Buscar

PROJETO PDN parte 1

Prévia do material em texto

2.1 Identificação da empresa;
O nome da empresa é Oba Eventos, pelo fato da empresa ser desse segmento, e Oba possuir o significado de: felicidade, satisfação, entusiasmo, tudo que um evento precisa. Com apenas 2 meses de existência no mercado, já possui muitos clientes, e luta para conquistar novos e reter os antigos. Planejamento de eventos é uma estratégia de comunicação onde se incluem todas as ações e campanhas, que proporcionem experiência de marca e interação para de forma estratégica, se atingir resultados e soluções de comunicação para marcas, produtos e serviços.
Segundo Mello Neto (2004), é através dos eventos que o homem moderno, aprende e reaprende, a ter emoções, desenvolve o seu senso crítico, aprimora suas visões, preza a liberdade e adquire maior sensibilidade. Dessa forma, aprimora a sua vida emotiva e social.
A Oba Eventos, planeja, elabora, cria, e produz eventos que impulsionam a criatividade desenvolvida de maneira duradoura, para uma experiência completa. Somos especialistas em; 
EVENTOS; Feiras, convenções, congressos, eventos corporativos, casting, palestras e lançamento de produto.
MERCHANDISING; Stands, ação de PDV e Sampling 
PROMOÇÃO; Concursos e sorteios
 Visão - Ser reconhecida em todo o estado do Ceará, como uma empresa inovadora, que se mantem a frente de seu tempo, através da competência, qualidade, produtividade e responsabilidade social.
 Missão- Oferecer um trabalho organizado, com competência e sério em eventos corporativos para assim satisfazer as necessidades de nossos clientes, agregando valor aos serviços prestados, com qualidade, excelência e compromisso de que o seu evento será um sucesso.
 Valor – Ética, responsabilidade social, compromisso e honra.
Breve resumo do negócio e Histórico.
A nossa empresa é nova no mercado de eventos, foi criada no dia 20 de Setembro de 2017, em Fortaleza – Ceará, tendo apenas dois meses de existência, com apenas dois sócios. Alugamos um escritório, para atender os nossos clientes, com conforto e dedicação. Pensamos nesse tipo de negócio por que estudamos o mercado de eventos e vimos que a cada dia cresce mais e mais. Apesar de não termos muita experiência de mercado, procuramos atender as necessidades dos nossos clientes 
 
 2.2 Constituição legal e administração;
Como escolha da forma legal da empresa exercer suas funções segundo o SEBRAE, sociedade Simples - é a reunião de duas ou mais pessoas que, reciprocamente, se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de atividade econômica e a partilha entre si, dos resultados, não tendo por objeto o exercício de atividade própria de empresário. Portanto, duas ou mais pessoas que exercem juntas, a prestação de serviços especializados, desde que não caracterize atividade própria de empresário. Cumprindo as exigências legais, o gerenciamento da empresa será dividido entre dois sócios, que atende pelos nomes de: Camila Oliveira e Rozana Nogueira. 
Camila Oliveira será a Sócia 1, que terá as seguintes responsabilidades:
Atender os clientes interessado em contratar os serviços prestados.
Agendamento de reunião com fornecedores, parceiros e colaboradores.
Acompanhamento das ações até a conclusão das ações prestadas.
Feedback final. 
Formação Profissional:
Graduanda em Publicidade e Propaganda (Centro Universitário Estácio do Ceará) 
Experiência na atividade:
Trabalhou como Gerente de Marketing da microempresa Felicidoces, onde elaborava estratégias para aumentar a venda de seus produtos, fazendo pesquisas de mercado para detectar as necessidades de seus clientes.
Rozana Nogueira será a sócia 2, que terá as seguintes responsabilidades:
Coordena e supervisiona o operacional da empresa.
Desenvolve planejamento estratégico.
Coordena negociações para aquisições, fusões, associações, etc. com outras empresas.
Mantem contatos com a direção de outras empresas, entidades de classe e órgãos governamentais, visando a harmonizar esforços que se traduzam em benefícios para os clientes, o mercado e a comunidade em geral.
Atividades Extras; 
Acompanhamento da identidade visual de empresa de pequeno porte RM (Ram de moda). Elaboração de briefing de criação estratégico para agregar valor à marca. Posteriormente foi elaborado um diagnóstico empresarial e organizacional. 
Freelancer para produção de casting para evento promocional de empresa 
Experiência Profissional; 
20/04/2013 a 30/12/2013 Gercy Butic vendedora
Empresa De pequeno porte do segmento varejo 
 Atender possíveis credores 
 Fazer levantamento e o estudo de toda informação pertinente sobre o possível cliente
Comunicar com o cliente de forma inteligível e amigável.
Formação Acadêmica 
Cursando 8° Publicidade e Propaganda Centro Universitário Estácio do Ceará
 Projeções futuras de crescimento: 
 
 Trabalhamos sempre olhando para o futuro, atendendo de forma personalizada cada cliente, para nos tornarmos uma empresa de grande porte, para atender todo o Ceará, criando conceitos e crescendo diante a adversidade, a tecnologia e em meio à crise econômica. Para assim sermos uma empresa de Renome. 
 2.3- A Oba eventos, promove eventos corporativos de grandes empresas. Interagimos com nossos futuros e atuais clientes. Somos a parte que faz acontecer, com isso trabalhamos com equipamentos de alta tecnologia, com fidelização de clientes, com a divulgação de eventos. Cuidamos de toda parte de criação, finalização e logística. Desde a apresentação em 3D até o mobiliário, iluminação, comunicação visual e paisagismo. O objetivo da empresa que nos escolhe, é o nosso Inovar, é um dos nossos pilares. Pensando nisso para sermos referência e apresentar diferencial para quem nos procura, é trabalhar afinco com a tecnologia, onde tudo está ligado à interatividade, e tudo estão conectados. 
Oferecemos aos clientes, uma forma de pagamento de acordo com o seu projeto, ou seja, o cliente passa para nossa empresa o que precisa, para quando e onde. Analisamos e definimos como será o evento, quais as formas de divulgação, depois de fazer tudo isso, organizamos os gastos e lucros e passamos de novo para o cliente, se estiver de acordo com o preço, e autorizarem começamos o mais rápido possível a divulgação e em seguida o evento.
Cada case apresentado, é gerado um estudo, para o perfil da empresa, os seus valores e sua visão, para produzir o evento a sua maneira. Para cada cliente que nos escolher, irá ser feito um estudo de tendências para tal segmento. O tato, a experiência, a interação, o promocional é a essência para atingirmos aquilo que queremos.
 Para atender as necessidades dos clientes que nos procura, oferecendo um serviço de qualidade, inovação e que queira, através de eventos divulgar a sua marca, esse é um dos diferenciais da Oba comunicação e eventos. Somos contratados por grandes empresas de qualquer segmento, e procuramos deixar nossos clientes se sentirem únicos. 
Para se obtiver uma melhor definição do nosso mercado de atuação foi feito um estudo de fatores econômicos, levando em consideração à economia atual do país as empresas passaram a investir em eventos e em publicidade e propaganda, e não querem se tornar invisível.
3 - Análise do mercado de Eventos:
 Segundo a ABEOC (associação brasileira de empresas de eventos) divulgado em novembro de 2016, o setor de eventos corporativos no Brasil em 2017 terá um crescimento em vários setores, entre eles estão comunicação e marketing (29%), varejo (21%), e tecnologia (14%), os empresários de acordo com a pesquisa, também acreditam que os eventos corporativos estarão reaquecidos nesse ano de 2017, com base em novos formatos e ações.
A pesquisa ainda destaca a aposta dos executivos de que o setor irá vivenciar um novo modismo de eventos de experiências, que permitam a experimentação de produtos e serviços.  Eventos dessa natureza são uma tendência.
 3.1- Análise do Macroambiente
Aspectos econômicos: O aspecto econômico é um dos que mais influênciana empresa, pois dependendo da economia as empresas não poderão investir tanto em eventos para divulgar sua marca.
Aspectos políticos e legais: O governo pode atingir direta ou indiretamente as empresas de eventos. Tanto criando leis restringindo algumas atividades de divulgação e eventos, como regulamentar a população no ramo de atividade de organização e eventos, fazendo com que os serviços caiam consequentemente.
Aspectos demográficos: O aspecto demográfico é muito importante pois dependemos dele para saber quem faz parte do público alvo, e assim poder traçar um perfil clientes. Exemplo: Onde mora, média de idade, sexo, raça, renda, classe social e outras estatísticas. 
Aspectos tecnológicos: A tecnologia tem a capacidade de impactar a vida de qualquer pessoa, principalmente empresas. Por isso sempre que uma tecnologia ligada ao ramo de eventos e divulgação é lançada as empresas tem que se adaptar e levar ao cliente da melhor maneira possível, tanto na qualidade do serviço quanto em um preço justo ao serviço prestado. 
Aspectos sociais: Pesquisas realizadas em 2013, e publicada no ll Dimensionamento econômico da indústria de Eventos do Brasil, mostra que o setor está em plena extensão, crescendo por volta de 14% ao ano. O estudo teve como objetivo, quantificar a participação da indústria de eventos no PIB DO Brasil: avaliar a contribuição do setor no processo de geração e emprego, renda e imposto, além de incentivar os espaços de eventos no país.
3.2–Análise do Microambiente
 Fornecedores: Suporte de Hadware e Software, Desenvolvimento e manutenção de sites, Designer Gráfico, Assessoria de Imprensa, Agência de Viagem, Consultores.
 Clientes: Os nossos clientes são empresas que queiram divulgar os seus produtos através de eventos. O cliente que nos procura está inserido nos pressupostos centrais de eventos. (necessidades, desejos, demandas, serviços, troca, transações e mercados). Tendo isso em vista, empresas de turismo, bebidas, alimentos, higiene, marcas de cosméticos, marcas de automóveis.
Estar inserido e antenado no meio digital e tecnológico para qualquer empresa divulgar seu negócio. Ações e campanhas nas redes sociais, essas ações passam por um processo de planejamento, produção de conteúdo, gerenciamento, monitoramento e mensuração de resultados.
Revistas periódicas regionais de comunicação.
Outdoor nas mediações, e em lugares estratégicos da cidade. Não necessariamente em grandes quantidades.
 
