisadas e observadas, e que podem servir de bases para a formulação de teorias. O processo inicia-se a partir do senso comum, gerando uma hipótese, culminando em pesquisa e observação que embasarão a teoria. Dentre os métodos de pesquisa em Psicologia, destacam-se três: os métodos descritivos (estudo de caso, levantamento e observação naturalista), os métodos correlacionais e os experimentais.
Na pesquisa em Psicologia, o pesquisador deverá ser cuidadoso com as expectativas relacionadas ao resultado do estudo. Explique:
Resp: A expectativa do estudo de caso é poder conhecer tal situação ou característica em profundidade. Para que o método ocorra em sua total imparcialidade, o pesquisador deve abdicar de suas próprias expectativas pessoais para não interferir no resultado do estudo. É necessário utilizar parcimônia e se manter distante, emocionalmente, do objeto estudado, a fim de obter a isenção necessária.
Na profissão de Psicólogo, o profissional deve manter a postura investigativa do cientista, sempre relacionando teoria e prática, e permanecendo ético diante do conhecimento que produz. Explique a afirmação acima, a partir do conteúdo estudado sobre o método científico.
Resp: O psicólogo deve ser tanto um pesquisador quanto um profissional. Essa conclusão foi feita, em um primeiro momento, em 1949, na Boulder Conference on Graduate Education in Clinical Psychology. Nos Estados Unidos, ao analisar a formação dos psicólogos, Belar, Peterson e Stricker assinalaram a necessidade de que esses sejam pesquisadores, além de profissionais, para que desenvolvam a si mesmos e a ciência que defendem. Um pesquisador sem a prática carece do empirismo, da material real de seu estudo. O contrário também é alarmante, uma vez que muitos profissionais clínicos não enxergam a necessidade de se desenvolverem cientificamente. Isso, atrelado ao fato de que poucas são as instituições que se dedicam a desenvolver os tipos de questionamentos que a ciência exige, serve de alerta para que o profissional busque conhecer em profundidade à ciência a qual pertence. A Psicologia é uma ciência e uma profissão e a formação precisa levar em consideração esses dois aspectos.
Quais são as etapas de uma pesquisa?
Resp: As etapas de uma pesquisa compreendem a escolha do tema; formulação do problema; determinação de objetivos; hipóteses; definição de metodologia; coleta de dados; tabulação de dados; análise e discussão dos resultados; conclusão e mensuração da análise dos resultados; redação e apresentação do trabalho científico.
Quais são os objetivos da investigação científica?
Resp: A investigação científica é utilizada para estabelecer ou confirmar fatos, reafirmar os resultados de trabalhos anteriores, resolver problemas novos ou já existentes, apoiar o desenvolvimento de novas teorias. Um projeto de pesquisa também pode ser usado para testar a validade de instrumentos, procedimentos ou experiências. Assim como obter a documentação, descoberta, interpretação, ou o desenvolvimento de métodos e sistemas para o avanço do conhecimento do ser humano. Em Psicologia, a pesquisa contribui para a formação do profissional, que se torna capacitado, e não um mero repetidor de práticas, se reduzindo a um técnico. A pesquisa também permite a ampliação do campo de atuação profissional e a construção de práticas mais críticas.
Quais são os tipos de pesquisa que podem ser realizados na Psicologia? Explique.
Resp: Os métodos estudados, até o momento, são: Descritivos (estudo de caso, levantamento e observação naturalista); correlacionais e experimentais.
Em métodos descritivos, o estudo de caso costuma ser um dos mais utilizados. A entrevista é sempre individual (mesmo quando é feita com um grupo de pessoas), e, com frequência, os estudos são realizados em indivíduos que possuem alguma experiência ou característica particular e específica.
O levantamento é feito por meio de perguntas para saber as crenças e os comportamentos de uma amostra de pessoas de uma categoria específica ou de um modo geral. Geralmente, utiliza-se questionários. Já a Observação Naturalista trata-se de uma investigação sistemática de coleta e registro de informações na situação na qual ela ocorre.
Os métodos correlacionais pretendem descobrir relações entre variáveis. As correlações positivas ocorrem quando as variáveis são diretamente proporcionais e à medida que observamos o aumento em uma variável, percebemos o aumento na outra variável também. Já as correlações negativas são inversamente proporcionais, ou seja, à medida que uma variável aumenta a outra diminui. Esse método não garante que uma variável seja a causadora da outra. A causa das duas pode ser uma multivariável ou pode ser encontrada uma terceira variável responsável por elas.
Por fim, os métodos experimentais têm o objetivo de fornecer conclusões definitivas a respeito das relações causais entre as variáveis estudadas. Propõe-se a relação causal entre duas variáveis: a variável independente e a variável dependente.
Diferencie variável dependente e variável independente.
Resp: Tratam-se de variáveis dos métodos experimentais. A variável independente será a manipulada (que servirá para testar) e a variável dependente é aquela que está sendo medida (porque ela sofre o efeito da variável independente).
Explique sucintamente o surgimento da Psicologia científica.
Resp: A Psicologia científica surgiu em 1879, em Leipzing, com a inauguração do laboratório de Wilhelm Wundt, que começou a desenvolver o Estruturalismo. Wundt também lançou o livro Princípios de Psicologia Fisiológica. preocupou-se diretamente com processos mentais e a aplicação de métodos que afiançariam a segurança dos resultados buscados. Wundt foi declarado como o “pai da Psicologia”.
Segundo Wundt, explique: experiência mediata, experiência imediata e processo de apercepção.
Resp: Experiência Mediata é aquela medida pelos órgãos, segundo Wundt, comoaudição, fala, tato. Experiência Imediata sofre a interpretação do indivíduo, a ciência que mais adota essa perspectiva seria a Psicologia. Já o processo de apercepção implica entender que nem tudo que está sendo visto está sendo percebido. Wundt chama de apercepção a apreensão de extrema clareza e distinção representacional, desencadeada na presença dos processos subjetivos da atenção, enquanto se valerá da expressão percepção para referir-se ao extremo de obscuridade e indistinção. Wundt afirma não se tratar da demarcação de uma transição abrupta de uma para outra, mas sempre de uma passagem de um nível de quase total obscuridade, no qual se reconhece somente a natureza da percepção (se auditiva, visual etc.), com mais clareza. Desta gradação decorre a utilidade da analogia com o sistema visual, segundo a qual a percepção equivaleria ao campo visual e a apercepção ao ponto focal.
Qual o objeto de estudo da Psicologia? Explique.
Resp: A Psicologia é o estudo científico da organização mental e do comportamento. No entanto, tais variáveis são muito mais amplas do que parecem. Em seus mais de 130 anos de história, o objeto de estudo da Psicologia se ampliou bastante, comparado com o que era a preocupação no laboratório de Psicologia de Wundt. Em 1979, o foco da Psicologia, se resumia ao Estruturalismo, isto é, dissecar a experiência em processos mentais simples, que fossem indivisíveis como os átomos eram na época.

Outros materiais