Buscar

Resumo do filme Lutero

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Filme Lutero, lançado em 2003, é um filme alemão, foi dirigido por Eric Till. A história baseada em fatos reais da vida de Lutero, um padre católico que teve um chamado de Deus para um relacionamento transformador que viria a influenciar todo o mundo através das 95 teses com base nas escrituras sagradas.
Em 1507, na cidade de Erfurt, Martin Lutero em meio a uma tempestade de raios e trovões que o deixam assustados, clama a Deus que o ajude naquele momento difícil, e assim iria dedicar a sua vida ao ministério religioso, tornou-se monge e ao celebrar sua primeira missa decepciona seus familiares. Sobretudo ao seu pai, mas mesmo assim ele não desistiu do chamado e o desejo de conhecer mais do Criador.
Enviado a Roma, ao chegar encontra uma cidade devastada e corrompida pelo pecado. A Igreja Romana estava vendendo indulgências, prometiam o céu aos fiéis, e a certeza da salvação, ao retornar de sua viagem, a conclusão de Lutero: Roma é um circo, um esgoto vivo. 
Foi aconselhado pelo seu guia espiritual para cursar doutorado em teologia, enviado para Wittenberg, Lutero poderia exercer seu papel como padre, tornando-se responsável por orientar fiéis em missas e lecionar teologia. Lutero questionou a decisão, mas seguiu o caminho indicado.Ao chegar à universidade os professores afirmavam que não havia salvação fora da Igreja Romana, a partir daí ele contesta essas afirmações, e faz a seguinte indagação: E os cristãos gregos?
Inicia as pregações baseando-se no novo testamento, pregando o amor de Deus, o perdão, e o sacrifício de Jesus Cristo na cruz em favor da humanidade. Seus sermões começaram a incomodar por falar abertamente contra as práticas nocivas da Igreja.Logo após a conclusão das 95 teses, Lutero pregou-as pessoalmente na porta da Catedral de Wittemberg fiéis da região passaram a ler o que havia nos papéis afixados. Em seguida, os escritos de Martin foram publicados em grande escala, atingindo assim, um maior número de pessoas, inclusive o Papa obteve rápido acesso aos escritos.
Ele defendeu com firmeza diante do julgamento da Igreja, a exposição das 95 teses, e acrescentou não posso renegar a minha fé cristã, pois estaria renegando ao Criador. Palavras de Lutero: minha consciência permanece cativa à palavra de Deus.  O Príncipe Frederico o apoiava e admirava-o, um homem de capacidade excepcional, temia que o matassem, foi montado um esquema de segurança para Lutero, com intuito de acompanhá-lo até os limites da região. Foi neste momento que Frederico demonstrou seu verdadeiro apreço por Lutero, providenciando alguns de seus homens para o "capturarem" antes da Igreja. Lutero ficou escondido nos arredores da Universidade, foi também neste momento que Lutero tomou a decisão de traduzir a Bíblia para a língua alemã. 
Muitos acompanharam suas ideias e deixaram para trás as doutrinas "sugeridas" pela Igreja Católica. Houve grandes confrontos entre protestantes e católicos, inúmeras pessoas morreram. Os eventos de Ausburgem 1530 abriram as portas para a liberdade religiosa.
Após seu casamento com Katharina Bora, tiveram seis filhos, ele ainda pregou por mais dezesseis anos. Muitos dosque conheceram seus escritos ficaram de seu lado, dando continuidade ao processo de expansão. Os efeitos dos protestos de Lutero perpetuam na sociedade alemã e em todo mundo.

Continue navegando