 Um bom elo e relacionamento com o nosso cliente é um casamento. Para isso acontecer seguimos passos para a conquista;
A simpatia para recebê-lo, escutá-lo e saber suas necessidades.
Passar confiança e credibilidade dos nossos serviços.
Solucionar e resolver, sendo ágeis e abeis.
Atentamos para os feeds recebidos de todos aqueles que contatam nossos serviços, para uma boa prática de crescimento.
Investimentos em promoções aproveitando oportunidades de oferecer o serviço.
 Intermediários: os nossos serviços chegam até nossos clientes, através de parcerias que nós temos com empresa de consultoria em eventos, onde eles indicam nossos serviços aqui em Fortaleza, temos parcerias com empresas de outros Estados. 
Concorrentes: Temos dois grandes concorrentes direto, que prestam os mesmos serviços, com um diferencial de que a nossa empresa presta serviços apenas na área de comunicação, voltada para divulgação de marcas de produtos.
Mestria comunicação e ventos 
Caprius comunicação e ventos
Ambas situadas em Fortaleza. 
4- Plano de Marketing e vendas 
 O diferencial do serviço da Oba eventos é aliar os conceitos de comunicação, mundo coorporativo, Apoio logístico e Casting para eventos, para transformar eventos em vivências enriquecedoras e memoráveis para cada participante, com responsabilidade Social e valorização dos clientes.
 
 A Política de Preços da Oba eventos, é a mesma para todos os clientes, pois trabalha com o mesmo tipo de cliente em todas as situações, ou seja com empresas coorporativas, sendo os serviços sofisticados com elevado valor agregado e o público alvo de alta renda que exige uma política de preços bastante diversa.
 Condições de fidelização, Política de relacionamento e benefícios adicionais, pois o perfil desse clientes é diferenciado.
 Como a empresa é iniciante, o foco das ações de comunicação será feito através dos veículos simples e de baixo custo, que podem assegurar uma comunicação efetiva e segura, que será através de: Folders direcionados, convites eletrônicos e mala direta.
 
 
 
 5- Estrutura e operação 
 5.1 Localização e infraestrutura;
 Situada em Fortaleza/CE na Avenida Dom Luiz, ao norte da cidade no bairro Aldeota, a Oba eventos escolheu esse endereço por ser comercial, perto de shoppings, centro comerciais, empresas de vários segmentos. O mapeamento dos concorrentes nessa área foi feito. Um local onde a área da cidade nos favorece em termo de belezas naturais. O imóvel foi estruturado para atender as necessidades operacionais, tendo possibilidade de expansão. Segue espaços;
1 Sala de reunião
1 Sala de espera
1 Sala da diretoria
2 Banheiros FEM/MASC
1 Cozinha 
1 Estacionamento 
Para a empresa foi alocado, computadores, mesas, cadeiras, telões de plasma, jarros, tapetes, cortinas, Ar condicionado, bandejas, cafeteiras, taças, escrivanias, geladeiras, fogão, utensílios de cozinha, bebedouros, TVs, vaso sanitário 
 
 
 
 CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Camila de Oliveira
Rozana Nogueira
PROJETO EXPERIMENTAL PLANO DE NEGÓCIOS
Trabalho da Disciplina de Projeto Experimental – Plano de Negócios Curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Estácio do Ceará.
                                                             Prof. Ms. Francisco Sávio de Oliveira Barros
FORTALEZA
2017

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes