Buscar

Estudo Dirigido Neuroanatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido Neuroanatomia: 
1-Descreva desenvolvimento embrionário do sistema nervoso:
R: O sistema nervoso se origina do folheto embrionário ectoderme.
A formação iniciasse com o espessamento desta, acima da notocorda, dando origem a placa neural, o desenvolvimento desta placa é induzida pela notocorda e pela mesoderme.
A placa neural torna-se mais espessa, adquire sulco longitudinal (suco neural) que se aprofunda formando a goteira neural. Os lábios da goteira neural se fundem e formam o tubo neural. Em seguida, o ectoderme não diferenciado se fecha sobre o tudo neural; quando encontra os lábios da goteira neural originam células que formam uma lâmina longitudinal situada dorso-lateralmente ao tubo neural denominada Cristal neural.
O tubo neural dá origem ao sistema nervoso central (SNC), enquanto a Crista origina o sistema nervoso periférico (SNP).
2- Quais são as células que formam o tecido nervoso?
R: O sistema nervoso é constituído por neurônios (células nervosas) e pelas células de sustentação da neuroglia, muito mais numerosas. 
3- Dê a classificação funcional dos neurônios e explique cada uma deles:
R: Neurônios motores controlam os órgãos efetores, como glândulas exócrinas e endócrinas e fibras musculares.
Neurônios sensoriais recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo. Os Inter neurônios estabelecem conexões entre outros neurônios formando circuitos complexos.
4- Diferencie Estímulo Aferente de Eferente :
R: Aferente- É o que traz a informação ao sistema. Eferente- O que envia a resposta.
Ex: Você leva um soco, seu sistema nervoso detecta através da via aferente. A resposta, ou seja, o que volta como no caso da dor um reflexo é por via eferente.
5 - O que é uma Sinapse Nervosa? 
R: Sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores. As sinapses ocorrem no "contato" das terminações nervosas (axônios) com os dendritos. O contato físico não existe realmente, pois ambas as estruturas estão próximas, mas há um espaço entre ela (fenda sináptica). Dos axônios são liberadas substâncias (neurotransmissores), que atravessam a fenda e estimulam receptores nos dendritos e assim transmitem o impulso nervoso de um neurônio para o outro.
6 - Quais são as partes que compõem um neurônio? 
R: Corpo celular, axônio e dendritos. 
Corpo celular - essa parte principal contém todos os componentes necessários da célula, como o núcleo (que contém DNA), retículo endoplasmático e ribossomos (para construir proteínas) e mitocôndria (para produzir energia). Se o corpo celular morrer, o neurônio morre. 
Axônio - essa projeção da célula, longa e semelhante a um cabo, transporta a mensagem eletroquímica (impulso nervoso ou potencial de ação) pela extensão da célula; dependendo do tipo do neurônio, os axônios podem ser cobertos por uma fina camada de mielina, como um fio elétrico com isolamento. A mielina é feita de gordura e ajuda a acelerar a transmissão de um impulso nervoso através de um axônio longo. Os neurônios com mielina costumam ser encontrados nos nervos periféricos (neurônios sensoriais e motores), ao passo que os neurônios sem mielina são encontrados no cérebro e na medula espinhal. 
Dendritos ou terminações nervosas - essas projeções pequenas e semelhantes a galhos realizam as conexões com outras células e permitem que o neurônio se comunique com outras células ou perceba o ambiente a seu redor. Os dendritos podem se localizar em uma ou nas duas terminações da célula.
7- Dê a classificação funcional e anatômica do sistema nervoso:
R: Divisão funcional: SN Somático (SN da vida de relação) -> Aferente SN Visceral (receptores periférico -> SNC).
SN Somático (SN da vida de relação) -> Eferente (SNC -> mm. esqueléticos). 
SN Visceral (SN da vida vegetativa) -> Aferente (visceroceptores -> SNC)
SN Visceral (SN da vida vegetativa) Eferente = SN Autônomo (SNC -> glândulas, mm. lisos e cardíaco) { Simpático e Parassimpático}.
Divisão Anatômica: SNC (Neuroeixo) dentro do esqueleto axial -> Encéfalo (dentro do Crânio) -> Cérebro/ Cerebelo/ Tronco Encefálico -> Mesencéfalo/ Ponte/ Bulbo.
SNC (Neuroeixo) dentro do esqueleto axial -> Medula (dentro do canal vertebral).
SNP -> Nervos -> Cranianos e Espinhais
SNP - > Gânglios -> Sensitivos (dorsais) e Viscerais (SNA)
SNP -> Terminações Nervosas
8- Descreva os envoltórios da medula espinhal:
R: A medula é envolvida por membranas fibrosas denominadas menínges, que são: dura-máter, pia-máter e aracnoide. 
A dura-máter e a mais espessa e envolve toda a medula, como se fosse uma luva, o saco dural. Cranialmente ela se continua na dura-máter craniana, caudalmente ela se termina em um fundo-de-saco ao nível da vértebra S2. Prolongamentos laterais da dura-máter embainham as raízes dos nervos espinhais, constituído um tecido conjuntivo (epineuro), que envolve os nervos.
A aracnoide espinhal se dispõem entre a dura-máter e a pia-máter. Compreende um folheto justaposto à dura-máter e um emaranhado de trabéculas aracnóideas, que unem este folheto à pia-máter.
A pia-máter é a membrana mais delicada e mais interna. Ela adere intimamente o tecido superficial da medula e penetra na fissura mediana anterior. Quando a medula termina no cone medular, a pia-máter continua caudalmente, formando um filamento esbranquiçado denominado filamento terminal. Este filamento perfura o fundo-do-saco dural e continua até o hiato sacral. Ao atravessar o saco dural, o filamento terminal recebe vários prolongamentos da dura-máter e o conjunto passa a ser chamado de filamento da dura-máter. Este, ao se inserir no periósteo da superfície dorsal do cóccix, constitui o ligamento coccígeo. A pia-máter forma, de cada lado da medula, uma prega longitudinal denominada ligamento denticulado, que se dispõem em um plano frontal ao longo de toda a extensão da medula. A margem medial de cada ligamento continua com a pia-máter da face lateral da medula ao longo de uma linha continua que se dispõe entre as raízes dorsais e ventrais. A margem lateral apresenta cerca de 21 processos triangulares que se inserem firmemente na aracnóide e na dura-máter em um ponto que se alteram com a emergência dos nervos espinhais. Os dois ligamentos denticulados são elementos de fixação da medula e importantes pontos de referencia em cirurgias deste órgão.
9 - Quais são as funções do Líquor?
É um fluido encontrado entre meninges aracnoide e pia-máter, possui baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal e fornece nutrientes para o tecido nervoso e remove resíduos metabólicos do mesmo.
10 De que forma estão distribuídas as substâncias brancas e cinzentas na medula espinhal? 
R: Cérebro (substância branca interna e cinza externa) 
Medula espinhal (substancia branca é externa e cinza interna)
11- Quais são os componentes SNC e do SNP, explique cada:
R: O sistema nervoso central é constituído de encéfalo e medula espinal, que é responsável por processar informações.
O sistema nervoso periférico é constituído de nervos, gânglios e terminações nervosas, que se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo.
12- Explique a formação de um nervo espinhal:
R: Os nervos são formados pela união das raízes dorsal (sensitiva) e ventral (motora), esta união da origem ao tronco do nervo que é misto (aferente e eferente). Este tronco deixa a coluna vertebral pelo forame intervertebral e depois se divide em um ramo dorsal e outro ventral.

Outros materiais