Buscar

AV 2 PSICOLOGIA 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0395_AV2_201408410401 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	MARISA GOETTENAUER COUTO CARVALHO
	Turma: 9011/AD
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 08/06/2015 18:57:24
	
	 1a Questão (Ref.: 201409071688)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Alfred Binet (1857-1911) foi o inventor do teste de QI (quociente intelectual), que considera as inteligências lógico-matemática e verbal. A medida da inteligência, nos dias atuais, não está restrita a estas habilidades, o que fez expandir seu conceito. Em 1983, Gardner lançou um determinado conceito, chamando a atenção para a importância de outras habilidades, antes pouco valorizadas. Na sua teoria são consideradas as inteligências verbais e matemáticas, além de: Inteligência musical, Inteligência espacial, Inteligência corporal e Inteligência interpessoal. Assinale a alternativa que apresenta o conceito lançado por Gardner:
		
	
	Inteligências regulares.
	
	Inteligências verticais.
	
	Inteligências horizontais.
	 
	Inteligências relativas.
	 
	Inteligências múltiplas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408700918)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A seleção de pessoas deve atender a vários requisitos desejados pela organização para a(s) vaga(s) a ser preenchida(s). A ferramenta que nos auxilia a determinar as características desejáveis em um trabalhador, suas habilidades cognitivas, técnicas e comportamentais é:
		
	
	Testes de Competências
	
	Grafologia
	 
	Perfil Profissiográfico
	
	Testes de Simulação de Desempenho
	 
	Recrutamento de Pessoal
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408491860)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A psicanálise foi criada por Sigmund Freud no século XIX, seu método de investigação é a associação livre e tem como objeto de estudo:
		
	
	O consciente.
	
	A sexualidade.
	
	O comportamento
	 
	A percepção.
	 
	O inconsciente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409069294)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O psicólogo organizacional desenvolve muitas atividades nas organizações, voltadas para a organização, o trabalho e a gestão de pessoas. Sobre a atuação do psicólogo organizacional, estão corretas as afirmativas, EXCETO:
		
	 
	Diagnostica individualmente cada colaborador da organização.
	 
	Gerencia conflitos nas relações interpessoais.
	
	Identifica as competências de cada colaborador.
	
	Estimula a cooperação entre os colaboradores.
	
	Auxilia na gestão do clima organizacional.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408696917)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Psicologia é uma ciência que saiu do status limitado de "estudo de atípicos" e vem ganhando cada vez mais valorização no trabalho com grupos. A subárea da Psicologia que lida com questões tais como: recrutamento e seleção, gestão de conflitos, processos motivacionais e instatalação eficaz da liderança é:
		
	
	Psicologia do desporto;
	
	Psicologia do desenvolvimento.
	 
	Psicologia nas Organizações;
	
	Psicologia Social;
	
	Psicologia Clínica;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408697567)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um agente de seleção ao decidir por um candidato que apresente boa capacidade de comunicação, para o cargo de gestor de pessoas, está inferindo que o mesmo seja tolerante, motivado e apresente mente aberta para lidar com as diferenças dos colaboradores. Admitindo que o agente perceba a primeira característica tão importante a ponto de inferir (sem testar) a existência das demais estamos falando de uma distorção perceptiva. Qual?
		
	
	Atribuição de causalidade.
	 
	Efeito de halo;
	 
	Efeito contraste;
	
	Identificação projetiva;
	
	Percepção seletiva;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408623579)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo Chiavenato (2000) as organizações são uma rotina na vida do homem desde o seu nascimento, com a chegada à família, onde desempenha papéis específicos e depois, ao longo da vida, ao participar de diferentes tipos de grupos que satisfazem suas necessidades. Defina organizações e cite, pelo menos, 2 exemplos:
		
	
Resposta: A organização é constituida por um conjunto de valores metas. Organização formal: constituida pela organização, estabelecida pela empresa. Organização informal: é formada atraves da necessidade de comunicação com as pessoas do ambiente.
	
Gabarito: O aluno deverá fzer menção a: Sistema organizado de pessoas que interagem para o alcance de objetivos comuns. Exemplos: família, instituições de ensino, empresas, instituições religiosas, etc
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409064323)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito às relações de poder no mundo corporativo, a base que inspira medo nas pessoas para evitar punição é denominada:
		
	
	filiada
	
	legitima
	
	organizada
	
	argumentada
	 
	coercitiva
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408498240)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Analise o caso abaixo: "Uma organização contava com grande número de motoristas em seus quadros. Mudanças tecnológicas levaram à gradativa redução da quantidade de veículos, ao mesmo tempo que os novos profissionais, de qualquer área técnica, passaram a ser contratados já com essa habilitação. O trabalho de motorista profissional tornou-se obsoleto. Com a redução de suas atividades, muitas pessoas apresentaram sinais de transtornos somáticos e psicológicos, consequentes à instalação de fortes sentimentos de inutilidade ou perda do sentido de pertencer à Organização." (Fiorelli, 2004) De que forma a Psicologia Organizacional pode colaborar para miniminizar e/ou evitar tais problemas? Indique as áreas de atuação do psicólogo organizacional relacionadas a este caso.
		
	
Resposta: Gestão de Pessoas. A Psicologia pode investigar o comportamento de cada motorista, identificando suas competencias, e depois valorizar o individuo conforme as suas competencias e habilidades, visando assim a sua total coloboração na organização.
	
Gabarito: Poderá ser apresentado a proposta da Qualidade de Vida no Trabalho e seu objetivo de proporcionar ao trabalhador Bem Estar no ambiente de trabalho. É possível ainda discorrer sobre a área dedicada ao Desenvolvimento do Empregado, voltada para o desenvolvimento de carreira, aconselhamento ao empregado, manejo do stress, etc.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408687475)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas organizações, os gestores devem planejar o crescimento de seus colaboradores, procurando não ferir preceitos éticos e morais. São situações que, no contexto do trabalho, podem levar à falta de ética:
		
	
	Falta de informação.
	
	Poder exercido por pessoa despreparada.
	 
	Todas as opções estão corretas.
	
	Falta de autocensura.
	
	Relações interpessoais conflitantes.

Outros materiais