Buscar

atividade estruturada de filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO: GEOGRAFIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: REGINA VEIGA PAULINO DA SILVA
ALUNA: ILDENETE ARAUJO DA SILVA CAMPOS
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO EM KANT ATRAVÉS DE VÍDEOS E FILME
DATA: 11/09/2017
ATIVIDADE 1
As possibilidades e limites da razão, segundo o pensamento de Kant, na produção dos saberes educacionais.
 
Immanuel Kant foi um grande filósofo para a filosofia, pois através de sua visão inovadora principalmente no campo da metafísica, ele criou a sua própria filosofia. Kant analisava em que se baseia o conhecimento e as possibilidades e limites da razão, tentava buscar um equilíbrio entre as duas formas de conhecimentos. Ele acreditava que nossa razão tem uma espécie de lente, ou seja, de filtro que dar sentido ao que percebemos, essa lente seria a noção de tempo e espaço, Espaço é a forma do sentido externo; e tempo, do sentido interno. Ou seja, os objetos externos se apresentam em uma forma espacial; e os internos, em uma forma temporal, sendo assim, impossível conhecer os objetos externos sem ordená-los em uma forma espacial - e de que nossa percepção interna destes mesmos objetos fica impossível sem uma forma temporal. Pois para ele o tempo e o espaço esta dentro de nossa consciência. Outro problema no qual ele se preocupava era do conhecimento e da moral humana. Kant acreditava que o homem nunca conseguiria chegar ao conhecimento completo de todas as coisas, pois as respostas estão além do que a razão possa perceber, e que só seremos capazes de perceber como elas são na realidade, só como elas se mostram para nós. Ou seja, só podemos analisar os objetos, na medida em que eles estão presentes para nós podermos vê-los. Kant acreditava que Deus e a metafísica, eles não podem ser analisados, pois eles não têm influencia para ciência, ele acreditava que a analise desses conceitos era desnecessária. Kant se perguntava o que vale a pena conhecer, e o que não vale a pena conhecer. Pois tentar conhecer algumas coisas é perca de tempo. Para ele quem conhece o real é a ciência, somente os fenômenos podem ser realmente conhecidos.
Kant afirma que “o homem é a única criatura que precisa ser educada”, e, que “o homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação, ele é aquilo que a educação faz dele”. Ele não nasce pronto e muito menos sua razão. A educação é o processo que está totalmente relacionado com a moral. Kant entende que não é pelo fato de o ser humano ser dotado de razão que ele já é moral. A razão, ao contrário dos instintos, precisa ser educada, treinada e exercitada. Sendo através da educação disciplinar que se consegue um efeito positivo no ensinamento de obediência as leis.
ATIVIDADE 2:
O papel e a finalidade da educação para Kant. 
Para Kant a plenitude da humanidade só pode ser alcançada a partir da educação, pois a partir de sua educação é que o homem será capaz de desfrutar sua liberdade. A educação tinha o papel de aprimorar as aptidões do homem. Ou seja, só a Educação é capaz de fazer o homem estar sempre progredindo o seu grau de inteligência, podendo assim elevar o homem ao seu grau máximo de perfeição. Kant acreditava em uma sociedade cosmopolita perfeita e feliz, na qual os cidadãos que deveriam ser capazes de comunicar-se e relacionar-se além das fronteiras culturais e sociais. 
A educação tem um papel muito importante para a humanidade, ela é a resposta para todos os problemas da humanidade, mas todo o processo educativo que a humanidade desenvolver deve ter como finalidade desenvolver as disposições naturais do homem para a razão e para a liberdade. Ou seja, para Kant a arte de educar – o processo educativo, o ato pedagógico – e o seu desenvolvimento, não podem ser mecânicos, mas baseados numa conduta racional, tornando necessário um plano que ordene a ação. Mas, deve ser observado também se este homem tem uma boa conduta, pois, deve haver preocupação em ter bons cidadãos disciplinados, para tentar evitar que uma geração venha destruir o que outra anterior teria construído. Através da educação as crianças podem aprender a serem bons cidadãos sem vícios, que podem alcançar seus objetivos sem destruir os objetivos do outro, a maneira em que isso pode ser repassado às crianças é através dos exemplos, regras e deveres. 
O educador também tem um papel de grande importância, no desenvolvimento e educação desses cidadãos, pois é através deste que se é adquirido todo o conhecimento, que é repassado para as futuras gerações, tendo assim uma grande preocupação em repassar apenas o que há de melhor para as futuras gerações. 
Sobre o filme Entre os Muros da Escola, assistir todo aquele drama do professor tentando levar seus conhecimentos aos seus alunos, mesmo encontrando certa dificuldade resistência por parte dos mesmos, nos traz um pouco de desconforto em relação ao verdadeiro papel do educador. Fazendo assim, pararmos e pensarmos sobre os reais problemas que encontraremos futuramente no exercício da profissão, mais é apaixonante ver como o professor François Marin tenta se sobressair apesar de todos os problemas psicológicos que envolvem seus alunos, onde seus alunos são de etnias diferentes, e por estarem em um país diferente do seu, onde a língua é diferente, com culturas diferentes e também os conflitos familiares que cada aluno acaba levando para dentro do ambiente escolar. Mais apesar das barreiras em que encontra ele tentar fazer seus alunos se abrirem e aceitarem os conhecimentos repassados, e aceitarem as regras do país onde estão vivendo.
O filme Entre os Muros da Escola mostra uma realidade que é ainda existente nos dias atuais, e acredito que sempre existirá no ambiente escolar. Pois na minha percepção, por mais que sempre exista um professor empenhado em levar seus conhecimentos aos seus alunos, sempre existirão alunos que demonstrarão falta de interesse em ser displinado ou aceitar os conhecimentos repassados por seu professor. O filme mostra um pouco da pratica pedagógica do professor François, onde ele tentar incentivar seus alunos a terem liberdade de expressão, assim como também aprenderem sobre o sentido da ética, mas sempre encontrando certa resistência por parte dos mesmos. Segundo Kant “A liberdade de expressão é condição para o pensamento.” Para ele só conseguimos desenvolver nossos pensamentos se irmos de encontro a outras idéias e pensamentos opostos aos nossos. E só é possível através da liberdade de expressão. Como dizia Kant, através da Educação a humanidade pode chegar à perfeição, desde que o ser humano consiga ter acesso ao conhecimento e tenha consciência que esse conhecimento está acerca da própria razão. 
 
Referências: 
-Vídeo: Ser ou não ser – Kant. Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=1argw1pCM1k&feature=related ou www.youtube.com
-Carvalho, Alonso Bezerra de. Texto: “A Filosofia da Educação Kantiana: Educar para a Liberdade”, disponível em:
http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/128/3/01d07t03.pdf
-Filme “Entre os Muros da Escola” (“Entre les Murs”), de Laurent Cantet.

Outros materiais