BANCO DE QUESTÕES   FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO  BRASILEIRA
36 pág.

BANCO DE QUESTÕES FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA


DisciplinaProva Objetiva de Filosof27 materiais183 seguidores
Pré-visualização16 páginas
BANCO DE QUESTÕES Parte superior do formulário
\ufffd\ufffd HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 \ufffd\ufffd HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 \ufffd\ufffd HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 \ufffd\ufffd HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 \ufffd\ufffd HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 \ufffd\ufffd HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 \ufffd\ufffd HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
	Processando, aguarde ...
Segundo a Conferência Mundial sobre Políticas Culturais, realizada pela UNESCO no México em 1982, afirma que a cultura: 
I. O comportamento individualizado a partir dos desejos e necessidades da pessoa humana. 
II. O conjunto de características distintivas, espirituais e materiais, intelectuais e afetivas que caracterizam uma sociedade ou um grupo social. 
III. Engloba as artes e as letras, os modos de vida, os direitos fundamentais dos seres humanos, os sistemas de valores, as tradições e as crenças.
Assinale a alternativa correta:
 4. Somente o enunciado I está correto
 2. Somente os enunciados I e III estão corretos
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 5. Somente os enunciados II e III estão corretos 
 1.. Somente os enunciados I e II estão corretos
 4. Somente o enunciado III está correto 
 \ufffd\ufffd3a Questão (Cód.: 181541)
6a sem.: Educação, Cidadania e Democracia
Pontos: 0,0  / 1,0 
Os processos revolucionários burgueses nos séculos XVII, XVIII e XIX tiveram participação efetiva dos trabalhadores (servos, vassalos e camponeses) nos frontes de guerra, principalmente na Revolução Francesa que tinha como lema: liberdade, igualdade e fraternidade. Embora os ideais burgueses criticassem severamente os privilégios do clero e da nobreza e pregavam que os benefícios da sociedade capitalista deveriam ser estender a todos, eles acabaram restringindo tais privilégios somente à burguesia capitalista. Diante de tal fato, o proletariado começa a se organizar e a reivindicar seus direitos. 
A partir dessa afirmação é CORRETO afirmar que é neste contexto (fragmento acima) que vai nascer na Europa do século XVIII e XIX o pensamento do: 
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET 2. Positivismo 
4. Nazismo 
5. Existencialismo
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 1. Socialismo Utópico 
3. Iluminismo 
 \ufffd\ufffd4a Questão (Cód.: 26097)
5a sem.: Educação, cidadania e democracia
Pontos: 0,5  / 0,5 
O uso da palavra Estado deve-se a Maquiavel em sua obra: "O Príncipe". O termo pode ser distinguido em três concepções fundamentais. Analise a definição de cada uma: 
I. Concepção organicista: segundo a qual o Estado é independente dos indivíduos e anterior a eles. 
II. Concepção atomista ou contratualista: segundo a qual o Estado é uma criação dos indivíduos. 
III. Concepção formalista: segundo a qual o Estado é uma criação jurídica. 
Assinale a alternativa correta:
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET Todas as definições estão corretas 
 Somente as definições II e III estão corretas
 Somente as definições I e II estão corretas
 Todas as definições estão incorretas.
 Somente as definições I e III estão corretas
 \ufffd\ufffd5a Questão (Cód.: 26118)
6a sem.: Politica e Educação
Pontos: 0,5  / 0,5
A respeito do princípio da "Educação para todos", do século XIX, Adam Smith - teórico do liberalismo -, afirma: "Educação sim, desde que em doses homeopáticas". Tal afirmação é um dos princípios da sociedade capitalista e pode ser confirmada pelo seguinte enunciado: 
1. Oferta de uma escola e uma educação diferenciada, ou seja, uma modelo para as elites e outro para as massas. 
2. Defesa de uma escola pública, laica, gratuita e de qualidade para todos independente da classe social. 
3. Oferta de um modelo de escola comprometido com a construção de uma nova sociedade. 
4. Defesa de que o papel político-pedagógico da escola deve centrar-se na formação do homem integral, ou seja, de um cidadão crítico e participativo visando a superação da sociedade capitalista. 
 Todos os enunciados estão corretos
 Somente o enunciado 3 está correto
 Somente o enunciado 2 está correto
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET Somente o enunciado 1 está correto
 Somente o enunciado 4 está correto
 \ufffd\ufffd6a Questão (Cód.: 24892)
12a sem.: Pedagogias histórico-sociais: concepções matizadas de ensino
Pontos: 0,5  / 0,5 
O professor pensa ensinar o que sabe, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que ele quer ensinar, mas aquilo que o aluno deseja aprender.
A respeito da relação professor/aluno, assinale a opção INCORRETA. 
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET A escolha dos temas a serem trabalhados em sala de aula é função do professor, e deve ser pautada na observância dos conteúdos próprios para a série e não na relação destes com a vida e os interesses dos alunos. 
 Coerência entre teoria e prática, capacidade para o diálogo e competência didática são algumas características do professor que facilitam a aprendizagem. 
 Um ambiente de participação, no qual professor e alunos trabalhem juntos, exponham suas ideias, suas opiniões, seus argumentos e suas experiências, coopera de forma fundamental para que haja aprendizagem. 
 O professor deve ser um comunicador que se utiliza do diálogo, e não um mero transmissor unilateral de informação. A estrutura da exposição deve conduzir à problematização e ao raciocínio, e não à absorção passiva das ideias e informações do professor. 
 Autoridade não se confunde com autoritarismo. Este se manifesta no receio do professor em ver sua autoridade ameaçada; na falta de consideração para com o aluno ou na imposição do medo como forma de tornar mais cômodo e menos estafante o ato de ensinar. 
 \ufffd\ufffd7a Questão (Cód.: 26095)
5a sem.: Trabalho e Educação, Alienação e ideologia
Pontos: 0,5  / 0,5 
A escola lida mal com a relação teoria e prática. Não sabe equacionar dialeticamente estes conceitos. Lidar dialeticamente com este conceito é: 
 Abolição dos conteúdos e utilização de um discurso ocasionado pelas circunstâncias, a critério dos alunos.
 Oferecer pistas elucidativas aos alunos para que, sem esforço mental, estes encontrem as respostas para questões apresentadas.
 Utilização pelo professor, de exemplos concretos em aulas que ilustrem os conteúdos mecanicamente.
 \ufffdTransmitir linear e verticalmente o conhecimento como verdade absoluta.
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET Ensinar de forma crítica o legado histórico para construir novos conhecimentos. Ou seja, contextualizar os fatos para que os alunos aprendam, a partir de uma visão historicista, a ler criticamente a realidade presente.
 \ufffd\ufffd9a Questão (Cód.: 27381)
4a sem.: Natureza Humana e as suas Relações entre Educação e Cultura
Pontos: 0,0  / 0,5 
Assinale a opção que na sequência dada caracteriza de maneira correta os diversos tipos de cultura estudados: Cultura Erudita; Cultura Popular; Cultura de Massa; Cultura Individualizada. 
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET Produção elaborada, acadêmica, centrada na universidade; Cultura Anônima; Resulta dos meios de comunicação; Produzida por escritores, compositores e outros que não vivem dentro da universidade. 
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET Nenhuma das alternativas mencionadas nas opções de respostas. 
 Acessível a um grande público;  É identificada ao folclore; Atingem rapidamente um grande número de pessoas; Músicas sertanejas, livros esotéricos. 
 Exige pouco rigor na sua elaboração; Constitui o conjunto de lendas; Disseminadas pelo cinema, rádio,