Buscar

COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603274887)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Suponha que um nutricionista tenha sido designado para desenvolver produto alimentício, caracterizado como pão fortificado, para o tratamento dietético de crianças com intolerância ao glúten. Para a confecção desse produto, a melhor escolha de ingredientes que inclua fontes de nutrientes essenciais e alimentos de melhor digestibilidade proteica é:
		
	
	farinha de soja, como fonte de proteína; margarina vegetal, como fonte de ácidos graxos essenciais; farinha de milho, como fonte de carboidratos; água e fermento.
	 
	leite de vaca, como fonte de proteína; óleo de oliva, como fonte de ácidos graxos essenciais; fubá de milho, como fonte de carboidratos; água e fermento.
	 
	ovos, como fonte animal de proteína; óleo de soja, como fonte de ácidos graxos essenciais; farinha de mandioca, como fonte de carboidratos; água e fermento.
	
	farinha de cevada, como fonte de proteína; óleo de canola, como fonte de ácidos graxos essenciais: amido de milho, como fonte de carboidratos; água e fermento.
	
	clara de ovo, como fonte de proteína; óleo de milho, como fonte de ácidos graxos essenciais; farinha de trigo integral, como fonte de carboidratos; água e fermento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603281458)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um componente contendo nitrogênio encontrado em alimentos e sintetizado no corpo a partir do aminoácido metionina é o (a)
		
	
	carnitina
	 
	colina
	
	inositol
	
	cianocobalamina
	
	lisina
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604231541)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(UFAL) Dadas as proposições seguintes sobre as diretrizes e objetivos do Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014):
I. Um dos objetivos da diretriz que trata sobre cereais, tubérculos e raízes é orientar o consumo de alimentos ricos em carboidratos complexos (amido), como cereais, de preferência integrais, tubérculos e raízes, para garantir 45% a 65% da energia total diária de alimentação.
II. A diretriz que trata sobre o consumo de frutas, legumes e verduras objetiva também diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e manter o peso adequado, por meio do consumo de pelo menos 400 g/dia de frutas, legumes e verduras.
III. Um outro objetivo da diretriz que trata sobre cereais, tubérculos e raízes é proteger as pessoas contra o excesso de peso e obesidade, alguns tipos de câncer, pois uma alimentação rica em carboidratos complexos possivelmente terá menor quantidade de gorduras e menos açúcar.
IV. Objetivando também orientar e estimular o consumo de feijão que, quando combinado com o arroz, na proporção de 1 parte de feijão para 2 partes de arroz, fornecem uma fonte completa de proteínas para o ser humano, foi elaborada a diretriz que trata sobre feijões e outros alimentos vegetais ricos em proteínas.
A opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é:
		
	 
	I, II, III e IV.
	
	II, III e IV, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I, II e III, apenas.
	
	II e III, apenas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604088165)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O acúmulo de evidências que associam a dieta habitual ao estado de saúde dos indivíduos levou a Organização Mundial de Saúde a estabelecer recomendações para o consumo de nutrientes. Assinale a opção que apresenta uma dessas recomendações.
		
	 
	Os carboidratos totais devem fornecer até 30% do valor energético total da alimentação diária.
	
	As gorduras animais e óleos vegetais não devem ultrapassar os limites de 10% da energia total da alimentação diária.
	
	Os carboidratos simples devem compor a alimentação em até 20% do seu valor energético total.
	 
	O consumo diário de sal de adição (cloreto de sódio) deve ser no máximo de 5g/dia.
	
	O total de gordura saturada deve ultrapassar 35% do total de energia diária
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604340429)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a opção da lei que afirma: "O plano alimentar deve ser completo em sua composição, para oferecer ao organismo, que é uma unidade indivisível, todas as substâncias que o integram".
		
	 
	Lei da qualidade
	
	Lei da harmonia
	
	Lei da Adequação
	
	Lei da alimentação saudável
	
	Lei da quantidade

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes