Buscar

AV 1 DE ADM DE RH I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Área de RH é uma atividade meio e não uma atividade fim. Ou seja, cria condições para que as metas e objetivos sejam atingidos. É uma das áreas da organização que lida com alta complexidade . Por que ? (Ref.: 201401249017)
		1 ponto
	
	
	
	
	Porque atende clientes internos e externos.
	
	
	Porque seus processos são complexos e mudam frequentemente.
	
	
	Porque lida com verbas de todas as áreas da empresa.
	
	
	Porque tem dificuldade em estabelecer metas e objetivos.
	
	
	Porque lida com pessoas e pessoas são instáveis, ganham e perdem motivação, não há como controlar o comportamento das pessoas.
	
	
		2.
		"Compreendi, afinal, que renascer é um ato de cada dia. É construir, rever e reconstruir a prática empresarial e a pessoal, que se integram. É lidar com rigidez, prejuízo, tristeza, dor, egoísmo, inveja, ressentimento, raiva; elementos que desgastam, destroem, dilaceram empresas e pessoas. É transformá-los em plasticidade, recompensa, alegria, saúde, compartilhamento, altruísmo, gratidão, amor, elementos que agregam, constroem, vivificam. Compreendo, afinal, porque renascer é uma arte." Sylvia Vergara Na opinião da autora:  (Ref.: 201401599116)
		1 ponto
	
	
	
	
	o olhar multidimensional de cada membro da equipe em busca de resultados comuns é completamente dissonante do modelo que congrega e compartilha objetivos.
	
	
	a organização, orientada por missão e objetivos, deve possuir uma identidade cultural capaz de manter-lhe a coesão, com políticas de reconhecimento e um sistema de acompanhamento que estimule em cada membro da organização a habilidade de reflexão.
	
	
	os principais instrumentos de legitimidade organizacional devem ser baseados na regularidade e manutenção dos processos, bem como, na percepção particular daquele que está no topo da cadeia de comando.
	
	
	devem as organizações adotar estruturais piramidais estáticas, perfeitamente capazes de se adequar aos condicionantes externos que exigem capacidade de adaptação.
	
	
	a capacidade de instituição do princípio da ordem e o conformismo em relação a valores inquestionáveis, como, por exemplo, rigidez e egoísmo, devem ser mantidos pelas organizações.
	
	
		3.
		Existem várias técnicas aplicadas pela ARH na Gestão de pessoas de uma organização. Algumas são utilizadas no ambiente interno , outras no ambiente externo. Das opções abaixo, assinale a única que se refere ao ambiente EXTERNO: (Ref.: 201401706589)
		1 ponto
	
	
	
	
	Relação com os sindicatos
	
	
	Higiene e Segurança
	
	
	Avaliação de desempenho
	
	
	Plano de carreira
	
	
	Treinamento
	
	
		4.
		Dentre os conceitos da Administração de Recursos Humanos, como podemos definir NEGÓCIO : (Ref.: 201401706797)
		1 ponto
	
	
	
	
	O negócio de uma empresa consiste na relação entre cliente e mercado.
	
	
	O negócio de uma empresa pode ser definido como a orientação específica de sua atividade empresarial, aquilo que ela explora para atender às necessidades do cliente.
	
	
	O negócio de uma empresa pode ser definido como a orientação específica de sua atividade social, aquilo que ela explora para atender às necessidades do cliente.
	
	
	O negócio de uma empresa pode ser definido como a orientação específica de sua atividade política, aquilo que ela explora para atender às necessidades do cliente.
	
	
	O negócio de uma empresa consiste na relação entre produto e fornecedor.
	
	
		5.
		Conforme o escritor e professor Idalberto Chiavenato descreve em seu livro "Gestão de Pessoas vol. 3", quais são os cinco principais objetivos da Gestão de Pessoas? Assinale a única resposta correta. (Ref.: 201401024218)
		1 ponto
	
	
	
	
	Aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; promover competitividade a qualquer custo; responsabilidade com o meio ambiente; motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; administrar e impulsionar mudanças.
	
	
	Proporcionar e promover a competitividade; contribuir com o objetivo e realização da missão das organizações; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no ambiente de trabalho; administrar e impulsionar mudanças; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.
	
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; proporcionar e promover a competitividade; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento; promover competitividade a qualquer custo.
	
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; contribuir com o objetivo e realização da missão das empresas; motivar as pessoas; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento.
	
	
	Motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; administrar e impulsionar mudanças; responsabilidade com o meio ambiente; modificar as políticas de comportamento.
	
	
		6.
		"Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado conflitivo. Acreditava-se que os objetivos das organizações - como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos materiais e financeiros, redução de custos - eram incompatíveis com os objetivos individuais das pessoas." Com base no trecho citado de um texto do autor Idalberto Chiavenato, assinale a única alternativa que apresenta solução viável para esta relação. (Ref.: 201401024619)
		1 ponto
	
	
	
	
	Devido à enorme carga tributária, as organizações precisam cortar custos com pessoal e priorizar seus investimentos. Mesmo assim, na Era moderna, as organizações necessitam de maior investimento tecnológico e menor em recursos humanos. A competitividade das organizações está diretamente ligada a seus produtos e serviços.
	
	
	As organizações precisam mudar rapidamente seus conceitos e procurar alterar suas estratégias na gestão de pessoas. É fato que estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento do indivíduo e para isso desenvolvem suas práticas gerenciais e, em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, estão investindo nas pessoas que os intendem (produtos e serviços), capacitando quem sabe criar, desenvolver e produzir.
	
	
	Estudos mostram que quanto maior for a quantidade de funcionários de uma organização, maior a quantidade de conflitos gerados por esta relação. Prova disto é que cada vez mais surgem sindicatos de classe e a única solução para este impasse tem sido o fortalecimento dos departamentos jurídicos das organizações.
	
	
	O conceito de Gestão de Pessoas serve apenas para assegurar que os demais recursos, como recursos materiais, financeiros e tecnológicos, sejam bem utilizados pelas pessoas que integram as organizações.
	
	
	As organizações priorizam utilizar plenamente as pessoas para o atingimento de suas metas de crescimento. Desta forma, as organizações conseguem sustentabilidade e equilíbrio financeiro.
	
	
		7.
		A entrevista de seleção é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. A entrevista envolve várias etapas como: preparação, realização, encerramento e avaliação. O que deve ser considerado na etapa de realização de uma entrevista? (Ref.: 201401581451)
		1 ponto
	
	
	
	
	A entrevista deve ser encerrada de modo eficiente e concreto, proporcionando ao candidato algum tipo de informação quanto à ação futura
	
	
	O entrevistador deve identificar se o candidato atende ou não ao perfil desejado e qual a sua posição em relação aos demais candidatos
	
	
	O entrevistador deve, ser possível, efetuar a avaliação do entrevistado enquanto os detalhesestão recentes em sua memória
	
	
	A descrição e o perfil do cargo; o número, tipo e currículo dos candidatos; elaboração de um roteiro; local e material necessário
	
	
	A apresentação dos candidatos com seu histórico profissional, educacional, familiar e social; atitudes e interesses e relacionamento interpessoal. O entrevistador deve falar pouco, as perguntas não podem levar a respostas monossílabas e as perguntas devem ser formuladas levando-se em conta o nível social do candidato
	
	
		8.
		O recrutamento de pesssoas é uma tarefa essencial ao desenvolvimento das organizações. Os seus tipos principais são:
A) Anúncio de jornal;
B) Interno;
C) Misto;
D) Agências de emprego;
E) Externo.
 (Ref.: 201401029709)
		1 ponto
	
	
	
	
	As altenativas B, C e E estão erradas.
	
	
	Somente a alternativa D está correta.
	
	
	Somente a alternativa E está correta.
	
	
	Somente a altenativa A está correta.
	
	
	As altenativas B, C e E estão corretas.
	
	
		9.
		Finalizado o processo de recrutamento e seleção, os novos funcionários devem se adaptar à empresa para estarem em linha e apresentar bons resultados. Sendo assim, a importância do processo de socialização dos novos colaboradores está em:  (Ref.: 201401585555)
		1 ponto
	
	
	
	
	É a maneira que a organização utiliza para dar boas-vindas ao novos colaboradores e promover a integração destes com os colaboradores mais antigos.
	
	
	Reduzir a ansiedade normal do período de adaptação, com reflexos positivos em sua fixação na empresa ao fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas funções, bem como o que é esperado dele.
	
	
	ajudar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todas as pessoas de uma empresa.
	
	
	fornecer às pessoas que trabalham na empresa informações sobre os projetos relacionados a saúde e segurança do trabalhador e quais são as políticas de qualidade da empresa.
	
	
	É um encontro entre os colaboradores novos e antigos da organização, visando a uma apresentação formal e também marcar o início das atividades dos novos colaboradores
	
	
		10.
		É PAPEL DO RH NA AMBIENTAÇÃO APRESENTAR OS SEGUINTES ÍTENS, EXCETO: (Ref.: 201401585549)
		1 ponto
	
	
	
	
	O REGULAMENTO DE PESSOAL
	
	
	DIREITOS E DEVERES DOS NOVOS COLABORADORES
	
	
	PROCESSO MAIS RÁPIDO E ECONÔMICO
	
	
	MANUAL DISCIPLINAR E CÓDIGO DE ÉTICA DA EMPRESA
	
	
	MANUAL DE BENEFÍCIOS

Outros materiais