Buscar

CC 09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 9
O Presidente da República, inconformado com o número de servidores públicos na área da saúde que responde a processo administrativo disciplinar, resolve colocar tais servidores em disponibilidade e, para tanto, edita decreto extinguindo os respectivos cargos. Considerando a hipótese apresentada, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso, responda aos itens a seguir. 
A extinção de cargos públicos, por meio de decreto, está juridicamente correta? Justifique. 
Não agiu corretamente o Presidente da República, pois, em se tratando de cargos públicos ocupados por servidor público efetivo e à luz da simetria das formas jurídicas seria necessário a edição de lei nos termos do art. 61, §1º, II , alínea “a” da CRFB/88. Por outro lado, caso fossem os cargos vagos, poderia o aludido Chefe executivo promover a extinção por meio de decreto conforme art. 84, VI, “b” da CRFB/88.
É juridicamente correta a decisão do Presidente da República de colocar os servidores em disponibilidade? 
Considerando que a disponibilidade é ferramenta que viabiliza a aplicação do aproveitamento enquanto tipo de provimento derivado não cabe a sua utilização de forma subjetiva e com natureza punitiva sob pena de ofensa ao art. 30 da Lei 8.112/90.
Durante a disponibilidade, os servidores públicos percebem remuneração?
Caso a disponibilidade tenha adequada aplicação, a remuneração dos servidores afetados será proporcional ao tempo de serviço.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes