Buscar

AV3 ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCA0083_AV3_201503103315 » ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
	Tipo de Avaliação: AV3
	
	Professor:
	CARLOS ROMA VIEIRA DA FONSECA
	Turma: 9025/DL
	Nota da Prova: 7,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 08/12/2015 18:11:27
	
	 1a Questão (Ref.: 201503727281)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Neste século XXI pode ser constatado que , em nenhum período histórico anterior, o homem produziu tantas imagens como produz hoje. Vivemos na atualidade a denominada Civilização :
		
	 
	da Imagem
	
	Romântica
	
	Neoclássica
	
	da Retórica.
	
	Humanista
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503727293)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinalar a única opção correta sobre a Estética na Antiguidade Clássica :
		
	 
	Platão, baseado no pensamento metafísico de que o mundo se dividia em mundo das ideias (inteligível) e o mundo real (sensível), considerava a arte como mera imitação da verdade do mundo inteligível.
	
	na Antiguidade Clássica o belo pertencia a Deus e a arte retratava apenas a doutrina cristã, sem qualquer relacionamento com pressupostos estéticos.
	
	todos os filósofos gregos defendiam que o belo da arte era superior ao belo natural, nascido duas vezes do espírito.
	
	Platão defendia a produção artística com superior à produção da natureza, isto porque o artista como representante de Deus na Terra, tinha o domínio do belo.
	
	Sócrates, apoiado no pensamento metafísico, estabeleceu o conceito de "belo" na arte, definiu a estética como a Filosofia do Belo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503729175)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com o surgimento da fotografia no século XIX, esta exerceu grande influência nos rumos tomados pela pintura, influência marcante no movimento impressionista, isto porque:
		
	
	as obras impressionistas se mantinham fiéis aos princípios da pintura acadêmica, princípios reforçados com as técnicas fotográficas.
	 
	os impressionistas não utilizavam as cores puras e dissociadas, daí a importância dos conhecimentos gerados pela fotografia .
	
	no Impressionismo o problema das sombras foi resolvido com técnicas fotográficas, passaram a ser escuras ou pretas e não luminosas e coloridas como os pintores costumavam representá-las no passado.
	
	os artistas impressionistas não conseguiam registrar as tonalidades que os objetos adquiriam com os reflexos da luz solar em momentos diferentes do dia, isto foi resolvido com as técnicas fotográficas.
	 
	provocou um acelerado progresso técnico que resultou na redução dos tempos de exposição das imagens e na maior precisão de captação da imagem, logo a pintura estava livre de seu compromisso de representação da realidade.
	
	‘
	
	 4a Questão (Ref.: 201503139304)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A invenção da fotografia delimitou o campo de conhecimento artístico da modernidade. Essa história vai ser vista como marco conceitual estético. Na história da arte esses primeiros momentos são estudados como mudanças que, ocorridas no final do século XIX e na virada do século XX. receberam os nomes de:
		
	
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Pop-Art
	
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Surrealismo
	
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Dadaísmo
	 
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Expressionismo.
	
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Barroco.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503729342)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Cubismo, considerado a mais influente vanguarda do Modernismo, foi influenciado e influenciou outros movimentos artísticos. Como exemplo de um desses movimentos artísticos pode ser citado o :
		
	
	Realismo.
	
	Minimalismo
	
	Romantismo
	 
	Futurismo
	
	Experimentalismo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503137133)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Movimento bastante organizado e doutrinário, fundamentado nos estudos de Freud acerca do inconsciente. Salvador Dali e Man Ray estão entre seus artistas. Que movimento é este?
		
	
	c) Simbolismo
	 
	a) Expressionismo
	 
	b) Surrealismo
	
	e) Dadaísmo
	
	d) Futurismo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503140446)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Arte Pop colocou em questão a importância crescente no período pós-Guerra dos meios de comunicação de massa e sua influência nas categorias mais elevadas da cultura ocidental, que pareciam questionar as distinções culturais tradicionais. Assinale a opção com nomes de artistas que representam essa corrente:
		
	 
	Andy Warhol e Roy Lichtenstein.
	
	Marcel Duchamp e Man Ray.
	
	Matisse e Kandinsky.
	
	Salvador Dali e Pablo Picasso.
	
	Jackson Pollock e Willem de Kooning.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503140426)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um tipo de arte radicalmente abstrata surgiu nos EUA logo após a Segunda Guerra, tornando Nova York o principal centro das artes, em substituição a Paris. Essa nova arte ficou conhecida como Expressionismo Abstrato ou Action Painting. Assinale a opção que NÃO apresenta fatores políticos e econômicos do Expressionismo Abstrato:
		
	
	Afirmação de uma nova arte americana
	 
	Desinteresse europeu pela arte no período
	
	Estabelecimento do consumo de arte
	
	Eclosão da segunda Guerra Mundial
	
	Criação do mercado de arte
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503143066)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Algumas tendências rotuladas como Arte Corporal, Arte Performática e Arte Narrativa, fizeram parte do vale-tudo em arte que iniciou-se em meados da década de 1960. O tradicional objeto de arte, permanente, artigo de luxo único, portátil e vendável, era rejeitado. No lugar dele surgiu uma ênfase sem precedentes nas idéias transmitidas por propostas nos mais diversos suportes, exigindo uma nova espécie de participação mental por parte do espectador. Este fenômeno foi denominado de:
		
	
	Arte moderna;
	 
	Arte conceitual;
	
	Construtivismo;
	
	Suprematismo;
	
	Minimalismo;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503751844)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 
A imagem acima mostra a obra Divisor de Lygia Pape. Segundo Guy Brett, "Um grande pedaço de tecido [...], mantendo juntas, embora separadas, dezenas e dezenas de pessoas cujas cabeças se projetam através de buracos igualmente espaçados". Com base na descrição da obra, pode-se afirmar: I - A obra possui claramente uma dimensão participativa acentuada. II - A obra pode ser contextualizada no espaço da arte contemporânea, no qual é percebida uma dimensão relacional. III - Entre as categorias presentes na arte contemporânea, a obra se enquadra na categoria de escultura, já que se configura como forma tridimensional. IV - A obra só se realiza como tal no momento em que é experienciada pelos participantes, ou seja, no momento do encontro. Sobre as afirmativas, marque a opção correta:
		
	
	Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
	 
	Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
	 
	Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes