Buscar

VALDIRENE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A referida pesquisa será realizada através de uma abordagem qualitativa, com o intuito de produzir fontes sobre o objetivo investigado e dialogar com elas, pois a finalidade da mesma é mostrar informações diante de um problema encontrado. Numa pesquisa qualitativa as respostas não são objetivas, e o propósito não é contabilizar quantidades com resultados, mas sim conseguir compreender o comportamento de determinado grupo-alvo. A pesquisa será desenvolvida através de uma pesquisa exploratória, que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, visto torna-lo mais explicita ou a constituir hipóteses. É uma pesquisa bibliográfica pois consiste na etapa inicial de todo um trabalho cientifico, com o objetivo de reunir informações e dados que servirão de base para a construção da investigação proposta e por uma será uma pesquisa de campo com a finalidade de analisar como procede os fenômenos e observação de fatos como ocorre no real e coleta de dados para uma analise da interpretação dos dados.
Neste trabalho será abordado a contribuição do Lúdico para a Educação Infantil, pois o Lúdico permite há criança um desenvolvimento global por meio das descobertas e da criatividade, assim podendo a mesma se expressar , analisar, criticar e transformar a realidade que a cerca. A referida pesquisa tem como tema central a contribuição do Lúdico no desenvolvimento das crianças do 2º período da Educação Infantil em uma escola publica, sendo a ludicidade um assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na Educação Infantil, por ser o brinquedo a essência da infância e na sua vivencia permite a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
 INTRODUÇÃO
 OBJETIVO
METODOLOGIA
 REFERENCIAL TEÓRICO
 REFERÊNCIAS 
BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1996.
VYGOTSKI, L.S O papel do brinquedo no desenvolvimento in: A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
CADE O TITULO 
 
SANTOS, Valdirene Alves¹; PEREIRA, Francisca Araújo 2, 
¹ Aluno do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Amazônia – Boa Vista/RR. E-mail: escrever o email aqui.
² Profa. Orientadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Amazônia – Boa Vista/RR. E-mail꞉ francisca.pereira@estacio.br
A Educação Infantil no Brasil é uma modalidade de ensino da Educação que atende crianças com idades entre zero e cinco anos e onze meses de idade. De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, lei nº 9.394, sessão II , Art.29), a Educação Infantil é oferecida em complementação a ação da família, proporcionar condições adequadas de desenvolvimentos físico, emocional, cognitivo e social da criança e promover a ampliação de suas experiências e conhecimentos, estimulando seu processo de transformação da natureza pela convivência social.
O Lúdico tem sua origem na palavra latina “ ludus” que que dizer “ jogos” e “ brincar” e neste sentido estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimento, isto oportuniza a aprendizagem do individuo .A introdução do Lúdico na vida escolar da criança é uma maneira muito eficaz e perpassar pelo universo infantil para imprimi-lhe no universo adulto, nos conhecimentos e principalmente a forma de interagirmos.
Desta forma o Lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo real, por meio das descobertas e da criatividade a criança pode se expressar , analisar, criticar e transformar a realidade, sendo a Ludicidade uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista como uma diversão. 
ESCREVER UM PARAGRAFO 
Objetivo Geral: 
Analisar as contribuições do Lúdico para o desenvolvimento das crianças do 2º período da Educação Infantil em uma escola pública de Boa Vista-RR.
Objetivos Específicos:
Discutir acerca das contribuições do Lúdico para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.
Identificar com esta acontecendo o trabalho com o Lúdico no 2º ´período na Educação Infantil.
Apontar como o Lúdico esta favorecendo o desenvolvimento das crianças no 2º período da Educação Infantil na escola campo.
O Lúdico é fundamental importância no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, pois a Ludicidade é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula , visto que através do Lúdico as crianças podem aprender de forma significativa e prazerosa. É preciso que haja uma reflexão acerca dessa aprendizagem onde as crianças sejam o ponto de partida para a transformação desse processo de desenvolvimento. Desse modo, enfatiza-se a importância do brincar na Educação Infantil, onde através do Lúdico a criança estimula sua imaginação, fantasia e a criatividade que envolve todo o processo de ensino aprendizagem.
 PROBLEMA
Como o Lúdico pode contribuir para o desenvolvimento das crianças na turma do 2º período da Educação Infantil em uma escola pública de Boa Vista- RR ?
JUSTIFICATIVA
PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 2° ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1974.
SANTOS, Santa Marli Pires dos (org). Brinquedos : o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis, RJ : Vozes, 1997
1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais