Buscar

port 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1- A coesão, que pode ser referencial ou sequencial,  tem por objetivo estabelecer relações lógicas entre as ideias do texto. Leia o trecho a seguir e aponte a opção que lhe dá coesão sequencial:É verdade que já nos anos 50 numerosos estudos haviam demonstrado que fumar provoca câncer, enfisema, ataque cardíaco e muitas outras doenças, mas a estratégia de defesa adotada pela indústria do tabaco foi a do contra-ataque: de um lado contratava técnicos para criticar a metodologia empregada nessas pesquisas; de outro, pressionava os meios de comunicação para garantir que não fossem divulgadas.Res:Qualquer jornal, emissora de rádio ou de televisão que ousasse levantar a menor suspeita de que o cigarro pudesse trazer algum malefício à saúde sofria retaliação financeira imediata.
2- Leia o texto:Golfinhos rotadores e enormes tartarugas marinhas escolheram como habitat as águas do arquipélago considerado o mais bonito do Brasil. O arquipélago de Fernando de Noronha, formado por 21 ilhas e ilhotas, ainda é um dos paraísos mais preservados do País, constituindo um parque nacional marinho. Noronha possui dezesseis belas e diferentes praias. Pisar na areia de qualquer uma delas causa surpresa: a areia é macia! Em qualquer praia do Brasil continental os grãos de areia são formados de quartzo e outros cristais, ao contrário de Noronha, que são formados de resíduos vegetais e animais, conchas, ossos, penas e algas, como também de rocha vulcânica e calcária. (Disponível: http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/pernambuco/regiao-turistica/fernando-de-noronha/. Acesso em: 20 set. 2015. )Assinale a alternativa em que o elemento de coesão retoma 'arquipélago de Fernando de Noronha':Res: NORONHA
3-Os elementos de coesão podem ser referenciais, quando retornarem um termo dito anteriormente ou sequenciais, quando estabelecerem ligação entre as orações. Das frases abaixo em qual foi utilizado elemento de coesão referencial? RES:Aline comprou um carro. O veículo é muito confortável. 
4-Assinale a alternativa que contém vocábulo que retoma o termo MACARRÃO no trecho a seguir:Diz-se que o macarrão era apenas um canudinho de massa que os chineses usavam para tomar bebidas. Marco Pólo não entendeu o seu uso, ensinou seus compatriotas a cozinhar e a comer o macarrão e transformou-o num sucesso culinário definitivo. Res:Um canudinho de massa. 
6-Ocorre coesão referencial quando retomamos um item do qual falamos.  Um dos mecanismos de coesão referencial é a omissão. Observe nas alternativas a seguir, os itens destacados e indique em qual delas o item foi retomado pela omissão. Res:A presidente reuniu seu ministério, pediu explicações, mas não ficou satisfeita com as respostas. 
7- Os mecanismos de coesão são modos de estabelecer relações lógicas entre as partes do texto- sequencialmente ou referencialmente. Mecanismos de coesão referencial gramatical remetem a outras expressões do texto, são pronomes , advérbios, numerais que substituem palavras evitando repetições desnecessárias.Diante disso, responda à questão a seguir:"Se a questão da geração de empregos é uma preocupação de tamanha relevância para os países desenvolvidos que chega a fazer parte da pauta de reunião dos setes países "grandes",  aqueles cujas economias são as mais pujantes do mundo, o que dizer sobre a importância do tema para um país como o Brasil?"  (Fernando Uchoa.)
No parágrafo acima, O pronome AQUELES, de valor referencial, refere-se especificamente.Res:Aos sete países "grandes".
8-Sabemos que sempre haverá Coerência se conseguirmos dar sentido ao texto - falado ou escrito.Assinale a opção em que o texto possui Coerência e é dotado de significação: Res:Mesmo sofrendo, ela foi fiel a ele. 
9-Leia o parágrafo atentamente.
Foi enterrado na noite deste domingo (17), no Cemitério de Santo Amaro, o corpo do ex-governador e candidato à Presidência Eduardo Campos. O sepultamento foi seguido por uma multidão, que acompanhou o cortejo de cerca de dois quilômetros do Palácio do Campo das Princesas até o cemitério, na área central do Recife. De acordo com a Polícia Militar, somando velório, cortejo e sepultamento, participaram das cerimônias fúnebres cerca de 160 mil pessoas.http://g1.globo.com/pernambuco/morte-de-eduardo-campos/noticia/2014/08/corpo-de-eduardo-campos-e-sepultado-no-recife.htmlCom relação ao tópico frasal, qual é o tipo usado no texto acima?Res:Declaração inicial. 
10-O tópico frasal com declaração inicial ocorre quando afirmamos ou negamos algo sobre determinado tema. Dentre as frases abaixo, indique a que foi elaborada com tópico frasal formado por declaração inicial:Res:É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato violenta elevação do consumo 
11- Aprendemos que RATIFICAR significa confirmar e RETIFICAR tem o sentido de corrigir. Assinale a alternativa em que o emprego de ratificar está correto. Res:O professor retificou a nota, pois estava errada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais